25 de setembro de 2021

Confira 5 dicas para realizar a vistoria de apartamento

Se você vai alugar um imóvel, precisa visitá-lo antes de assinar o contrato de locação. Nesse momento, é importante realizar uma vistoria de apartamento completa

A compra ou o aluguel de um imóvel é sempre um momento importante na vida de uma pessoa. Isso porque a ação representa uma mudança bastante significativa. Para que tudo seja realizado de forma correta, é importante estar atento às condições do imóvel e, por isso, é necessário saber como realizar uma boa vistoria de apartamento.

Para evitar problemas futuros, é necessário avaliar todos os aspectos do imóvel para verificar se tudo está de acordo com o que foi apresentado no contrato. O processo de vistoria de apartamento pode ser realizado de forma autônoma ou com o auxílio de um profissional especializado, como um arquiteto ou um engenheiro.

Se você deseja saber tudo sobre a vistoria de apartamento, chegou ao texto certo. Nesse artigo, o Blog da Arbo irá te mostrar o que é a vistoria de um imóvel, bem como a importância da realização do processo.

Além disso, você poderá conferir cinco dicas para realizar a vistoria de apartamento de forma correta. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é vistoria de apartamento?

Antes de se mudar para seu novo imóvel, é necessário realizar a vistoria de apartamento. Esse processo consiste em uma análise minuciosa de toda a propriedade, que deve ser realizada pelos compradores e/ou pelos locatários.

O principal objetivo da vistoria de apartamento é verificar se todas as informações passadas pelo proprietário no momento da negociação são verídicas. Desse modo, o processo garante que o comprador ou que o locatário não tenha prejuízos com a compra ou com a locação.

Os moradores da casa ou do apartamento podem realizar a vistoria de forma autônoma ou com o auxílio de um profissional especializado. A escolha depende da complexidade da vistoria e, por isso, você precisa analisar suas necessidades para saber se precisa ou não de um engenheiro ou de um arquiteto.

Ao encontrar um problema durante a vistoria de apartamento, o comprador ou o locatário deve informar o proprietário ou a construtora responsável pelo imóvel – caso a negociação seja direta.

Qual é a importância de realizar a vistoria de imóvel?

A vistoria de imóvel é, portanto, um processo que verifica as condições da casa ou do apartamento que será entregue ao comprador ou ao locatário. É nesse momento que os novos moradores devem descobrir se algo que foi acordado não está sendo cumprido.

Desse modo, antes da vistoria de apartamento, é necessário que você verifique todas as informações presentes no contrato de compra e venda ou no contrato de locação. Se possível, leve uma cópia consigo para a vistoria.

Durante o processo, verifique se as condições descritas no documento são, de fato, verdadeiras. Para isso, é importante analisar todas as partes do imóvel, como a estrutura (paredes e pisos), as instalações elétricas e muito mais.

A vistoria de imóvel é, dessa forma, um processo muito importante para o comprador e/ou para locatário, uma vez que é essencial para que estes percebam problemas com a casa ou com o apartamento. Com isso, é possível comunicar o proprietário e reivindicar o que foi estabelecido no contrato.

A vistoria de imóveis na locação

Quando um imóvel é locado por intermédio de uma imobiliária, a vistoria do imóvel deve ser realizada por uma empresa especializada. É necessário que o locatário acompanhe todo o processo, caso deseje.

Nesse sentido, os profissionais irão avaliar todas as condições do imóvel e, com isso, elaborar um documento completo. Este deve conter informações e até mesmo imagens que atestem o estado das estruturas.

Ao final da locação, entretanto, o imóvel deve passar por uma segunda vistoria. Nesse momento, a empresa irá avaliar se a casa ou o apartamento se encontra nas mesmas condições em que foi entregue.

Caso as condições não sejam as mesmas, o locatário é responsável por deixar o imóvel no estado em que este estava no início da locação.

vistoria-de-apartamento

Cinco dicas para não errar na vistoria

Como você pôde perceber, a vistoria de apartamento é um processo importante para garantir seus direitos como comprador ou como locatário de um imóvel. 

Contudo, é necessário ter atenção e estar preparado para agir caso encontre algo que difere do que foi acordado no contrato. Para que a tarefa se torne mais simples, confira a lista a seguir, que aponta cinco dicas para evitar erros em vistorias de imóveis.

1. Fique atento à pintura e aos acabamentos

Na maioria dos casos, as paredes são os primeiros pontos que saltam à vista dos compradores e/ou dos locatários de imóveis. Isso porque são atrativas e, da mesma forma que atraíram sua atenção, irão ser destaque para seus convidados.

Nesse momento, é importante analisar as condições das paredes. Avalie os acabamentos e não se esqueça de verificar a presença de manchas, de mofos e até mesmo de marcas de infiltração. É necessário, também, estar atento à pintura das paredes e, para isso, é necessário visitar todos os cômodos da casa ou do apartamento.

Caso encontre erros, é necessário comunicar o corretor de imóveis, caso a negociação conte com a mediação de uma imobiliária. Já em negociações diretas com o proprietário, você deve comunicá-lo.

Nessas situações, o comprador ou o locatário podem propor uma redução de preço na compra ou no aluguel do imóvel ou solicitar que o proprietário arque com as despesas dos reparos necessários.

2. Não se esqueça da parte hidráulica

Muitos compradores e locatários de imóveis se esquecem de verificar a parte hidráulica do imóvel, mas esse ponto merece muita atenção, uma vez que, se identificados de forma tardia, os problemas podem ser graves.

Para verificar as instalações hidráulicas da casa ou do apartamento, você deve abrir todas as torneiras e deixar a água correr por alguns segundos. Na maioria dos casos, as torneiras estão presentes em cômodos como os banheiros e a cozinha. Na área externa, não se esqueça da lavanderia.

Com a abertura de todas as torneiras você poderá identificar problemas com vazamentos. É possível, ainda, observar situações que comprometem o escoamento de água. 

É importante, também, observar as paredes e o interior de alguns móveis, como o guarda-roupa, para verificar a presença de infiltrações. 

Outro ponto importante é analisar as válvulas e as descargas dos vasos sanitários. Acione-as e veja se não há problemas. Não se esqueça, também, de observar se o teto apresenta sinais de vazamentos.

3. Verifique a parte elétrica do imóvel

No momento da vistoria de apartamento, é importante que a energia elétrica já esteja funcionando no imóvel. Desse modo, você poderá verificar todos os aspectos das instalações durante a visita.

Nessa etapa, é necessário verificar se todas as tomadas da casa ou do apartamento funcionam. Para isso, leve um carregador de celular ou de notebook e faça o teste em todos os cômodos da casa. 

Posteriormente, você deve verificar a situação das lâmpadas. Vá em todos os cômodos e acenda as luzes. Esse é um bom momento para analisar, também, os interruptores. A tarefa pode parecer trabalhosa, mas pode evitar muitos problemas no futuro.

vistoria-de-apartamento

4. Analise portas e janelas

Outro ponto muito importante na vistoria de apartamento é checar as portas e as janelas do imóvel. Isso porque esses itens são essenciais para a segurança dos moradores e, dessa forma, precisam estar em perfeitas condições de uso.

Nesse aspecto, é necessário verificar se as janelas fecham corretamente e se as fechaduras das portas estão funcionando. Teste as chaves e verifique se tudo está em ordem para que você possa assinar o contrato e se mudar.

5. Preste atenção na área útil da casa ou do apartamento

É claro que o proprietário do imóvel te informou a metragem do imóvel durante a negociação. Entretanto, para ter certeza, é necessário que você verifique a área útil durante a vistoria de apartamento.

Antes de ter as chaves do imóvel em mãos, meça todos os cômodos e verifique se os números correspondem às metragens que foram informadas pelo proprietário.

Quer saber mais sobre o assunto? O vídeo Dicas de como fazer a vistoria de imóveis novos e não errar, publicado no canal Erica Salguero Arquitetura & Decoração, no YouTube, pode te ajudar:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe o que é vistoria de apartamento, a importância e como realizá-la da forma correta, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse artigo? As informações apresentadas nesse conteúdo te ajudaram de alguma forma? Escreva suas impressões na caixa de comentários abaixo e, se desejar, deixe suas sugestões, elogios e críticas construtivas.

Se você quiser conferir conteúdos semelhantes, basta continuar a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra dicas para não errar na mudança de imóvel, bem como informações sobre o financiamento imobiliário e muito mais.

Não se esqueça de acessar, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne diversas informações que podem te auxiliar em questões do dia a dia. Lá você encontra o passo a passo, por exemplo, para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica, de água e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Para encontrar o imóvel ideal, a principal indicação é visitar o Portal da Arbo, que traz milhares de casas e de apartamentos disponíveis para venda e para locação em centenas de cidades do Brasil. Acesse, utilize nossos filtros de busca e encontre seu próximo lar.

Postagens relacionadas

o que saber reformar casa alugada

Descubra se você pode reformar casa alugada

Muitos inquilinos se perguntam se podem reformar casa alugada. Se essa é sua dúvida, confira o texto, que vai responder todos os seus questionamentos Encontrar uma casa para morar de aluguel é uma tarefa que exige foco, atenção e muita pesquisa de campo? Depois de visitar muitos imóveis e bairros, você finalmente achou o imóvel […]

contrato-de-locacao-comercial

O que saber sobre o contrato de locação comercial

Está procurando por locação de ponto comercial? Confira esse texto com algumas dicas para você O contrato de locação comercial tem algumas diferenças em relação aos residenciais. Isso ocorre porque, no geral, ao locar um imóvel com fins comerciais, o empresário necessita de uma proteção diferente da pessoa física que realiza a locação de uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *