21 de janeiro de 2026

Regime de multipropriedade: Conheça as vantagens

imóvel em regime de multipropriedade

O regime de multipropriedade de está se tornando uma prática comum de compra e venda de imóveis de luxo voltado ao lazer. 

A propriedade compartilhada no Brasil é frequente no consumo de aeronaves e barcos particulares. A aquisição compartilhada, agora também é possível em relação a compra de imóveis pois em dezembro de 2018 foi publicada a Lei nº 13.777/18, que regulamenta o regime de multipropriedade de imóveis. A partir da regulamentação, registro da propriedade compartilhada passa a ser assegurado por lei.

O que é multipropriedade de um imóvel?

No regime de multipropriedade, um imóvel pode ser propriedade de várias pessoas. todos os proprietários do mesmo imóvel terão o direito de utilizar individualmente a instalação e mobiliário organizado por um sistema de rodízio e acordado pelos envolvidos.

O contrato de compra e venda do imóvel é feita normalmente, mas cada comprador adquire apenas uma fração dele. O caso mais comum é de proporção 1/52, número correspondente ao número de semanas em um ano.

Conheça as vantagens de comprar um imóvel compartilhado:

Quem já adquiriu cotas de algum tipo de compra compartilhada, percebeu que é um método prático e financeiramente viável para investir em imóveis de luxo, principalmente em regiões do país onde o M² é bastante valorizado.

Essa tendência do mercado imobiliário vem crescendo muito, a expectativa é que esta forma de investimento cresça 30% ao ano, na próxima década. 

As vantagens são diversas, mas separamos 6 principais tópicos que vão te convencer a fazer um investimento compartilhado de imóvel. Confira:

  1. Flexibilidade ao utilizar um imóvel: Os proprietários podem alugar o imóvel para hospedagem sazonal ou usá-lo para passar as férias.
  1. Terceirizar a administração do imóvel: Existem empresas administradoras de propriedades compartilhadas. Elas cuidam de todas as questões burocráticas para os proprietários, como: manutenção, pagamento de contas e calendário rotativo dos proprietários.
  1. Menor imobilização do capital: Para adquirir uma propriedade você precisará apenas de uma fração do valor para fazer o investimento.
  1. Divisão de despesas: Todas os gastos fixos são divididos entre os proprietários.
  1. Troca sobre o uso da propriedade compartilhada: Se você pensa em comprar um imóvel compartilhado para passar as férias, imagine também trocar o destino todo ano. É possível trocar o uso da sua propriedade com outra pessoa que possui um imóvel em multipropriedade.
  1. Investir e economizar: Possuir a fração de uma propriedade te permite vendê-la, alugá-la ou utilizar quando quiser. Ou seja, haverá o retorno sobre o seu investimento ou a economia em hospedagem em suas férias. 

O que muda com a nova lei?

Com a lei em voga, passa a ser direito do cidadão a compra compartilhada. Então há mais segurança entre os proprietários em fazer a negociação desse tipo. 

E as empresas que fazem negócios imobiliários online, como a Arbo, tem agora a oportunidade de ofertar e garantir transações comerciais com segurança jurídica para multi proprietários.

Se você se interessou neste formato de aquisição de imóveis e quer mais informações a respeito deste tema, entre em contato com a Arbo Imóveis e fale com um de nossos especialistas em vendas.

Fonte: CR Imóveis

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Ganhe tempo para novos negócios e não seja um despachante na locação de imóveis

Ganhe tempo para novos negócios e não seja um despachante na locação de imóveis

Já parou para pensar quanto tempo você gasta sendo despachante na imobiliária? Deixa de fechar novos negócios por estar correndo atrás de papeladas para locação? Hoje a realidade no mercado imobiliário é de uma rotina que demanda muita organização principalmente na gestão, especialmente no que se trata de processos ligados à locação de imóveis.  Entre […]

Aluguel de apartamento: como calcular o valor ideal?

Aluguel de apartamento: como calcular o valor ideal?

Vai se mudar para um novo imóvel e quer descobrir quanto deve pagar pelo aluguel de apartamento? Confira o texto e saiba como fazer o cálculo Por vontade ou por necessidade, chega um momento em que todos precisam comprar ou locar um imóvel. Nesse momento, muitos optam pelo aluguel de apartamento, que se mostra como […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *