19 de abril de 2024

Portão basculante: quais os principais tipos

portão basculante

Está pensando em instalar um portão basculante na sua casa? Veja aqui tudo que você precisa saber sobre esse tipo de portão e como escolher o modelo ideal!

O portão basculante é um dos mais vendidos do mercado e está presente na maioria das casas que têm portão eletrônico. Você já ouviu falar desse tipo de portão? Sabe quais são as suas principais qualidades?

Neste post do Blog da Arbo você vai descobrir sobre o portão basculante, quais são os estilos mais conhecidos e também em quais casos escolher esse tipo de portão.

Um belo cartão de visitas da casa

O portão é o primeiro elemento avistado de uma casa, é como um cartão de visitas ou um sinal de boas vindas. Ele pode, inclusive, dizer muito sobre o estilo da casa ou a personalidade dos moradores. Por isso é tão importante que o modelo do portão tenha sido planejado junto ao projeto arquitetônico do imóvel, para combinar com tudo e deixar a entrada da casa ainda mais bonita!

O portão basculante é uma das melhores opções para você instalar no seu imóvel, seja ele residencial ou comercial. É um estilo de portão elegante, funcional, seguro e existem muitos modelos diferentes. Mas, antes de falar sobre os diversos tipos de portão basculante, vamos saber melhor sobre como ele é?

O que é um portão basculante?

O portão basculante é chamado também de bascular. É o tipo de portão que abre de forma vertical, e por esse detalhe exige um equipamento específico, geralmente considerado caro. Apesar disso, são muitos os benefícios desse tipo de portão, como por exemplo: ele é ágil, funcional, não atrapalha pedestres que estejam passando na calçada, além de ser totalmente seguro e resistente. Ele é feito para facilitar a vida dos moradores, deixando a casa mais confortável.

Agora que você já sabe o que é e como funciona um portão basculante, conheça os modelos que existem, assim você pode definir melhor qual deles se encaixa na sua casa ou empresa!

Tipos de portão basculante

tipos de portão basculante
Existem muitos modelos de portão basculante para se encaixar em estilos de decoração distintos.

Entre os portões basculantes mais comuns e encontrados no mercado estão o de tela, o de chapa, o tubular, o tubular de madeira, o de ferro, o de vidro ou o de madeira. Além do formato e do design de cada um desses tipos, há outros fatores importantes que você precisa conhecer e considerar antes de definir qual deles é o mais indicado para a sua casa. Vamos diferenciar cada um deles?

Portão basculante de tela

A primeira coisa que você precisa saber sobre o portão basculante de tela é que o custo benefício dele é bem vantajoso em relação aos outros tipos de basculantes. Isso porque ele é um portão bastante resistente, é leve e pode ser montado sem muito esforço, o que agiliza a instalação. 

Portão basculante tubular 

Já o modelo tubular é um tipo de portão vazado, pois ele possui as mesmas medidas do portão basculante de chapa, mas apresenta tubos encaixados na horizontal ou na vertical, permitindo que o ar entre e circule dentro da garagem. 

Como é um portão com tubos, a vantagem é que pode ser feito de acordo com o seu gosto ou de modo que combine com o estilo da casa. Pode ter tubos mais grossos ou mais finos e de cores variadas, por exemplo. 

Portão basculante tubular de madeira

Neste tipo de portão, que em geral tem uma estrutura de ferro, há também detalhes e peças de madeira. Além desse acabamento, que é bem bonito, essa estrutura serve para reforçar o portão basculante, mas sem perder a função do tubular. Legal, né?

Portão basculante de madeira

A esta altura, você já deve imaginar que este portão é todo de madeira, certo? É isso mesmo: ele é montado 100% em madeira, por isso tem uma beleza e estilo único que você precisa conhecer! 

Dependendo da qualidade e do tipo da madeira escolhida, ele pode ser um portão mais caro que os outros. Além disso, por ser de um material mais pesado, ele exige alguns cuidados especiais na manutenção da sua beleza, para evitar que a madeira seja danificada com o passar do tempo.

Mas isso é só um detalhe, pois é um portão muito charmoso e estiloso!

Portão basculante de vidro

Vidros são materiais extremamente charmosos, que trazem elegância e um design único para os ambientes, concorda? O portão de vidro costuma ser de chapa ou de ferro, com algumas partes em vidro, tornando a garagem mais iluminada e com um visual elegante. Há vários tipos de vidro que não permitem ver o que tem no lado de dentro, mantendo o espaço seguro, mas sem perder o charme.

E aí, você já sabe qual portão basculante é o seu preferido? Depois de conhecer os tipos de portão basculante, há outras informações importantes que você precisa saber na hora de escolher o seu portão e também em quais situações ele é mais recomendado.

Em que casos devo usar um portão basculante?

Portão para garagem
Os portões basculantes são ideais para garagens com pouco espaço.

Este tipo de portão é bastante indicado em situações em que o espaço reservado para a garagem é limitado, principalmente nas laterais. Muita gente usa esse tipo de portão justamente para ganhar mais espaço nos outros cômodos do imóvel.

Como é um portão que abre para cima, aqui vai outra dica: é preciso ter um espaço vertical maior quando comparado com outros tipos de portões. Combinado?

Portão aberto e portão fechado

Essa é uma característica dos portões que certamente você já viu por aí no seu bairro. Portão fechado é aquele em que não é possível ver nada na parte interna do imóvel: o portão tampa toda a visão, preservando tudo que está dentro.

Já o portão aberto é o contrário: com ele é possível ver algumas partes internas da casa ou do estabelecimento. São fabricados geralmente com algum tipo de grade e por isso também são chamados de “Portão de Grade” ou “Portão Vazado”. Neste modelo, há algumas variações, que permitem visualizar mais ou menos o ambiente interno do imóvel.

Como escolher o portão ideal?

A resposta para esta pergunta depende de vários fatores e situações. Em geral, na hora da escolha do portão, escolhe-se o material e uma série de outros elementos, como por exemplo: o tempo de fabricação do portão, o estilo da construção, o peso final do portão, a resistência do material e o principal: o preço. 

Não adianta de nada planejar um modelo de portão se, no fim das contas, ele vai ficar muito pesado ou não cabe no orçamento da obra, não é mesmo?

Quais são os outros tipos de portão?

Há no mercado uma boa variedade de opções de portões! Isso quer dizer que se por algum motivo o portão basculante não deu certo para você, não desanime, pois há várias outras possibilidades. Quer ver só?

Além dos basculantes, há portões de correr, pivotante, automático, manual, fabricados com os mais diversos materiais, como madeira, aço, alumínio e lata.

Minha casa não tem muros, e agora?

Apesar de não ser uma situação comum na maioria das cidades brasileiras, é possível encontrar algumas casas sem muros ou com muros muito baixos. Isso acontece principalmente em cidades do interior, onde os índices de violência costumam ser menores que nos grandes centros.

Em casas de condomínios residenciais fechados isso também pode estar presente. Nesses casos, é possível instalar um portão simples ou mesmo deixar o local sem o portão, apenas com o jardim da frente.

E, aí, gostou do nosso post sobre o portão basculante? Cadastre-se na nossa newsletter semanal para receber outros conteúdos com dicas para cuidar da sua casa diretamente no seu email. É só preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

melhores-restaurantes-vegetarianos-de-SãoPaulo

6 melhores restaurantes vegetarianos de São Paulo

Os restaurantes vegetarianos de São Paulo tem uma variedade de pratos que agradam a todos os paladares, com preços bem acessíveis. Hoje o papo é sobre uma filosofia de vida que tem ganhado espaço no mundo todo: o vegetarianismo. Com certeza você conhece alguém que não come carne, e prefere não comprar produtos que tenham […]

feng shui harmonização de ambientes

Como aplicar a harmonização de ambientes?

O Feng Shui, também conhecido como harmonização de ambientes, está relacionado à energia vital e pode transformar os ambientes de seu imóvel Você já ouviu falar no termo Feng Shui? Esse é o nome dado à arte de fazer harmonização de ambientes, que tem o objetivo de promover melhor a energia vital tanto nas pessoas  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *