27 de abril de 2024

Tempo com a família: como isso afeta a sua qualidade de vida

tempo-com-a-familia

Para quem está sempre disposto (a) a melhorar a relação familiar, ter tempo com a família e dedicar todos os dias um momento especial a eles, é um ponto muito importante a ser levado em consideração.

O conceito de qualidade de vida pode ser bem amplo. Na maioria das vezes, está ligado a saúde e bem-estar, mas a ideia envolve também pontos como felicidade, estilo de vida, acesso a serviços básicos, saúde mental e, principalmente, o relacionamento no ambiente familiar, sabia? 

Uma boa qualidade de vida familiar pode afetar  muitos setores da vida, seja o profissional, o financeiro, social, de relacionamentos e outros. Mas nem sempre é uma tarefa fácil aplicar esse tempo no dia a dia. A urgência em resolver outras situações que você coloca como importantes é o caminho para sempre deixar o convívio familiar para depois. 

Nutrir e cultivar esse tempo com a família pode ser um desafio para muita gente nos dias de hoje, onde cada segundo é calculado, por conta de agendas cheias, reuniões, negócios a resolver e demais compromissos da vida adulta. Associar e dar conta de tudo isso em 24 horas por dia (tirando as oito horas que você precisa reservar para dormir), não é algo fácil, mas com algumas atitudes simples, que podem ser aplicadas aos poucos em sua rotina, é possível ter mais tempo qualidade com as suas pessoas queridas, e fortalecer esses laços que são tão importantes. 

Neste post vamos te fazer enxergar o que pode estar te impedindo de ter  esse período com os familiares no dia a dia. Confira!

O que te impede de passar o tempo com a família?

Para começar, é importante citar aqui sobre uma pesquisa britânica realizada em 25 países que revelou que homens e mulheres dispõem hoje de apenas 36 minutos por dia – ou 15 dias por ano – para passar o chamado ‘tempo de qualidade’ com a família. 

Datas comemorativas, como o Natal, foram apontadas como as principais ocasiões em que esse tempo pode ser desfrutado. O resultado é que 75% dos pais sentem que seus filhos estão crescendo rápido demais, e um terço deles afirma ter perdido momentos-chave do desenvolvimento das crianças.

Cerca de 50% dos 2 mil entrevistados afirmaram ainda que não conseguiam equilibrar bem a dose de tempo gasto com os entes queridos, principalmente pela necessidade de ficar longas horas no trabalho e ter uma rotina doméstica frenética. A situação fica um pouco pior quando esses dados são aliados aos de uma pesquisa realizada no Brasil. 

De acordo com o levantamento realizado entre os usuários da comunidade de carreiras Love Mondays, o item que mais pesa é justamente “conciliar vida profissional com a pessoal”.

Por este motivo, é possível perceber que mais do que qualquer outro ponto, a parte profissional é a maior responsável por comandar a gestão do tempo na vida, e com isso, o segredo para alcançar a proximidade com os familiares é saber administrar isso da melhor forma possível. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico! 

Avalie suas prioridades 

Tempo com a família: como isso afeta a sua qualidade de vida

Existem profissões que acabam exigindo um esforço maior e horas a mais de trabalho por dia, e a ausência de tempo acaba sendo muito comum no dia a dia dessa pessoa, o que afeta significativamente a qualidade de vida familiar.

Se você se identifica com essa situação, busque entender quais são suas prioridades e invista em mais tempo com a família. Aproveite a oportunidade para construir uma relação saudável, estabelecer diálogos, compartilhar experiências e ter um período destinado exclusivamente às pessoas que você ama.

Vale destacar que mais importante que a quantidade de horas juntos é a qualidade delas. Por isso, mesmo que tenha um dia muito corrido, alguns minutos bem dedicados podem fazer toda a diferença e serão bem melhores do que não fazer absolutamente nada, sabia?

Além disso, quando houver a possibilidade, trabalhe em casa. Após o período mais grave da pandemia, esse hábito se tornou muito mais comum, e lhe trará diversos benefícios para a sua qualidade de vida e para a sua família. Um dos grandes motivos de estresse e que te faz gastar grande parte do seu tempo é o deslocamento. 

Trabalhando em casa, você vai poder  realizar as refeições em família, os seus pequenos intervalos durante o dia poderão ser em companhia dos seus filhos, e você pode otimizar o seu tempo e colocar em prática as outras dicas para aproveitar mais a companhia deles e, consequentemente, aumentar a proximidade e intimidade entre vocês.

Tenha um passatempo familiar

Pessoas de gerações diferentes costumam cultivar gostos e habilidades diferentes, certo? Mas sempre é possível encontrar algo que seja comum entre todos! Faça desse gosto em comum um passatempo familiar.Assim, é possível estreitar cada vez mais os laços. Pode ser desde uma sessão de filmes, séries ou novelas, até a leitura de livros, quadrinhos ou até mesmo a prática de cozinhar  junto, que tal?

Por exemplo, você pode tirar um tempinho para fazer algumas atividades em grupo, como passear no parque, andar de bicicleta, almoçar fora, fazer um piquenique, planejar uma viagem juntos e desenvolver um novo hobby. Essa união é essencial para que vocês consigam conviver em harmonia.

E podem ser até mesmo momentos muito singelos, como por exemplo o preparo de pratos simples. Comer uma refeição preparada em conjunto é uma experiência maravilhosa!

Planeje uma refeição para fazer em família pelo menos uma vez na semana. Pode ser o café da manhã aos domingos, ou o jantar do sábado, tanto faz, o importante é dedicar esse período e levar a sério esses momentos, combinado?

Esteja menos online nas redes sociais e tenha mais tempo com a família 

Tempo com a família: como isso afeta a sua qualidade de vida

Não é só o lado profissional que pode ser um empecilho para você desfrutar do convívio familiar com qualidade. Se pararmos para refletir sobre o tempo em que passamos navegando na internet, especialmente nas redes sociais, é visível que dedicamos muito do nosso precioso tempo neste universo virtual.

E isso se confirma com um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros, que chegou a dados surpreendentes. Segundo a pesquisa, os internautas passam mais de 41 anos na Internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população. Além disso, os usuários passam, em média, 12 horas e oito minutos por semana assistindo vídeos no YouTube e 11 horas e 19 minutos se dedicando às redes sociais, principalmente WhatsApp, Facebook e Instagram. 

Com a popularização dos smartphones, se tornou  comum a atenção quase que exclusiva a essas plataformas, sem trocar uma só palavra com alguém ao nosso lado. Mas imagine que essas horas em aplicativos sejam usadas para estreitar os laços familiares, por exemplo. Não seria melhor ?

Limitar o quanto você acessa as redes sociais é fundamental para melhorar a qualidade do tempo em família, e até mesmo desenvolver outras habilidades, melhorar a qualidade do sono, reduzir problemas de saúde mental e, principalmente, dedicar mais tempo às pessoas que você ama. 

Bom, agora que você já passou alguns minutos aqui lendo esse post, que tal desconectar um pouco e aproveitar  todas as dicas do Blog da Arbo na sua  rotina em família? Compartilhe este conteúdo também com amigos e familiares!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

dicas de como escolher um bairro para morar

Descubra como escolher um bairro para morar

Se você está pensando em se mudar, precisa saber como escolher um bairro para morar, uma vez que essa escolha vai impactar toda a sua qualidade de vida. Nesse texto você vai conferir todos os aspectos que devem ser considerados antes de tomar essa decisão Mudanças de imóveis são processos inevitáveis, que acontecem devido a […]

luz-natural

Como iluminar a sua casa com luz natural

Um dos elementos-chave de qualquer projeto de decoração é o aproveitamento da luz natural,  uma vez que um ambiente bem iluminado transmite mais aconchego, conforto e vários outros benefícios.  Ao deixar a luz natural entrar em sua casa ou no seu apartamento você valoriza o décor, melhora a visibilidade do espaço, economiza energia e ainda […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *