24 de maio de 2022

Horta no apartamento: veja 8 dicas para montar a sua

horta no apartamento dicas para montar

Você sabia que é possível ter sua própria horta no apartamento? A boa notícia é que montá-la é muito simples e, neste texto, você vai conferir as melhores dicas

Já pensou em cultivar uma horta no apartamento e ter sempre à mão os temperos do dia a dia? Seria incrível, não é mesmo?! Contudo, será que é possível plantar ervas aromáticas, como cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, tomilho e orégano em apartamento ou em pequenos espaços? A resposta é: claro, é totalmente possível!

Este texto é um guia para você realizar esse sonho de ter uma horta no apartamento. Aqui, o Blog da Arbo vai te dar dicas e truques para ter aquele canto bem verde e fresquinho. E o melhor: do jeito que você merece, com tudo orgânico e natural, sem usar ingredientes químicos ou pesticidas.

Confira as dicas que o Blog da Arbo separou para você:

  1. Horta em um apartamento com pouco espaço
  2. Montando vasos da forma certa
  3. Que tipo de terra usar na horta?
  4. Como escolher uma muda perfeita e barata?
  5. Horta com sementes
  6. Iluminação e rega
  7. Não tenho tempo para cuidar da horta
  8. Tente outra vez e observe

1. Horta em apartamento com pouco espaço

Não tem muito espaço no seu imóvel? Se sim, acalme-se: isso não será um problema que vai impedir você de ter uma horta no apartamento. 

Dessa forma, sua primeira tarefa é encontrar lugares para encaixar vasos: na janela, no parapeito da cozinha, na sacada ou em um espacinho do escritório. 

Uma dica importante é escolher um local em que bata sol direto por pelo menos algumas horas do dia.

Ah, e nesse caso de não ter muito espaço, escolha recipientes pequenos ou, então, você pode colocar as plantas todas juntas num vaso maior, do tipo jardineira ou outro do seu gosto. 

Procurou, procurou e não achou muitos espaços? Não desanime! E os lugares menores, será que tem algum bem iluminado por aí? As paredes de sacadas costumam ficar vazias e podem ser ocupadas com os vasos da sua horta. 

Com essa ideia, além da horta no apartamento, você ainda vai ter uma linda parede verde.

horta no apartamento temperos
Ter uma horta no apartamento significa ter à mão temperos e outros produtos sempre que precisar

2. Montando vasos da forma certa

Agora que você já achou um cantinho para montar sua horta no apartamento e logo sabe que precisa de recipientes menores, precisa aprender a maneira certa de montar um vaso.

O ideal é colocar uma camada de argila expandida (que você encontra em qualquer floricultura ou garden) no fundo (primeira camada), um pedaço pequeno de manta de drenagem, que cubra o espaço da argila (segunda camada) e depois a terra para acomodar a muda escolhida.

Repita esses passos para cada novo vaso: esse sistema é importante para impedir que a água acumule no fundo e apodreça as raízes. Ah, e atenção: o vaso precisa ter furos embaixo. Se a peça não tiver, você mesmo pode fazer.

3. Que tipo de terra usar na horta?

Esta é uma parte bem importante para a sua horta no apartamento ser um sucesso. Coloque mais ou menos dois dedos de areia no vaso, depois da manta de drenagem. Isso vai ajudar a drenar a água e também vai segurar a terra para não sair do vaso. 

Você pode comprar uma porção de terra comum em gardens, lojas de agropecuária ou até em supermercados. Pegue um pacote do tipo para plantas e folhagens.

Outro ingrediente excelente para usar na mistura é a vermiculita, um composto formado por bolinhas que guardam água: isso vai deixar o solo mais úmido, do jeito que as plantas de horta gostam. 

Use ¼ de vermiculita para ¾ de terra. Depois disso, é só completar o vaso com a terra misturada e fazer um furo com o dedo para plantar a muda.

Quer mais uma dica de ouro? Após o plantio, regue o vaso até sair água embaixo pelos furos: essa é uma etapa obrigatória para a adaptação da planta.

horta no apartamento cuidados plantas
Para ter uma horta no apartamento, é importante estar atento aos cuidados que as plantas demandam

4. Como escolher a muda perfeita e barata?

Em geral, para economizar, você deve procurar mudas que são vendidas em saquinhos e escolher uma que tenha aparência saudável, com o maior número de folhas verdinhas e um caule bem forte e firme. 

Caules com aspecto lenhoso, de árvore, são mais velhos e é provável que essa muda tenha mais raízes. 

Outra dica é dar uma boa olhada na planta, inclusive debaixo das folhas, porque é nessa região que algumas pragas costumam ficar. Se você encontrar pontinhos pretos, marrons ou brancos, e perto das nervuras da planta, não arrisque e escolha outra muda.

Além disso, veja o aspecto físico da planta: ela parece saudável? As folhas estão bonitas, firmes e verdes? Nesse caso, as aparências não enganam.

5. Horta no apartamento com sementes

Outro jeito fácil e barato para ter a sua horta em casa é usar sementes, dessas de saquinho mesmo – que podem ser encontradas em todos os supermercados e garden centers. Contudo, você sabe como plantar do modo certo?

A primeira dica é não afundar demais a semente: deixe ela coberta de terra apenas por alguns centímetros. Essa dica vai facilitar a saída do broto do solo. 

Além disso, use sementeiras ou vasos bem pequenos. Sementes são frágeis e se desenvolvem melhor em espaços menores. Depois que crescer, é só trocar para um vaso maior.

horta no apartamento truques
Se você não tem tempo para cuidar de uma horta no apartamento, pode contar com o auxílio de alguns truques

6. Iluminação e rega

O ideal para espécies de ervas aromáticas é um lugar que receba pelo menos quatro horas de sol diariamente. 

Entretanto, se você não tem isso em casa, escolha um local bem iluminado e tente. As plantas se adaptam e há algumas que se desenvolvem melhor nesta condição, com poucas horas de sol, como: tomilho, orégano, manjericão miúdo, cebolinha, salsinha e manjericão limoncino.

Sobre a rega, você já descobriu que ervas aromáticas gostam bastante de água, certo?! Por isso, o melhor é regar todo dia ou a cada dois dias, em períodos menos quentes. 

Contudo, atenção: isso não é uma regra, depende muito do local e das condições do clima em que você mora.

Para não errar, anote mais essa dica: é só colocar o dedo na terra. Se a primeira camada estiver seca (o seu dedo vai sair limpo, sem aspecto de barro, com poeira), pode regar; caso contrário, regue no dia seguinte ou quando secar.

É possível que, agora, você esteja se perguntando se tem tempo para os cuidados. Se a resposta for não, veja a próxima dica.

7. Não tenho tempo pra cuidar da horta no apartamento

A falta de tempo não vai ser uma desculpa para impedir que você tenha a sua própria horta no apartamento. 

A rega é um dos cuidados principais para o bom desenvolvimento das plantas e, se você não consegue regar as plantas todos os dias, pode usar acessórios para te ajudar. Existem, no mercado, produtos chamados de “rega fácil”, que são bicos com roscas para você colocar em garrafas de vários tamanhos. 

Depois de preparar a garrafa, faça um pequeno furo nela (com uma faca ou tesoura) e pronto: é só enfiar o bico na terra, que o aparelho vai manter o solo irrigado. É um acessório ótimo também para você usar quando for viajar e a casa ficar vazia.

Para ter uma linda horta no apartamento, é necessário insistir nos cuidados e na criação das plantas

8. Tente outra vez e só observe

Uma das dicas mais importantes sobre o cultivo de uma horta ou de plantas é não desanimar e tentar mais vezes. Se não der certo na primeira vez ou se alguma plantinha morrer, faça uma nova tentativa e procure descobrir onde está o erro, se é que ele existe.

Outra prática que vai fazer você ficar craque no cultivo de hortas e plantas é a observação. Mesmo que for só por alguns minutos do seu dia, veja as folhas e o seu aspecto, se o solo está úmido ou seco, e se há novos brotos saindo. 

Além de ser uma verdadeira terapia, essa é uma forma bem certeira de treinar o olhar e acertar nos cuidados.

Se você deseja saber mais sobre como montar sua horta no apartamento, confira o vídeo Aprenda a fazer uma horta na caixa! Perfeito para apartamento!, publicado no canal Marieli Mallmann, no YouTube:

Agora que você já sabe como montar e cuidar de uma horta no apartamento, o que acha de conferir outros artigos no Blog da Arbo? Continue a navegar pelas categorias e veja mais dicas para seu imóvel.

Você pode, ainda, se cadastrar em nossa newsletter gratuita. Assim, você vai receber os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail todas as semanas. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

cha-de-casa-nova

Chá de casa nova: veja dicas de como fazer!

Uma das primeiras coisas que as pessoas pensam em fazer em seu apartamento após a entrega das chaves é o chá de casa nova. Também chamado de open house, é apenas um motivo para reunir amigos e família e mostrar o mais novo lar! Afinal de contas, uma casa nova, no fundo, é muito mais […]

Alugar imóvel sem fiador: como a Arbo pode te ajudar

Você sabia que é possível alugar imóvel sem fiador? Atualmente, existem inúmeras opções de garantia locatícia e, nesse texto, você vai conhecer as possibilidades que a Arbo oferece A compra ou o aluguel de uma casa ou de um apartamento é um grande passo na vida de muitas pessoas. Entretanto, o processo costuma ser complexo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *