1 de maio de 2024

Porta Camarão: como e porque usar na sua casa

porta-camarão

Saiba mais sobre a porta camarão neste artigo e quando utilizá-la da forma correta!

Com certeza você já viu uma porta camarão por aí, mas talvez conheça ela pelo nome de porta sanfonada ou porta articulada. Identificou? Muito útil para integrar ambientes e aproveitar melhor o espaço disponível nos cômodos, a porta camarão é uma opção que você precisa levar em consideração na hora de construir, reformar ou fazer mudanças em casa, apartamento ou empresa!

Com a tendência de apartamentos studios, quitinetes e imóveis construídos com pouco espaço ou que precisam usar de forma inteligente todo o ambiente, a porta camarão é uma solução útil e que aparece cada vez mais em construções novas. Isso porque ela funciona de forma  a otimizar o lugar, ou seja, é ótima para locais pequenos. Além dessas funções principais, a porta camarão também tem muitos modelos diferentes no mercado. Sem contar que vai deixar a sua casa ainda mais linda e com um design todo moderno! 

Se você vai construir ou mudar os cômodos da sua casa ou do seu apartamento e precisa saber se a porta camarão é uma boa ideia e se encaixa no seu projeto, veja agora as vantagens e desvantagens e as principais características desse inovador modelo de porta!

Como funciona a porta camarão?

Formada por duas ou mais folhas integradas e conectadas umas às outras por meio de dobradiças, a porta camarão não abre para dentro ou para fora e sim para as laterais, criando um efeito visual interessante. Ela é uma porta de correr e pode ser toda aberta ou só uma parte, por isso você pode tanto isolar totalmente um ambiente inteiro, ou mesmo fechar o local de forma parcial. Bem legal, né?

Porta Camarão: como e porque usar na sua casa

Onde usar a porta camarão?

Como você já sabe, a porta camarão divide com facilidade dois ou mais ambientes de um imóvel, certo? Ela cumpre essa função sem atrapalhar a circulação pelo local ou mesmo a função de cada cômodo. 

Além disso, a porta serve para valorizar fachadas, da parte interna da casa ou de locais externos. Esse tipo de uso vai deixar o espaço mais “limpo” e minimalista, o que ajuda a valorizar bastante a aparência do imóvel, ainda mais se o modelo escolhido for de vidro. Já viu uma dessas por aí? São lindas demais!

E se você gosta ou é fã de uma decoração com plantas, projetar fachadas com porta camarão de vidro é uma excelente escolha: as verdinhas vão te agradecer! Além disso, o ambiente vai ficar mais iluminado e melhorar o crescimento das plantas.

Outro cômodo que se destaca com o uso desse tipo de porta é o box do banheiro, feito com vidro normal ou fumê. A porta camarão vai muito bem nesse ambiente, pode pesquisar!

E quais são os tipos de porta camarão?

Hoje você encontra lojas especializadas no ramo, com modelos variados de portas e de diferentes materiais. A mais comum é a porta camarão de madeira, que pode ser instalada “crua”, com o material de fabricação ou com uma cor de sua escolha. 

Outra porta camarão fácil de achar é a de vidro: ótima para deixar a sua sala ou quarto com mais luz, mesmo quando o local estiver fechado. Com esse tipo de porta você não vai perder nenhum pôr-do-sol, não é mesmo?

Menos comum do que as outras, a porta camarão de metal nobre, como o alumínio, também é uma opção incrível e elegante ao mesmo tempo. Além disso, ela pode ser até mais leve que a de madeira, a depender do seu material de fabricação.

Mas nem só de portas e fachadas vive uma casa, não é mesmo!? Há opções também para janelas, que funcionam do mesmo jeito que a porta camarão: economizam espaço, integram ambientes e trazem mais charme para a sua casa. Demais, né?

Como instalar uma porta camarão?

Há quem seja favorável ao “faça você mesmo” e consiga instalar portas com habilidade. E então se torna óbvio que os desenvolvedores de jogos online populares há muito tempo introduziram isso em suas obras-primas da indústria de jogos. Mas, se você não é do ramo ou nunca fez isso antes, vai ter dificuldades para colocar a porta camarão de forma correta: a tarefa exige ferramentas especiais e conhecimento técnico. Isso porque o processo passa por muitos detalhes, como: o uso de um trilho específico, que precisa ser colocado no chão ou no teto, além de furar o lugar com precisão. 

Por isso, indicamos que você contrate um carpinteiro de confiança ou um profissional experiente para fazer o trabalho, ok?

É melhor gastar um pouco mais do que precisar refazer tudo!

Porta Camarão: como e porque usar na sua casa

Veja também tudo o que você precisa saber sobre portões basculantes aqui em nosso Blog!

Quais são as vantagens da porta camarão?

Além de economizar espaço, é um tipo de porta que pode ser usada tanto na parte de dentro, como nas áreas de fora das casas e apartamentos. Isso quer dizer que pode instalar a porta em quartos e salas e também em uma sacada ou varanda.

Outro benefício deste tipo de porta é a elegância que só ela traz para os ambientes. Pense em uma sala com piso de madeira e uma porta camarão dividindo o local: chique demais, não é?E o melhor: ela se adapta em qualquer tamanho. 

Mas atenção, não confunda porta camarão com porta sanfonada: elas não são a mesma coisa, ok? As duas são ideais para a economia de espaço, mas a principal diferença é que a camarão tem duas ou mais folhas unidas por dobradiças; já a porta sanfonada só possui uma folha, dobrada em partes menores. 

Para fechar um banheiro, por exemplo, a porta sanfonada pode resolver o que você precisa, além de ser uma saída mais barata.

E as desvantagens da porta camarão?

Uma das principais situações em que você não deve usar esse tipo de porta é quando a área precisa ser fechada com frequência, por conta de barulhos, por exemplo. Isso porque a porta camarão possui muitas frestas, por onde o som vai escapar.

Em cômodos que precisam de alguma privacidade, o uso de porta camarão também não é indicado, pelo mesmo motivo: as frestas. Aliás, esse tema da vedação também pode ser uma desvantagem no uso da porta camarão no banheiro ou na cozinha, por exemplo. Isso porque nos dois casos, o cheiro pode escapar e chegar em outros cantos da casa.

E se a sua ideia for integrar áreas externas ou de lazer, fique atento para evitar a entrada de poeira ou de chuva em grandes quantidades, já que a porta camarão tem pequenos espaços entre cada uma das folhas.

E por falar em lugares externos, a outra dica é que talvez você precise comprar fechaduras, para reforçar a segurança do local. Ou seja, o custo vai ser maior do que o de uma porta comum. E além desse gasto, você pode ter ainda outro: com a contratação de mão-de-obra especializada para fazer a correta instalação da porta. Por isso, vale a pena pensar bem qual é a melhor opção e o principal: fazer as contas antes de tomar uma decisão, combinado?

Pode até parecer difícil, mas não se preocupe: com essas dicas, vai ser muito mais fácil decidir qual é o tipo de porta que você deve usar: camarão, sanfonada ou a comum. 

Se ainda tiver dúvidas, aqui vai uma dica bônus: pesquise na internet imagens e projetos para você se inspirar e para mostrar também a outras pessoas da sua empresa ou da sua família. Assim, todo mundo pode opinar e o resultado final será um sucesso!

Agora que você já sabe tudo sobre a porta camarão, também conhecida como porta sanfonada e porta articulada, acesse o Blog da Arbo para mais informações!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

feng-shui

Como aplicar o feng shui em sua casa?

Você conhece o Feng Shui, conceito que estuda os efeitos das energias do ambiente? Se sua resposta foi não, então esse post é para você! Vamos te ensinar como usar alguns conceitos deste método em cada cômodo da sua casa e com isso equilibrar as energias e melhorar a sua qualidade de vida! Muitas pessoas […]

animais em condomínio

Animais em condomínio: quais são as regras?

Está de mudança para um condomínio ou pensando em adotar um pet? Saiba como evitar problemas com animais de estimação nesses ambientes! Ter animais em condomínio pode causar bastante confusão quando não existem regras básicas de convívio. Os bichinhos podem virar motivo de briga entre os vizinhos e tornar o dia a dia bastante turbulento. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *