27 de abril de 2024

Morar perto do trabalho: as 6 principais vantagens

morar-perto-do-trabalho

Se você está em busca de uma vida mais organizada com uma melhora na produtividade no emprego, talvez esteja na hora de morar próximo ao trabalho.

Morar perto do trabalho significa economizar tempo e dinheiro, já que o preço da gasolina está bem caro e a vida anda muito corrida, não é verdade? E é por isso que hoje todo mundo quer estar cada vez mais pertinho da região onde trabalha.

Mas não só por isso: morar perto do trabalho evita também problemas, como atrasos e precisar encarar trânsito pesado em horários de pico na volta pra casa. 

Além disso, se você vive em uma grande capital ou até mesmo em cidades do interior, morar perto do trabalho é sinônimo de qualidade de vida, de mais saúde e muita praticidade!  E não é só a área profissional que melhora, você vai ter ganhos de muitas formas diferentes! Quer apostar?

Então não deixe de ler este texto até o final, listamos os principais benefícios de morar perto do trabalho: e são pontos importantes que você precisa prestar atenção na hora de escolher um imóvel para alugar ou comprar.

  1. Almoço tranquilo
  2. Economia com transporte
  3. Menos imprevistos
  4. Menos estresse
  5. Casa mais organizada
  6. Melhor qualidade do sono

1- Morar perto do trabalho faz com que o almoço seja mais tranquilo

Você não vai mais precisar almoçar correndo ou economizar o precioso tempo do seu horário de refeição para conseguir ir ao banco, supermercado ou em outro tipo de comércio na hora do almoço. Ao morar perto do trabalho, você vai ter tempo para resolver atividades pessoais e comer com tranquilidade.

E nos dias em que você não tiver nenhuma tarefa, melhor ainda: vai dar tempo de almoçar, descansar e até tirar uma daquelas sonecas revigorantes. Essa é sem dúvidas, uma das grandes vantagens de morar perto do trabalho.

E ainda tem mais: almoçar em casa significa também economia, mesmo se comida não estiver pronta, você terá tempo para cozinhar e preparar um prato, sem precisar gastar dinheiro com  alimentação. Já tinha pensado nesse outro benefício também? Ou seja, é uma dupla vantagem!

Sem contar que se você mora com a sua família, vai poder passar mais tempo com ela e aproveitar, almoçar juntos e colocar o papo em dia. Bom demais, né?

2- Economia com transporte

Com o preço da gasolina, do diesel e do álcool em alta todo mês, morar perto do trabalho vai trazer mais economia para o seu bolso, já que você não vai precisar usar o carro ou o transporte coletivo para trabalhar, ou até mesmo vai precisar andar uma distância menor. 

Morar perto do trabalho: as 6 principais vantagens

Essa é uma grande vantagem e uma das melhores formas de guardar dinheiro, já que o custo de vida nas cidades está cada vez maior, não é mesmo?

Sem contar que indo trabalhar a pé ou de bicicleta, a sua saúde agradece! Sim, o hábito de fazer exercícios todos os dias ajuda a ter uma vida mais saudável e traz muitos benefícios à longo prazo. Você sabe quais são eles? 

A prática de movimentar o corpo no dia a dia fortalece a musculatura do coração e dos ossos, aumenta a capacidade de respiração, melhora a qualidade do sono, mantém ou reduz o peso corporal e diminui também o risco de infecções. Isso só para falar de algumas das vantagens!

E tem mais: essa dose de exercícios pela manhã vai fazer você chegar ainda mais disposto para trabalhar, já pensou? 

Ah, e se você precisa usar o transporte público para ir até o trabalho, morar perto do trabalho é uma chance de se livrar disso: você não vai mais precisar pegar ônibus lotado, além de tirar essa despesa do seu orçamento mensal. Viu só quantas vantagens?

3- Menos imprevistos

E por falar em avenidas lotadas e ônibus cheios, se você nunca viveu um imprevisto na hora de ir ou voltar do trabalho, pode se considerar uma pessoa de sorte. Enfrentar trânsito todo dia e andar grandes distâncias aumentam as chances de você passar por um imprevisto ao longo do caminho, como acidentes de trânsito, chuvas e alagamentos ou assaltos.

São situações que geram estresse e perda de tempo, além de fazer você chegar atrasado no trabalho e em compromissos pessoais. Da mesma forma, esses imprevistos podem atrasar a sua volta para casa, o que deixa o dia ainda mais cansativo.

4- Mais saúde e menos estresse

Por outro lado, morar perto do trabalho, sem dúvidas, vai aumentar a sua sensação de bem-estar e trazer mais disposição para tirar de letra os desafios do dia a dia. Isso tudo acontece pela redução de estresse e de uma rotina puxada e desgastante, com menos tempo para dedicar às coisas que você gosta de fazer. 

Ah, mas você pode estar pensando que morar perto do trabalho demanda alugar uma casa ou um apartamento menor, né? Talvez isso seja verdade, mas espaços menores também têm as suas vantagens: além do aluguel ser mais barato, você terá menos cômodos para limpar. Ou seja, é menos tempo para fazer a faxina e mais horas disponíveis para você! Bom demais, não é?

Isso significa que se você quer muito começar uma atividade nova ou ter mais tempo para o seu hobbie favorito, esse é o momento de colocar essa ideia em prática! Com mais horas livres para relaxar, com certeza você ficará mais feliz morando perto do trabalho.

E tudo isso significa também mais tempo para passar com os amigos e com a família! Ou seja, essa é uma ótima escolha para você ter mais qualidade de vida e bem-estar! 

5- Casa mais organizada

Morar perto do trabalho também vai ajudar a deixar a sua casa mais organizada, sabia? E esse é um ponto bem importante, você sabe por que? É muito chato chegar e encontrar tudo fora do lugar ou sujo, não é mesmo?

Além de reduzir o cansaço e ter mais horas disponíveis para cuidar de si e passar com a família, essa mudança de casa para mais perto do seu trabalho vai refletir também na organização do seu lar. Disso ninguém discorda: tem sensação melhor do que sair do expediente, chegar em casa e encontrar tudo arrumado?

6- Melhora da qualidade do sono

Você já está cansado de saber que o ideal é dormir pelo menos oito horas por dia e que uma boa noite de sono é um dos grandes segredos de uma vida com mais qualidade e saúde, não é? Dormir bem faz toda a diferença, ainda mais quando temos uma jornada intensa no emprego. 

E com um estilo de vida corrido e morando longe do trabalho, quem sofre com isso é você e o seu sono, já que você precisa acordar mais cedo para chegar na empresa sem atrasos.

Ou seja, morar perto do trabalho tem mais essa grande vantagem: algumas horas a mais de descanso todos os dias! Vinte minutos ou meia hora a mais pode parecer pouco, mas se somar esse tempo em um mês, você vai ficar surpreso com o resultado! 

Morar perto do trabalho é um sonho?

E por falar em dormir melhor, você já viu que morar perto do trabalho traz benefícios para a sua vida de formas muito positivas, né? Esses efeitos são bem fáceis de perceber e estão em todas as áreas: desde o campo profissional, nos relacionamentos familiares e amorosos, no seu bolso e o principal: na melhora da sua qualidade de vida! 

Aliás, morar perto do trabalho é um sonho de muita gente, e não é difícil chegar lá! Para deixar esse plano mais perto de você, a primeira coisa a fazer é achar um imóvel legal e que caiba no seu orçamento. Comece pesquisando casas ou apartamentos em bairros próximos ao seu local de trabalho. Essa é uma ótima maneira de começar!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

cortinas-para-quarto

Saiba como escolher cortinas para quarto

As cortinas são itens essenciais para a decoração de uma casa. Por isso, iremos dar dicas de como escolher cortinas para quarto e como deixar esse ambiente mais bonito e harmonioso A cortina é um item muito importante para nossas casas e que pode estar presente em diversos cômodos, cada um com um tipo de […]

condomínio-residencial

Por que morar em condomínio residencial?

Se você está em dúvida sobre qual tipo de habitação é melhor para você, conheça um pouco mais sobre os condomínios residenciais. Para quem está pensando em se mudar, existe uma dúvida que é muito comum: qual é o mais vantajoso, casa ou apartamento? Não existe bem uma resposta certa para essa pergunta, mas existe […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *