O que você deve saber para comprar a primeira casa

primeira-casa

Investir em um imóvel é um passo importante na vida de muitos brasileiros. Por isso, antes de comprar uma casa, é necessário estar atento a todas as informações da negociação e do mercado

Se você deseja investir em um imóvel e decidiu que está na hora de comprar sua primeira casa, precisa se preparar para a negociação. A compra de uma nova residência não é um processo simples e, por se tratar de um grande investimento, demanda planejamento, atenção e cautela.

Antes de escolher sua primeira casa, é necessário verificar quais são suas necessidades, bem como suas preferências e seus planos para o futuro. Isso porque todas essas variáveis irão definir quais características são essenciais em sua nova residência.

Para que a compra de sua primeira casa não seja algo tão complexo, o Blog da Arbo preparou esse guia completo, no qual você vai conferir:

Comprar ou alugar?

Antes de escolher qual tipo de imóvel é o ideal para você, é necessário descobrir qual é a melhor negociação: a compra ou a locação. A escolha depende de suas necessidades e, principalmente, de sua situação pessoal e profissional e de seus planos para o futuro.

A compra é indicada, na maioria dos casos, para pessoas que possuem uma vida financeira e profissional estável, ou seja, indivíduos que possuem uma renda fixa. Isso porque, seja à vista ou por meio de um financiamento imobiliário, estas pessoas poderão arcar com os custos da negociação.

Já o aluguel, ao contrário do que muitas pessoas afirmam, não significa “jogar dinheiro fora”. Muito pelo contrário: a locação de um imóvel pode ser a negociação mais indicada em casos específicos.

Suponha, por exemplo, que você tem planos de se mudar de estado ou de país no próximo. Nesse caso, seria interessante comprar uma casa? É provável que sua resposta seja negativa. Com esse exemplo é possível perceber que a locação de um imóvel é, muitas vezes, a melhor alternativa.

Dessa forma, antes de escolher entre compra ou locação, você precisa responder a algumas perguntas:

  • Você tem uma vida profissional estável?
  • Você possui uma renda fixa mensal?
  • Você tem um planejamento familiar bem definido?
  • Você pretende morar na mesma cidade por muitos anos?

Caso as respostas das questões acima sejam positivas, é possível afirmar que você deve optar pela compra de um imóvel – desde que você tenha recursos financeiros e, também, responsabilidade para arcar com o pagamento das parcelas de um financiamento, se esse for o caso.

Entretanto, se as respostas para as perguntas forem negativas, a melhor opção para você, nesse momento, é o aluguel. É importante destacar novamente que, embora a locação de um imóvel não seja vista como um investimento, ela também não significa “jogar dinheiro fora”.

primeira-casa
Antes de comprar sua primeira casa, é preciso avaliar todas as possibilidades de negociação e de tipos de imóveis

Casa ou apartamento?

Após definir se você deseja comprar ou alugar um imóvel, é preciso definir qual tipo de residência é a ideal: casa ou apartamento. Assim como a compra e a locação, essa escolha depende de suas preferências e de suas necessidades.

As casas são indicadas, principalmente, para famílias, já que oferecem um espaço mais amplo quando em comparação com os apartamentos. Dessa forma, há mais ambientes – especialmente externos – para que os moradores, em especial as crianças, possam se divertir nos momentos de lazer.

Além disso, moradores que consideram a privacidade algo importante devem considerar comprar uma casa. Isso porque, em comparação com os apartamentos, esses imóveis proporcionam muito mais liberdade e autonomia aos moradores.

Já os apartamentos são recomendados, na maioria dos casos, para pessoas que moram sozinhas ou para famílias pequenas. Isso porque esses imóveis costumam ter um espaço menor quando em comparação com as casas.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a sociabilidade. Se você pretende morar em um apartamento, deve saber que, por estar muito próximo de seus vizinhos em um mesmo ambiente, terá de se comunicar, especialmente nos momentos de lazer nas áreas comuns.

Por fim, mas não menos importante, é válido ressaltar que os apartamentos costumam ser bem mais seguros do que as casas. Isso acontece porque, na maioria dos casos, os empreendimentos são equipados com inúmeros dispositivos de segurança e, assim, garantem a integridade dos moradores, de seu patrimônio e de seus bens materiais.

Para que essa decisão não seja algo complexo, veja as listas abaixo:

Vantagens de morar em uma casa

  • Espaço mais amplo para a família;
  • Mais privacidade e liberdade;
  • Não há necessidade de respeitar as regras do condomínio;
  • Não há necessidade de pagar taxas de condomínio;
  • Mais flexibilidade para obras e para reformas;
  • Mais liberdade para criar animais de estimação.

Desvantagens de morar em uma casa

  • Menos segurança;
  • Gastos extras.

Vantagens de morar em um apartamento

  • Mais segurança;
  • Boas localizações;
  • Mais opções de lazer;
  • Menos preocupação com manutenção;
  • Mais praticidade na limpeza;
  • Mais acessibilidade.

Desvantagens de morar em um apartamento

  • Menos liberdade e privacidade;
  • Necessidade de obedecer às regras do condomínio;
  • Necessidade de pagar a taxa de condomínio;
  • Menos espaço privativo.
Os apartamentos são excelentes opções para quem deseja praticidade

O que saber antes de comprar a primeira casa?

Se após conferir as orientações acima você percebeu que a melhor negociação para você e para sua família é comprar a primeira casa, aqui estão alguns dos principais aspectos que você deve saber para não errar na negociação.

Pense em como sua vida pessoal e profissional estará nos próximos anos

Antes de comprar sua primeira casa, é essencial que você pense em como sua vida pessoal e profissional estará nos próximos anos. Se você pretende se casar e ter filhos, por exemplo, é importante investir em um imóvel com dois ou mais dormitórios.

Por isso, antes de escolher o imóvel ideal, faça um planejamento para seu futuro. As características de sua primeira casa devem acompanhar suas necessidades atuais e, também, suas necessidades nos próximos anos.

Defina as características essenciais de sua primeira casa

Outro aspecto importante que precisa ser analisado é a localização do imóvel. Antes de escolher sua primeira casa, é essencial estudar quais são as melhores localizações da cidade.

Isso não significa, no entanto, que você deve apenas procurar por imóveis no centro da cidade. Muito pelo contrário: em diversos municípios é possível encontrar bairros novos, que estão em expansão e, por isso, apresentam uma boa infraestrutura.

Dessa forma, para avaliar a localização da casa, você deve considerar a proximidade do imóvel com comércios em geral, como mercados, lojas e farmácias, além de locais que prestam serviços, como bancos e lotéricas.

Verifique quais são suas condições financeiras para a compra

Além de considerar suas necessidades e suas preferências, você precisa verificar quais são suas condições financeiras. É fato que a maioria da população não tem condições de comprar a primeira casa à vista e, por isso, o financiamento imobiliário é uma das soluções mais comuns.

Nesse caso, o comprador do imóvel assina um contrato com uma instituição financeira – como bancos e fintechs – e, a partir disso, a empresa paga o valor da casa. Posteriormente, o contratante do financiamento deverá pagar um valor mensal à instituição, acrescido de algumas taxas e de juros.

Apesar de ser uma forma facilitada de comprar a primeira casa, o financiamento imobiliário exige, na maioria das vezes, que o cliente dê uma entrada. Além disso, é necessário que o comprador tenha renda suficiente para atestar que pode arcar com o pagamento das parcelas, que pode durar muitos anos.

Por isso, independente da forma como você vai adquirir sua primeira casa, é importante ter um bom planejamento financeiro, que irá assegurar sua segurança e a segurança de seu patrimônio.

primeira-casa
Antes de comprar sua primeira casa, você deve elaborar um planejamento financeiro consciente

Faça um bom planejamento financeiro antes de comprar a primeira casa

Quando o comprador de um imóvel contrata um financiamento e não consegue arcar com o pagamento das parcelas, pode ter sua casa tomada pela instituição financeira que a comprou.

Para não correr esse risco, é essencial que você tenha um planejamento financeiro eficiente, que pode ser elaborado a partir de atitudes simples. O primeiro passo é verificar quais são seus gastos e seus ganhos.

A partir desses dados, você pode montar uma planilha para visualizar quais itens são essenciais e quais podem ser cortados de seu orçamento. Dessa forma, você poderá começar a economizar para criar uma reserva de emergência.

Os valores que você conseguir economizar devem ser utilizados tanto para o pagamento da entrada do financiamento quanto para a criação de um fundo, que deve ser utilizado somente em casos de emergência.

Essa ação preventiva irá garantir que você não terá grandes problemas com o pagamento das parcelas do financiamento caso passe por uma situação de desemprego, por exemplo.

Organize-se financeiramente antes de comprar sua primeira casa para o pagamento à vista ou para o pagamento de um financiamento imobiliário

A organização financeira, bem como a economia, é algo importante. Entretanto, isso não significa que você deve ficar neurótico com as finanças e se esquecer de aproveitar a vida com atividades de lazer. Portanto, não se esqueça de que é essencial ter equilíbrio para conquistar uma boa qualidade de vida.

Para saber mais sobre o que fazer antes de comprar a primeira casa, assista ao vídeo Quero comprar um imóvel: por onde começar?, publicado no canal da Arbo Imóveis, no YouTube:

Quer conferir mais dicas e orientações para comprar sua primeira casa? Então continue a navegar pelo Blog da Arbo, que reúne diversos conteúdos que podem te ajudar nessa jornada de decisões.

Não se esqueça, também, de conferir o artigo 5 vantagens de comprar uma casa com a Arbo para descobrir como podemos simplificar e desburocratizar as negociações imobiliárias para você e para sua família.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

loading…

Postagens relacionadas

embaixo-da-escada

Veja como decorar o espaço embaixo da escada

Está em dúvida sobre como utilizar aquele espaço embaixo da escada? Não se preocupe, pois trouxemos as melhores dicas de decoração para você! Muitas pessoas têm dúvida sobre como utilizar o espaço embaixo da escada, seja por ser um espaço pequeno ou, ainda, por não ter ligação com o resto da casa. Entretanto, esse espaço […]

dicas-de-leitura

Dicas de leitura para entender o mercado imobiliário

Para quem deseja estudar ou se especializar no mercado imobiliário, os livros podem ajudar muito no processo. Confira essa lista com diversas referências legais sobre o tema Desde sempre, os livros são fontes ricas de estudo para os mais variados assuntos. E, quando falamos sobre mercado imobiliário, não é diferente. Que tal ver algumas dicas de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *