24 de maio de 2022

Tapetes decorativos: veja como usar esses itens

tapetes-decorativos

Os tapetes decorativos são excelentes itens de decoração. Confira nesse texto como você pode usá-los para agregar ao visual do seu lar. 

Muitos itens podem fazer parte do estilo de decoração do seu lar. Contudo, alguns deles são tão úteis que se tornam quase obrigatórios para quem deseja beleza e conforto para os cômodos de casa. Esse é o caso dos tapetes decorativos. 

Presente há muitos anos na história da decoração, esse item cumpre diversas funções diferentes. Entre elas a de realizar o isolamento térmico dos pisos e a de proporcionar conforto ao ambiente. 

Claro que, como tudo quando o assunto é decoração, é necessário planejar qual estilo de tapete é o ideal para os cômodos da sua casa. E, para te ajudar nessa tarefa, o Blog da Arbo preparou esse texto com tudo sobre tapetes decorativos. 

Então, se você está em busca do tapete ideal, continue com a gente. 

Quais os modelos de tapetes decorativos? 

Por conta de sua popularização, os tapetes decorativos estão disponíveis no mercado em diversos modelos. Eles variam, entre outros fatores, de textura, de tamanho e de materiais. Confira abaixo uma lista que preparamos com os principais para você conhecer. 

Tapete Shaggy

Esse tipo de tapete decorativo é ideal para quem deseja dar um toque de leveza e de maciez para o ambiente. Sua estrutura pode ser feita de fibra sintética ou natural de tecido. O tapete decorativo Shaggy tem como característica principal uma pelagem alta e macia, que proporciona beleza e bem-estar ao toque. 

Por ser muito popular, é um modelo que pode ser encontrado em diversas cores, formatos e tamanhos. E essa variedade permite que você possa escolher aquele que mais irá combinar com seu estilo de decoração. 

A única desvantagem que o Shaggy tem é para quem tem animais de estimação em casa. Isso porque, justamente pelo seu estilo de pelagem, a tendência é que se acumule sujeira, tornando sua limpeza mais difícil. Para essas pessoas, mais para frente em nossa lista, temos alguns tipos de tapetes decorativos que são mais indicados. 

Tapete Persa 

O próximo tapete decorativo em nossa lista também é muito popular no Brasil. O tapete Persa, como o próprio nome já diz, remete à cultura antiga dos povos Persas, tidos por muitos pesquisadores como os primeiros a pensar o tapete como um item para o lar. 

Esse tipo de tapete é fabricado manualmente e pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os principais são: seda, algodão ou lã. Além disso, outra característica do tapete Persa é seu processo de tingimento 100% natural, com pigmentos extraídos de plantas e de minerais.

Eles costumam ser coloridos e repletos de elementos. Por conta disso, caso você vá escolher esse tipo de tapete para a sua casa, é necessário pensar com calma no restante do ambiente.  

Tapetes decorativos de fibra natural 

tapetes-decorativos

Nos últimos tempos, um tipo de tapete tem tomado conta das casas brasileiras: trata-se dos tapetes feitos com fibra natural. Esse estilo de tapete preza, principalmente, pelo processo manual de fabricação. Já que as fibras naturais são materiais retirados da natureza, extraídos em sua maioria de plantas ou de árvores. 

E, justamente por esse estilo mais rústico, os tapetes decorativos de fibra natural são perfeitos para quem deseja ter, em seus ambientes, uma pegada mais sustentável e alinhada com a natureza. 

O modelo funciona muito bem, por exemplo, em áreas externas com plantas, em salas de estar ou em quintais, sempre em volta de muito verde. 

Lembra-se de que falamos que teríamos um estilo de tapete mais adequado para quem tem pets em casa? Então, esses são justamente os tapetes de fibra. Vale a pena conferir se você gostou da descrição que demos aqui deste estilo de tapete decorativo. 

Se você se interessa por esse estilo, também vai gostar de ler sobre o estilo de decoração Urban Jungle. Essa tendência traz para dentro de sua casa diversas plantas de várias espécies diferentes para todos os seus cômodos, transformando o lugar em um verdadeiro ponto verde em meio à tanto concreto. 

Para você saber mais sobre esse estilo de decoração, suas tendências e melhores plantas para se escolher, acompanhe esse artigo!

Tapete Aubusson

tapetes-decorativos

Existem, também, estilos de tapetes que são mais sofisticados e combinam com ambientes que prezam pela sobriedade e pela elegância. Esse é o caso do tapete Aubusson, que começou a ser fabricado no século XVI justamente para ser utilizado pela realeza da França. 

No geral, eles são bastante carregados nas cores e são permeados, em sua superfície, por elementos geométricos e por desenhos rebuscados em formatos florais. 

Os tapetes Aubusson não têm pelos e são muito finos, o que os torna mais flexíveis do que outros estilos que já listamos nesse texto. Se você deseja um estilo mais clássico para a sua casa, não pode deixar de conferir esse tipo de tapete decorativo. 

Tapetes de couro 

tapetes-decorativos

Para fechar nossa lista de tipos de tapetes decorativos que são mais comuns, vamos ao tapete de couro natural. Em geral, esse estilo de tapete possui o formato do animal do qual foi retirado, portanto, é  irregular. E, justamente por conta dessa característica, é muito utilizado em ambientes que estão alinhados geometricamente, dando a ideia de quebra de padrão. O efeito gerado pode ser bem interessante dependendo do seu estilo de decoração. 

Além disso, para quem deseja esse estilo de tapete, mas não quer usar couro natural, é possível encontrar no mercado couro sintético. Esse, apesar de ter a mesma textura e efeito que o natural, é fabricado artificialmente para não usar pele direta de animais. 

Esse modelo, particularmente, possui diversas vantagens. Algumas das principais são: mais facilidade de limpeza, durabilidade elevada e menos acúmulo de poeira. Todas essas características tornam os tapetes de couro os preferidos para os quartos, por exemplo. 

E aí, o que achou da nossa lista? Para continuar sua busca pelo tapete decorativo ideal, confira esse vídeo do canal Pense & Decore. Nele, você vai entrar em contato com algumas dicas práticas para não errar na hora de escolher o tapete para os seus cômodos. Assista abaixo: 

Tapete decorativos: qual o ideal para cada cômodo?

Pode ser que você esteja mais preocupado em como organizar o tapete em cada tipo de cômodo. Então, para te ajudar, vamos listar a seguir as características ideais para cada um deles. Está preparado? Vamos lá. 

Para a sala de estar, o ideal é que a disposição do tapete decorativo seja de até 30 centímetros para baixo de móveis como sofá, rack e poltronas. Dessa forma, você evita excessos e garante uma disposição harmônica para seu ambiente. 

Para a sala de jantar, é importante que você considere, principalmente, o espaço das cadeiras para fora da mesa e acrescente 20 centímetros de folga. Esse cálculo é essencial porque, dessa forma, você evita que as cadeiras enrosquem no tapete com o movimento de sentar e de levantar. No geral, para ambientes de sala de jantar, é ideal evitar estilos de tapetes que sejam felpudos e muito densos. 

Para os quartos, é essencial que conte a distância de 1 metro da cabeceira da cama e organizar o seu tapete a partir dessa medida. Para esse tipo de ambiente, qualquer modelo pode ser usado, mas os mais indicados são aqueles que não acumulam muito pó. 

Para o banheiro, o mais importante é que você sempre dê preferência aos modelos que sejam antiderrapante, já que esse ambiente está quase sempre úmido. Dessa forma, você evita acidentes mais graves. Geralmente, é possível encontrar, principalmente, kits de tapetes para esse ambiente. Dependendo do tamanho do banheiro que você estiver em casa, essa pode ser uma ótima opção. 

Gostou das nossas dicas para escolher os tapetes decorativos para sua casa? 

Como você chegou até aqui na leitura, já deve ter um bom embasamento para quando for escolher o tapete ideal para seu imóvel. Gostou de um modelo específico? Compartilhe suas preferências com a gente na caixa de comentários abaixo. Além disso, lembre-se de que você também pode usar o espaço para deixar suas críticas ou sugestões de conteúdo.

Aqui no Blog da Arbo, além de dicas de decoração para sua casa, você também confere outros artigos relacionados a imóveis, a mudanças ou ao mercado imobiliário de modo geral. Se você pensa em comprar um imóvel, mas acredita não ter o planejamento financeiro adequado para essa conquista, pode conferir algumas dicas de como transformar o consórcio em seu aliado.

Veja, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar com diversas dúvidas do dia a dia. Lá você confere, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de contas de energia elétrica, de água e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

E não deixe de visitar o Portal da Arbo, com diversas opções de casas e de apartamentos incríveis por todo o Brasil. Acesse agora mesmo e confira!

Postagens relacionadas

feng shui harmonização de ambientes

Como aplicar a harmonização de ambientes?

O Feng Shui, também conhecido como harmonização de ambientes, está relacionado à energia vital e pode transformar os ambientes de seu imóvel Você já ouviu falar no termo Feng Shui? Esse é o nome dado à arte de fazer harmonização de ambientes, que tem o objetivo de promover melhor a energia vital tanto nas pessoas  […]

7 ideias de decoração de sala de jantar

A decoração da sala de jantar não costuma ser prioridade em muitas casas, mas é um grande diferencial para quem deseja renovar o imóvel A popularização da tecnologia trouxe inúmeras mudanças de comportamento para a sociedade atual. Sentar-se à mesa durante as refeições, por exemplo, deixou de ser um hábito. Contudo, a gourmetização dos espaços […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *