28 de abril de 2024

Impactos do Drex, prioridades dos brasileiros e o crescimento dos consórcios

arbo 360 edição

Está no ar mais uma edição da newsletter que te deixa por dentro das últimas novidades do mercado imobiliário!

Nesta edição, destacamos duas pesquisas que indicam qual é o item que o brasileiro mais valoriza na hora de buscar um novo lar, mostramos como o Drex pode impactar positivamente o mercado imobiliário e informamos que uma das modalidades mais procuradas por quem está em busca da casa própria voltou a crescer.

Além disso, trazemos um panorama de como a inadimplência pode afetar a saúde financeira das imobiliárias e o que pode ser feito para evitar que o número de inquilinos devedores sejam altos.

Fiquem conosco  para entender os principais pontos do mercado imobiliário neste momento.

Impactos do Drex, prioridades dos brasileiros e o crescimento dos consórcios

Segurança em primeiro lugar: brasileiros priorizam proteção na hora de escolher um imóvel

A segurança é a característica mais valorizada por 65% dos brasileiros na hora da compra ou locação de um imóvel. É o que indica um levantamento realizado pelo Imovelweb, que revelou as prioridades na hora de escolher um imóvel.

Depois da proteção do imóvel, o item mais valorizado é o desejo por um jardim, que foi mencionado por 8% dos participantes. Piscina e churrasqueira em casa fecham o ranking dos atributos mais valorizados em um imóvel e cada um dos itens recebeu 4% das preferências.

Recentemente, também foi divulgado o estudo Comportamento do Consumidor e as Tendências para 2023, elaborado pelo Brain Inteligência Estratégica, que destacou ainda mais a prioridade pela segurança na hora de conseguir fechar novos negócios.

Nesse estudo, 82% dos brasileiros consideram a necessidade de ter mais segurança como um dos principais motivos para buscar um novo imóvel.

Para quem trabalha na linha de frente da imobiliária, esses dados são um guia fundamental para entender o que os clientes valorizam e desejam em suas casas, além de fornecer uma noção do que considerar ao captar e precificar novos imóveis.

Fonte: Economic News Brasil, Radar Econômico, O Dia, Estadão.

Drex: entenda como a nova moeda por impactar o setor imobiliário

Embora ainda esteja em fase de teste, a moeda digital brasileira conhecida como Drex está pronta para causar um impacto significativo no mercado imobiliário.

A moeda tem a missão de descomplicar serviços financeiros, possibilitar novos tipos de investimento e trazer mais segurança nas transações. Além disso, espera-se que o Drex consiga promover a comunicação de sistemas que atualmente estão desconectados, como o sistema bancário e o cartório. 

Com o Drex, será possível realizar operações financeiras de bens físicos utilizando carteiras digitais e blockchain. Por isso, a expectativa é que a moeda digital brasileira acelere o processo de compra e venda de imóveis.

Essa aceleração é possível graças aos “smart contracts” ou contratos inteligentes, que são baseados em protocolos computacionais que garantem a inviolabilidade e a natureza auto executável dos acordos. 

Assim, se uma das partes não cumprir seu compromisso no contrato, o sistema automaticamente bloqueia o processo até que a obrigação seja cumprida, proporcionando uma camada adicional de segurança nas transações.

Vale a pena destacar que o Drex não se assemelha a criptomoedas, como Bitcoin, porque não é uma moeda com valor especulativo, mas sim uma representação digital do real brasileiro, mantendo seu valor estável e imune às flutuações observadas em outras criptomoedas. 

Fonte: Estadão e Clube da Construção Civil

Consórcio de imóveis volta a crescer

O consórcio de imóveis, uma das modalidades mais procuradas por quem está em busca da casa própria, voltou a crescer, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

Segundo a organização, as vendas de novas cotas de consórcio imobiliário cresceram 16,3% no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022.

O crescimento recente dos consórcios imobiliários pode ser atribuído a taxas de juros mais atrativas e busca por uma opção mais econômica para financiar a casa própria. 

A flexibilidade no planejamento financeiro e a eliminação da necessidade de entrada para dar sequência ao negócio também são fatores que estão impulsionando o consórcio de imóveis.

Nesse contexto, vale super a pena que a sua imobiliária fique de olho no crescimento dos consórcios e veja essa situação como uma oportunidade para acelerar os negócios.

Fonte: Imobi Report

Impactos do Drex, prioridades dos brasileiros e o crescimento dos consórcios

🛏️Menor quarto de hotel de São Paulo tem 3m². Veja fotos

🔑Apartamento de 7m² está disponível para aluguel em Nova Iorque. Descubra o valor

💡Casa estreita esconde interiores planejados e inteligentes

🪚Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo.

😄Descubra como a Bello Imobiliária consegue administrar 650 contratos de locação sem perder a eficiência.

Não deixe que a falta de pagamento dos aluguéis prejudique a sua imobiliária

Lidar com o inquilino inadimplente é uma das partes mais desagradáveis da administração de imóveis, porque o atraso no pagamento dos aluguéis traz transtornos para inquilinos, proprietários e, principalmente, para as imobiliárias que são responsáveis pelo “meio de campo” entre as duas partes envolvidas na locação de um imóvel.

De acordo com um levantamento do Imobi Report, “um contrato inadimplente gera um prejuízo calculável de pelo menos R$4.600 para as imobiliárias”, em razão do custo para gestão das cobranças, perda de taxa de administração e perda de proprietários.

E aqui é importante destacar que, dependendo do tamanho da carteira de locação, é quase impossível zerar a inadimplência. No entanto, ela é totalmente gerenciável.

Como prevenir a inadimplência?

A única prevenção contra a inadimplência é fazer análise de crédito. 

Ao optar pelo seguro fiança ou título de capitalização, a análise de crédito é realizada diretamente pela seguradora. Geralmente, quanto maior o risco de inadimplência, maior será a taxa de seguro aplicada. 

Nesses casos, embora, teoricamente, o risco de inadimplência recaia sobre a seguradora, na prática, é a imobiliária que lida com as complexidades quando ocorre falta de pagamento.

Por isso, é fundamental fazer uma seleção criteriosa da seguradora, entendendo prazos e processos. Afinal, a imobiliária será a responsável por explicar e gerenciar a situação junto ao proprietário, em caso de não pagamento dos aluguéis.

Nos contratos com fiador, caução ou título de capitalização, é a própria imobiliária que conduz a análise de crédito.

Para isso, é importante que a imobiliária realize uma análise jurídica do inquilino para identificar qualquer histórico de ações de despejo movidas por inadimplência ou outros problemas relacionados à locação. 

Ainda vale a pena consultar órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa para verificar a regularidade do CPF do inquilino.

Como combater a inadimplência?

A gestão de inadimplentes é essencial para evitar que o locatário acumule atrasos. Assim, é importante antecipar o menor sinal de inadimplência e oferecer facilidades para o pagamento atrasado antes do vencimento do próximo boleto. 

Para combater a inadimplência, você pode oferecer opções como: 

  • Seguro Fiança

O Seguro Fiança é uma modalidade bastante popular e difundida no mercado. 

Embora não garanta a ausência da inadimplência, ele transfere o risco para a seguradora, que se encarrega da análise de crédito, aliviando a carga de trabalho da imobiliária. 

  • Título de capitalização

Pode ser mais caro do que o seguro fiança, mas tem a vantagem de possibilitar a transferência para um novo imóvel, desde que haja a liberação da caução pela imobiliária e pelo proprietário. 

Em caso de inadimplência, a imobiliária terá que tomar todas as providências necessárias para resolver a situação.

  • Cobrança de aluguel no cartão de crédito

Cobrar o aluguel no cartão de crédito também ajuda a controlar a inadimplência. 

Mesmo que, dificilmente você tenha muitos contratos com a cobrança via cartão de crédito, ao somar uma boa análise de crédito com essa modalidade de cobrança, a taxa de inadimplência e de atraso pode ser muito reduzida. 

Essa modalidade pode ainda viabilizar a oferta de garantia de aluguel para os clientes proprietários da imobiliária, pois quanto mais previsibilidade de pagamentos em dia, mais fácil calcular o quanto de capital é necessário injetar na operação para oferecer essa garantia e manter a inadimplência baixa.

Impactos do Drex, prioridades dos brasileiros e o crescimento dos consórcios

Como levar o assunto inadimplência para o proprietário?

Em casos de falta de pagamento do aluguel, é essencial levar o assunto para os proprietários de forma eficaz e sensível para que ele fique ciente da situação. 

Para conversar sobre inadimplência com o proprietário é fundamental:

  • Reunir informações completas sobre a inadimplência, incluindo os valores em atraso, os passos que você tomou para resolver o problema e qualquer comunicação com o inquilino inadimplente;
  • Ser honesto e transparente sobre a situação de inadimplência, explicando os detalhes do atraso nos pagamentos. Use dados concretos para respaldar suas informações;
  • Apresentar um plano de ação com o que a imobiliária está fazendo para lidar com a inadimplência e recuperar os pagamentos em atraso. 

Esses são os principais pontos que você precisa saber sobre a inadimplência nos contratos de locação.

_________________________________________

Confira as últimas notícias no blog da Arbo e nos siga nas redes sociais para receber conteúdos sobre o dia a dia da imobiliária.

Youtube | Instagram | Facebook | Linkedin 

Até a próxima edição! 

Impactos do Drex, prioridades dos brasileiros e o crescimento dos consórcios
joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

impulsionar vendas de imóveis

5 dicas para impulsionar as vendas de imóveis

Precisa de soluções para impulsionar as vendas? Veja cinco pontos essenciais para vender mais imóveis com metodologia e tecnologia! Encontrar novas formas de chegar aos clientes e aproveitar cada oportunidade é um dos principais desafios na era da transformação digital. Para impulsionar as vendas de imóveis, é necessário unir tecnologia e metodologia, de forma que […]

O novo consumidor do mercado imobiliário

O novo consumidor do mercado imobiliário

Qual é o perfil do novo consumidor no mercado imobiliário? Descubra quais são os desafios deste público que está cada vez mais informado e exigente Não podemos negar que a tecnologia está cada dia mais presente na vida das pessoas, interferindo, mudando, criando novas formas de relacionamento e consumo, e que isso impacta em muitos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *