28 de março de 2024

O que verificar na vistoria de imóvel antes da compra?

Vistoria-de-imóvel

Está em fase de mudança e quer saber como fazer a vistoria de um imóvel corretamente? Então, este texto pode te ajudar

Decidir mudar de casa é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Isso porque, além das diversas questões práticas, há muitos processos burocráticos que aparecem no caminho. E dos principais é a vistoria de imóvel. 

Todas as pessoas que estão em busca de um novo lar precisam passar pela vistoria para verificar se o novo imóvel está em condições de receber a mudança. 

Vistoria-de-imóvel

E, para quem está nessa situação, nada melhor do que um pequeno guia para te ajudar a não esquecer de nenhum detalhe e verificar tudo que for preciso na vistoria. É o que tentamos trazer neste texto do Blog da Arbo. Saiba tudo o que você precisa verificar durante uma vistoria de imóvel. 

Mas, antes de começar, vamos listar o que levar em consideração na hora de escolher um novo lar. O objetivo desta lista é que, caso você ainda esteja na dúvida, possa identificar se está ou não na hora de começar a pensar na sua mudança.

Vamos lá?  

Mudança de imóvel: O que levar em consideração na hora de escolher um novo lar? 

Em qual fase da vida você está? 

Analise com calma os porquês da sua mudança de casa para depois pensar qual é o tipo de imóvel ideal para você neste momento. Os erros nesta fase são muito comuns. 

Por exemplo, um casal, recém-casado, procura um imóvel que fique perto do trabalho deles, mas acabam alugando um apartamento muito grande, com vários dormitórios e espaços de lazer, mas longe do trabalho. Esse casal rapidamente irá se arrepender de mudar para este local. Pois não era esse o objetivo principal deles. 

Hoje em dia, é muito simples fazer buscas avançadas de imóveis na internet. Em alguns portais imobiliários você pode fazer filtros como cidades, bairros, metragem, quantidade de dormitórios, faixa de preço, etc. Dessa forma você pode, rapidamente, ver o que está disponível com as características ideais para você no momento. 

Quer fazer essa busca pelo imóvel perfeito agora?

Localização é essencial 

O que verificar na vistoria de imóvel antes da compra?

Uma boa localização vai ser essencial para facilitar o seu seu dia a dia. Seja por estar em uma região com mais acessos a outras áreas da cidade, perto do trabalho ou das escolas dos filhos. É sempre importante entender qual é o momento da sua vida antes de escolher qual será o seu próximo bairro.

Até porque, ninguém gosta de escolher aquela casa (ou apartamento) dos sonhos e descobrir em poucos dias que a vizinhança é barulhenta e não tem a estrutura necessária para atender as tarefas básicas do dia a dia. 

Uma dica interessante sobre essa questão é visitar a sua nova rua, antes de mudar, em diferentes horários do dia. Dessa forma, você pode verificar os ruídos, segurança e movimentação durante todo o dia. 

Outro fator importante são os comércios. Pode ser uma ótima ideia verificar se existem supermercados, hospitais, centros comerciais e farmácias por perto. Isso facilita demais a vida no cotidiano. 

Escolha uma região com potencial de valorização

As cidades têm as suas dinâmicas de valorização. Ou seja, as diferentes regiões da cidade também passam por processos de valorização e desvalorização. Isso ocorre por conta da mudança da própria dinâmica de vida das cidades. 

Por exemplo, se na sua cidade as maiores empresas, comércios e áreas de lazer ficam localizadas mais próximas dos bairros centrais. Esses serão os locais mais valorizados. 

Essa valorização impacta diretamente no preço dos imóveis e dos aluguéis nestas regiões. O ideal é você procurar por bairros que vão valorizar no futuro. Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro e pode ver o seu patrimônio valorizar muito no futuro. 

Escolha o novo imóvel com calma  

Pense no seu novo lar como o ambiente que você passará, no mínimo, os próximos meses da sua vida. Por isso, essa é uma etapa que deve ser feita com muito cuidado. 

Nos últimos anos, com os serviços online de alguns portais e imobiliárias, é comum as pessoas alugarem ou comprarem um imóvel sem visitar o local. 

Mas, essa é uma etapa essencial para você não ter problemas na hora da mudança. Por isso, visite seu novo lar em um dia que tenha tempo para verificar se tudo está do jeito que imaginou. 

Aproveite esse momento para pensar onde ficará cada item que levará para a casa nova. Caso tenha alguma dúvida em relação às medidas do espaço, pode ser uma boa ideia levar uma trena e anotar tudo. 

Além disso, pode ser que a sua nova casa precise de alguns reparos para se adequar a sua realidade. Realizando essa visita minuciosa, você pode já anotar tudo que será necessário para que seja perfeito no dia da mudança.

É uma ótima maneira também de ir se familiarizando com o seu novo bairro, vizinhos, conhecendo o trânsito, transporte público e as novas paisagens que farão parte do seu dia a dia. É um ótimo programa para quem está de mudança. 

Agora sim. Vamos às dicas para quem deseja fazer uma vistoria completa em seu novo lar. Afinal, o que levar em consideração. 

O que é uma vistoria de imóvel?

Vistoria-de-imóvel

A vistoria é uma visita de verificação que o futuro locatário ou comprador faz ao imóvel para ter ciência das condições do imóvel antes de assinar um contrato de compra e venda. 

A sua finalidade principal é identificar e também documentar todos os detalhes das condições do imóvel. Tudo para dar garantias a quem vai se mudar para o local. 

Por conta de um imóvel ter valor bastante significativo na vida de qualquer pessoa, a etapa da vistoria exige muito cuidado e dedicação. 

E o primeiro passo deles é se certificar que não existem defeitos aparentes ou ocultos que possam exigir reformas imediatas no local.

Agora que você já sabe o que é uma vistoria de imóveis, vamos falar com mais detalhes o que é essencial verificar nesta visita.  

O que levar em consideração?

Verifique a parte elétrica 

Principalmente em relação a imóveis antigos, a parte elétrica é uma dos fatores mais importantes para você verificar. Neste item, é fundamental que você confira a quantidade de tomadas disponíveis e a caixa de disjuntores. 

Ao lado de um profissional, você pode também se certificar de que não há indícios de superaquecimento em nenhum local, nem fios retorcidos ou isolamento danificado. 

Uma dica legal é levar junto com você na vistoria uma lâmpada e testar todos os bocais do imóvel. As tomadas podem ser testadas usando outro aparelho elétrico como  um carregador de celular, por exemplo.

Teste o sistema hidráulico 

O que você vai verificar neste item são os canos, torneiras, chuveiros e válvulas da casa ou do apartamento.

A qualidade da água que chega até a casa também pode ser testada neste momento. Basta abrir uma torneira e verificar se o líquido está transparente, como deve ser, ou turvo ou avermelhado. Neste último caso, pode ser sinal de falta de manutenção e que a tubulação precisa passar por reparos. 

Além disso, ao abrir as torneiras, verifique se há presença de goteiras, escoamentos dos vasos sanitários ou sifão desajustado. Nos banheiros, verifique a situação das louças e metais. Lascas ou riscos indicam necessidade de manutenção. E, por último mas não menos importante, cuidado com as pias entupidas, principalmente da cozinha. 

Verifique a estrutura completa do imóvel 

Vistoria-de-imóvel

Paredes, teto, piso, portas e janelas. Tudo deve ser verificado na vistoria do imóvel. 

As infiltrações em paredes e tetos, por exemplo. É um problema grave que deve ser reparado antes da mudança.

Para te auxiliar nesta tarefa, novamente reforçamos que leve um profissional com você na vistoria. Dessa forma, será mais difícil deixar passar detalhes que somente alguém com experiência na área saberia identificar. 

Pisos e azulejos devem estar bem assentados e sem apresentar partes trincadas ou ocas. Portas e janelas devem estar funcionando corretamente. Para verificar isso, teste uma por na hora da vistoria. 

Estabeleça uma relação com vizinhos, porteiros ou zeladores

Essa troca de experiência com as pessoas que já estão no local é fundamental para você saber como é a vida ali.

Por isso, se tiver oportunidade, converse com vizinhos, porteiros ou zeladores que, eventualmente, estejam na hora da vistoria. Faça perguntas, questionamentos e tire todas as suas dúvidas sobre o imóvel. 

Afinal, ninguém melhor para lhe dar uma ideia de como é o novo ambiente do que as pessoas que já moram no local.  

E aí, o que achou das nossas dicas sobre o que verificar na hora da vistoria de imóvel? 

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no Blog da Arbo. Como: Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns. Que tal?!

Para dúvidas do dia a dia, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar nesse momento. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

manutenção-de-computador-1

Manutenção do computador: veja 5 dicas

É fundamental ter alguns cuidados básicos na manutenção do computador para que ele dure muito tempo. Aprenda a manter sua máquina sempre em perfeitas condições. Os computadores facilitam vários aspectos da nossa vida, em casa e no trabalho. Como são equipamentos bem caros, é indispensável saber cuidar bem deles para que durem muito tempo. A […]

decoração-provençal

Decoração provençal: saiba tudo sobre o estilo

Você já ouviu falar de decoração provençal? Neste artigo, vamos te mostrar como esse estilo pode decorar o seu lar.  Assim como o estilo clássico, a decoração provençal tem uma origem européia e prima, principalmente, pela elegância e sobriedade nos ambientes. Uma das grandes características deste estilo decorativo é a mescla de elementos luminosos e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *