14 de junho de 2022

Por que morar em condomínio residencial?

condomínio-residencial

Se você está em dúvida sobre qual tipo de habitação é melhor para você, conheça um pouco mais sobre os condomínios residenciais.

Para quem está pensando em se mudar, existe uma dúvida que é muito comum: qual é o mais vantajoso, casa ou apartamento? Não existe bem uma resposta certa para essa pergunta, mas existe sim aquele que é melhor para o seu estilo de vida. E, além dessas duas opções, existe uma terceira que alia as vantagens das duas: o condomínio residencial. 

Por não serem tão tradicionais, muitas vezes os condomínios de casas são esquecidos por quem está em busca de um novo lar. Mas, essa opção pode ser a ideal para muitas pessoas, oferecendo uma excelente qualidade de vida aliada a segurança e custo benefício. Neste texto do Blog da Arbo, separamos algumas dicas para quem deseja saber mais sobre os condomínios residencial. Confira. 

Como é morar em um condomínio residencial? 

condomínio residencial

O ano de 2020 trouxe muitas surpresas para todos. O avanço da Covid-19 causou mudanças em quase todos os setores da sociedade, incluindo o imobiliário. As restrições e o isolamento social necessário para evitar o avanço da doença, revelaram novas prioridades quando o assunto é buscar um novo lar para a família.

Em geral, as mudanças mais comuns são a valorização de ambientes externos, espaços ao ar livre e cômodos aconchegantes para realizar atividades do dia a dia como trabalhar, passar momentos de lazer com a família e até mesmo praticar exercícios. Tudo por conta das necessidades que essa nova realidade impôs na vida de todos. E, para isso, os condomínios fechados podem ser uma boa solução.

Essas são algumas vantagens de um condomínio residencial, abaixo confira os detalhes delas. 

Mais privacidade e menos barulho

Quem prefere morar em uma casa coloca a privacidade como um dos principais motivos. Afinal, na maioria dos casos, você não está o tempo todo cercado pelos vizinhos, como acontece em um prédio. Geralmente, nos condomínios fechados, as casas estão afastadas umas das outras. Portanto, você não corre o risco de ter alguém escutando tudo que é dito e não é obrigado a se preocupar em não fazer muito barulho.

Você também não vai sofrer com os vizinhos do apartamento de cima fazendo barulhos e atrapalhando o seu descanso. 

Mais flexibilidade

Apesar de ainda estar em um condomínio e, portanto, viver com regras, os condomínios residenciais costumam ser muito mais flexíveis do que os de apartamentos. Isso significa ter mais flexibilidade para fazer reformas. Você não precisará entrar em acordo com os demais vizinhos se quiser fazer alguma mudança nas estruturas do imóvel, por exemplo. Suas decisões não precisarão da aprovação de um síndico ou de qualquer outro morador.

Além disso, sempre há um quintal à disposição para você poder aproveitar o espaço.  A garagem também faz muita diferença. No caso dos apartamentos, muitas vezes você terá direito a uma vaga só e a posição dela pode ser um pouco distante. Isso sem contar o risco de alguém acabar batendo no seu carro.

Mais lazer

Em um condomínio de casa, toda a área está livre para o seu lazer. Você pode ter seus animais de estimação, receber visitas e fazer festas quando quiser e não precisará dar satisfações a ninguém. Se sua casa tiver uma piscina, você poderá aproveitar à vontade sem se incomodar com a presença de outras pessoas. Além disso, a grande maioria deles também disponibiliza áreas de lazer compartilhadas para os seus moradores. 

Convivência com os vizinhos

Morar em um condomínio residencial pode ser uma boa para quem tem crianças, já que elas podem brincar com outras sem ter que sair do condomínio. Além disso, as áreas comuns, como piscinas, quadras e academias são bons lugares para promover a interação entre os moradores.

Boa estrutura para o sua qualidade de vida 

A qualidade de vida é um fator muito valorizado por quem mora em um condomínio de casa, já que os condomínios oferecem todo tipo de estrutura de segurança e lazer aos moradores. Muitos deles têm amplas áreas verdes, sistema de segurança, quadras poliesportivas, colaboradores de limpeza, salões de festas, churrasqueiras, piscinas, espaços para animais de estimação, playgrounds e outros benefícios.

Custos de manutenção divididos

Assim como em um condomínio de apartamentos, no de casas, quando há necessidade de algum tipo de manutenção relacionada à infraestrutura do local, todos os moradores contribuem para compor o valor necessário. Além disso, todo o trabalho de manutenção rotineira nas áreas comuns é feito por prestadores de serviços.

Quando há qualquer problema, o morador só precisa informar ao síndico. Quem mora em uma casa precisa resolver essas situações por conta própria.

Desvantagens de morar em um condomínio residencial 

condomínio-residencial

Em qualquer problema que ocorra dentro da sua casa, toda a responsabilidade pela manutenção é sua. Se for necessário fazer alguma reforma na estrutura, você deve arcar com os custos sozinho. 

Além disso, claro, existem regras a seguir e taxas a pagar. Embora ela seja necessária para garantir os benefícios de morar em um apartamento, a taxa de condomínio é um peso a mais no orçamento. Caso você não pague esse valor em dia, terá que lidar com multas e pode até ser impedido de utilizar as áreas comuns.

Ainda não está decidido? Então, assista ao vídeo abaixo postado no canal da Gaby Garciia sobre o assunto. 

Comprar ou alugar: qual é a melhor escolha?

condomínio-residencial

Vamos começar falando sobre aquilo que ainda aparece como o maior sonho de boa parte dos brasileiros. Todos nós crescemos ouvindo que ter a casa própria é essencial, mas essa mentalidade tem sido questionada pelos mais jovens. Confira os argumentos de quem enxerga a compra como melhor alternativa.

A primeira vantagem de comprar um imóvel é que esse é um patrimônio que traz segurança para a família. Muito se discute se esse tipo de bem pode ser considerado um investimento ou não. Os defensores dessa tese dizem que o mercado imobiliário é um nicho considerado seguro e que uma casa ou um apartamento é garantia de uma reserva financeira.

O dono do imóvel também tem total autonomia para realizar as reformas que considere necessárias. Mudar a decoração dos cômodos com nova pintura, revestimentos diferentes e acessórios específicos só depende da vontade do proprietário. 

Já em relação a alugar um imóvel, a primeira vantagem de alugar um imóvel é justamente a possibilidade de mudar de bairro ou de cidade sem ter nada para atrapalhar. Se o bairro não te agrada, por exemplo, nada prende você a ele. Já para quem é dono, vender o imóvel não é algo que se faz com tanta rapidez. 

Em um imóvel alugado, as responsabilidade por reformas que mantenham o local habitável ou que aumentem o padrão de moradia é do proprietário. Isso significa custos menores para quem aluga. 

Ao contrário de uma compra, que exige um valor de entrada, o aluguel é a opção para quem ainda não conseguiu juntar muito dinheiro. A compra de uma casa com muitas prestações significa que boa parte da sua renda ficará comprometida e não há muito o que fazer a respeito. 

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Como você pode notar, muitos dos aspectos vistos como vantagens para comprar ou alugar imóveis tem um alto grau de subjetividade. Pessoas em lugares diferentes e com condições pessoais e profissionais distintas terão visões de mundo contrastantes. Alguém mais jovem, em início de carreira e sem filhos, terá condições diferentes de alguém com mais experiência e obrigações familiares.

Por isso, é impossível cravar uma resposta certeira para essa pergunta. Como em qualquer decisão complexa, nada é óbvio. Tudo depende do contexto. Cabe a você avaliar suas condições de vida e seus planos para o futuro. Para quem pensa pela lógica dos investimentos, é bom refletir sobre o perfil que mais se encaixa aos seus padrões de vida.

Agora você já tem uma boa quantidade de argumentos para colocar na balança e refletir se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Caso você queira investir em imóveis, acompanhe o Blog da Arbo

Estamos sempre adicionando novos conteúdos sobre o tema e já temos um material especial com tudo o que você precisa saber para calcular o valor de um aluguel.

Postagens relacionadas

arquitetura brasil

Retrofit: conheça a mais nova tendência da arquitetura

A tendência retrofit é essencial para revitalizar edifícios históricos de forma sustentável e responsável. Saiba mais sobre o tema neste artigo do Blog da Arbo Você já ouviu falar em retrofit? Essa é a maior tendência de arquitetura dos últimos tempos, uma vez que consiste em um nicho que tem mostrado cada vez mais potencial. […]

plantas-frutiferas-para-apartamento

Plantas frutíferas para apartamento: conheça as espécies

Será que dá para comer fruta do pé mesmo morando em apartamento? Dá sim! Ter essas plantas frutíferas para apartamento é um sonho de muita gente, mas é importante entender um pouco mais dos processos para que a sua plantinha cresça saudável e te dê muitos frutos!  Hoje, mesmo morando em um local pequeno, é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *