29 de novembro de 2021

Porta Camarão: como e porque usar na sua casa

porta-camarão

Saiba mais sobre a porta camarão neste artigo e quando utilizá-la da forma correta!

Com certeza você já viu uma porta camarão por aí, mas talvez conheça ela pelo nome de porta sanfonada ou porta articulada. Identificou? Muito útil para integrar ambientes e aproveitar melhor o espaço disponível nos cômodos, a porta camarão é uma opção que você precisa levar em consideração na hora de construir, reformar ou fazer mudanças em casa, apartamento ou empresa!

Com a tendência de apartamentos studios, quitinetes e imóveis construídos com pouco espaço ou que precisam usar de forma inteligente todo o ambiente, a porta camarão é uma solução útil e que aparece cada vez mais em construções novas. Isso porque ela funciona de forma  a otimizar o lugar, ou seja, é ótima para locais pequenos. Além dessas funções principais, a porta camarão também tem muitos modelos diferentes no mercado. Sem contar que vai deixar a sua casa ainda mais linda e com um design todo moderno! 

Se você vai construir ou mudar os cômodos da sua casa ou do seu apartamento e precisa saber se a porta camarão é uma boa ideia e se encaixa no seu projeto, veja agora as vantagens e desvantagens e as principais características desse inovador modelo de porta!

Como funciona a porta camarão?

Formada por duas ou mais folhas integradas e conectadas umas às outras por meio de dobradiças, a porta camarão não abre para dentro ou para fora e sim para as laterais, criando um efeito visual interessante. Ela é uma porta de correr e pode ser toda aberta ou só uma parte, por isso você pode tanto isolar totalmente um ambiente inteiro, ou mesmo fechar o local de forma parcial. Bem legal, né?

Onde usar a porta camarão?

Como você já sabe, a porta camarão divide com facilidade dois ou mais ambientes de um imóvel, certo? Ela cumpre essa função sem atrapalhar a circulação pelo local ou mesmo a função de cada cômodo. 

Além disso, a porta serve para valorizar fachadas, da parte interna da casa ou de locais externos. Esse tipo de uso vai deixar o espaço mais “limpo” e minimalista, o que ajuda a valorizar bastante a aparência do imóvel, ainda mais se o modelo escolhido for de vidro. Já viu uma dessas por aí? São lindas demais!

E se você gosta ou é fã de uma decoração com plantas, projetar fachadas com porta camarão de vidro é uma excelente escolha: as verdinhas vão te agradecer! Além disso, o ambiente vai ficar mais iluminado e melhorar o crescimento das plantas.

Outro cômodo que se destaca com o uso desse tipo de porta é o box do banheiro, feito com vidro normal ou fumê. A porta camarão vai muito bem nesse ambiente, pode pesquisar!

E quais são os tipos de porta camarão?

Hoje você encontra lojas especializadas no ramo, com modelos variados de portas e de diferentes materiais. A mais comum é a porta camarão de madeira, que pode ser instalada “crua”, com o material de fabricação ou com uma cor de sua escolha. 

Outra porta camarão fácil de achar é a de vidro: ótima para deixar a sua sala ou quarto com mais luz, mesmo quando o local estiver fechado. Com esse tipo de porta você não vai perder nenhum pôr-do-sol, não é mesmo?

Menos comum do que as outras, a porta camarão de metal nobre, como o alumínio, também é uma opção incrível e elegante ao mesmo tempo. Além disso, ela pode ser até mais leve que a de madeira, a depender do seu material de fabricação.

Mas nem só de portas e fachadas vive uma casa, não é mesmo!? Há opções também para janelas, que funcionam do mesmo jeito que a porta camarão: economizam espaço, integram ambientes e trazem mais charme para a sua casa. Demais, né?

Como instalar uma porta camarão?

Há quem seja favorável ao “faça você mesmo” e consiga instalar portas com habilidade. Mas, se você não é do ramo ou nunca fez isso antes, vai ter dificuldades para colocar a porta camarão de forma correta: a tarefa exige ferramentas especiais e conhecimento técnico. Isso porque o processo passa por muitos detalhes, como: o uso de um trilho específico, que precisa ser colocado no chão ou no teto, além de furar o lugar com precisão. 

Por isso, indicamos que você contrate um carpinteiro de confiança ou um profissional experiente para fazer o trabalho, ok?

É melhor gastar um pouco mais do que precisar refazer tudo!

Veja também tudo o que você precisa saber sobre portões basculantes aqui em nosso Blog!

Quais são as vantagens da porta camarão?

Além de economizar espaço, é um tipo de porta que pode ser usada tanto na parte de dentro, como nas áreas de fora das casas e apartamentos. Isso quer dizer que pode instalar a porta em quartos e salas e também em uma sacada ou varanda.

Outro benefício deste tipo de porta é a elegância que só ela traz para os ambientes. Pense em uma sala com piso de madeira e uma porta camarão dividindo o local: chique demais, não é?E o melhor: ela se adapta em qualquer tamanho. 

Mas atenção, não confunda porta camarão com porta sanfonada: elas não são a mesma coisa, ok? As duas são ideais para a economia de espaço, mas a principal diferença é que a camarão tem duas ou mais folhas unidas por dobradiças; já a porta sanfonada só possui uma folha, dobrada em partes menores. 

Para fechar um banheiro, por exemplo, a porta sanfonada pode resolver o que você precisa, além de ser uma saída mais barata.

E as desvantagens da porta camarão?

Uma das principais situações em que você não deve usar esse tipo de porta é quando a área precisa ser fechada com frequência, por conta de barulhos, por exemplo. Isso porque a porta camarão possui muitas frestas, por onde o som vai escapar.

Em cômodos que precisam de alguma privacidade, o uso de porta camarão também não é indicado, pelo mesmo motivo: as frestas. Aliás, esse tema da vedação também pode ser uma desvantagem no uso da porta camarão no banheiro ou na cozinha, por exemplo. Isso porque nos dois casos, o cheiro pode escapar e chegar em outros cantos da casa.

E se a sua ideia for integrar áreas externas ou de lazer, fique atento para evitar a entrada de poeira ou de chuva em grandes quantidades, já que a porta camarão tem pequenos espaços entre cada uma das folhas.

E por falar em lugares externos, a outra dica é que talvez você precise comprar fechaduras, para reforçar a segurança do local. Ou seja, o custo vai ser maior do que o de uma porta comum. E além desse gasto, você pode ter ainda outro: com a contratação de mão-de-obra especializada para fazer a correta instalação da porta. Por isso, vale a pena pensar bem qual é a melhor opção e o principal: fazer as contas antes de tomar uma decisão, combinado?

Pode até parecer difícil, mas não se preocupe: com essas dicas, vai ser muito mais fácil decidir qual é o tipo de porta que você deve usar: camarão, sanfonada ou a comum. 

Se ainda tiver dúvidas, aqui vai uma dica bônus: pesquise na internet imagens e projetos para você se inspirar e para mostrar também a outras pessoas da sua empresa ou da sua família. Assim, todo mundo pode opinar e o resultado final será um sucesso!

Agora que você já sabe tudo sobre a porta camarão, também conhecida como porta sanfonada e porta articulada, acesse o Blog da Arbo para mais informações!

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

rede de gás

Descubra tudo sobre a rede de gás no condomínio

Você sabe como funciona a rede de gás do seu condomínio? Confira tudo neste texto do Blog da Arbo.  A grande maioria dos condomínios oferecem aos seus moradores uma rede de gás interna. Essa rede é a responsável não apenas pelo gás de cozinha, o uso mais comum, mas também para aquecedores, chuveiros, sistemas de […]

casa-propria

Descubra como a Arbo pode te ajudar na casa própria

Está em busca de sair do aluguel e comprar sua casa própria? Saiba como os serviços da Arbo podem te ajudar neste processo Muitos brasileiros desejam sair do aluguel e conquistar o sonho da casa própria. Esse é um processo, porém, que exige alguns cuidados especiais. Para que tudo fique mais fácil, é importante contar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *