27 de setembro de 2021

Reformar a casa: por onde começar?

Reformar a casa

Está pensando em reformar a casa, mas não sabe por onde começar? Confira neste artigo todos os detalhes.

Reformar a casa é uma das tarefas mais difíceis que passamos em relação a um lar. Isso porque são muitos detalhes para se preocupar e, sem planejamento, algum processo pode dar errado e causar prejuízos. 

Para evitar que isso ocorra, é necessário, antes de iniciar a mudança, pensar em alguns fatores que podem fazer toda a diferença para que a reforma da casa seja feita com segurança e dentro do planejado. 

Para te ajudar, o Blog da Arbo separou algumas dicas para quem vai entrar nessa fase em breve. Confira abaixo. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Reformar a casa: 3 principais motivos que levam as pessoas a pensarem em reformar a casa

Talvez o primeiro fator que você deve levar em consideração é justamente qual o motivo que levou você a pensar em realizar a reforma. São muitos os motivos que podem fazer com que alguém pense no assunto. Mas, para facilitar, explicitamos 3 deles. 

Mais qualidade de vida 

Às vezes, pode ser que a sua vida profissional e familiar estejam estáveis, mas o seu lar ainda não esteja oferecendo tudo o que você precisa para ter qualidade de vida e comodidade. 

Isso é muito comum. E, ao invés de fazer uma mudança, uma reforma pode te ajudar nesta tarefa. Rever os espaços, criar novas possibilidades e renovar a decoração dos ambientes pode fazer toda a diferença e trazer muita qualidade de vida para todos os moradores da casa. 

Nova etapa na vida familiar 

Outro fator que pode indicar que é hora de fazer uma reforma é o crescimento familiar. Quando um casal decide morar junto ou com a chegada de um filho, principalmente. É um excelente momento para acomodar os cômodos novamente, talvez fazer mais dormitórios e atualizar a estrutura da casa. 

Problemas estruturais 

Com o passar dos anos, é muito comum que a estrutura da casa se deteriore. Móveis ficam desgastados, eletrodomésticos podem apresentar problemas, pinturas, sistemas elétricos e hidráulicos, etc. São todos problemas que devem ser vistos com atenção. Muitas vezes, para economizar, as pessoas adiam reformas que são importantes até mesmo para a segurança das pessoas que moram na casa. 

Mas, essa é uma economia que pode custar muito caro no futuro. Por isso, pense com calma e coloque na ponta do lápis. Você verá que, caso sua residência esteja apresentando um problema estrutural, reformá-la é a melhor opção. 

Reformar a casa: quais são os primeiros passos? 

Agora que você já sabe o porquê de realizar a mudança, podemos pensar quais são os primeiros passos mais comuns. 

Confira abaixo a nossa lista sobre o assunto. 

Em qual fase da vida você está? 

Analise com calma os porquês da sua reforma de casa para depois pensar qual é o tipo de reforma ideal para você neste momento. Os erros nesta fase são muito comuns. 

Para um casal, por exemplo, pode ser que uma reforma pequena já satisfaça completamente as suas necessidades. Pode ser de apenas um cômodo ou uma área específica da casa. Mas, em alguns casos, a mudança precisa ser maior, com a ajuda de pessoas mais preparadas. 

Hoje em dia, é muito simples fazer buscas avançadas na internet e descobrir detalhes de todos os tipos de reformas. Seja em relação aos custos ou em relação a profissionais que podem te ajudar. 

Não pense em fazer todos os processos sozinho

Se você não tem o conhecimento técnico para fazer algumas atividades, como desmontar móveis, fazer pinturas de casas ou apartamentos e mexer com sistemas internos, pode ser um grande erro fazer sua mudança por conta própria. 

Imagine, por exemplo, você acabar causando uma acidente por pensar que pode consertar o sistema elétrico sozinho. 

Ou ficar com algum imóvel comprometido porque achou que poderia movê-lo sem ajuda? Pois é. São situações muito comuns em reformar e que fazem com que pessoas que querem economizar acabem gastando mais dinheiro do que o necessário. 

Por isso, não se esqueça: caso você não tenha certeza de como realizar os serviços necessários na sua reforma, conte com a ajuda de profissionais e faça um investimento consciente e seguro.

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

O processo de encontrar uma reforma não é rápido. Isso porque essa escolha demanda muita reflexão e análise, já que será algo que terá impacto direto na vida dos moradores. Desde, como já explicamos, procurar ajuda profissional, até pensar em quais serão os materiais necessários durante a etapa, onde comprar e quais são os melhores preços. 

Desse modo, não tenha pressa ao pesquisar pelos detalhes. Faça uma busca on-line e verifique diversos locais. Após encontrar alguns que te chamaram a atenção, verifique novamente se todas as especificidades estão de acordo com as suas necessidades. Pesquise pela qualidade do produto, procedência e histórico no mercado. 

Chegou o momento de organizar as finanças

Reformar a casa

Organizar as finanças é um passo necessário em praticamente todas as situações da vida adulta. Isso porque, se você é o responsável por seus gastos, precisa ter controle dos valores recebidos e dos valores gastos ao longo do mês.

Apesar de ser de suma importância, o processo de reforma é, muitas vezes, encarado como algo complexo, o que acaba por fazer com que as pessoas desistam de realizá-lo. No entanto, a verdade é que o planejamento financeiro não precisa ser um monstro.

Muito pelo contrário: é possível organizar finanças com o auxílio de ferramentas simples, que irão te ajudar a se planejar melhor para que a mudança para um novo imóvel seja uma decisão correta.

É preciso lembrar sempre também que um processo de reforma de casa tende a ter muitas surpresas durante o caminho. Por isso, nunca deixe de ter uma reserva para essas ocasiões. Isso com certeza vai te ajudar e irá fazer toda a diferença no final. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira esse vídeo com 10 passos para reformar de uma forma eficiente postado no canal da Doma Arquitetura no Youtube. 

Como você pode fazer a decoração da casa nova? 

Reformar a casa

Depois de fazer a sua reforma, será chegada a hora de mudar a decoração do seu novo lar. Essa etapa pode ser muito importante para realmente dar uma nova vida para sua casa. Separamos algumas tendências atuais da decoração para te ajudar (e te inspirar) nesta etapa. 

Ambientes modernos e casas inteligentes

Como já explicamos no começo deste texto, a presença da tecnologia será uma tendência não apenas para 2021, mas também para os próximos anos. São as chamadas casas inteligentes. 

Uma casa inteligente é aquela que utiliza recursos de automação que se comunicam por meio de uma rede. Assim, os equipamentos compartilham informações entre si e tem um alto grau de interação com os moradores, que podem dar comandos de voz ou acionar dispositivos remotamente.

Madeira é a nova queridinha dos profissionais 

Outro material que tem ganhado muita força nos últimos tempos é a madeira, especialmente devido à sua versatilidade em se adaptar a diversos estilos de decoração. A madeira pode estar em ambientes externos e internos e em muitos formatos. Seja em objetos de decoração, móveis ou até mesmo em vasos de plantas. 

Sustentabilidade e conexão com a natureza 

Da mesma forma que a tecnologia, a natureza também ganha força com uma grande tendência da decoração para os próximos anos. E o motivo disso é a força que o discurso sustentável tem ganhado de uns tempos para cá. 

Ambientes com a presença de plantas, de árvores e de jardins estão na moda em quase todas as vertentes da decoração moderna. E, acredite, você só tem a ganhar caso integre o verde aos seus ambientes. 

Iluminação natural para dar vida aos ambientes 

A iluminação é um dos pontos-chave da decoração de todos os cômodos de uma casa ou de um apartamento, mesmo que, muitas vezes, seja subestimada pelos moradores. Além de ser necessária para a saúde, as luzes podem contribuir com a construção de uma nova atmosfera.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse texto do Blog da Arbo! 

Postagens relacionadas

como-anunciar-imovel

Descubra como anunciar imóvel na internet

Você que está pensando em anunciar imóvel, deve saber que a melhor forma de fazer isso é na internet. Nós trouxemos dicas que podem te ajudar a anunciar com mais eficiência e qualidade.  Com a digitalização do mercado imobiliário, muita coisa mudou bruscamente nos últimos anos. A internet passou a ser o principal meio para […]

#DicaMestre4: Converta mais com suas visitas

Convidamos outra especialista do mercado imobiliário para nos ajudar com a dica mestre de hoje! Thaiana Morais é corretora e compartilhou algumas dicas para a hora das visitas. Dica 1: Estude!Pesquise o bairro, as características do imóvel e empreendimentos concorrentes. É importante você indicar para seu/sua cliente o que tem na vizinhança, pesquisar se aquele […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *