1 de julho de 2022

Regime de multipropriedade: Conheça as vantagens

imóvel em regime de multipropriedade

O regime de multipropriedade de está se tornando uma prática comum de compra e venda de imóveis de luxo voltado ao lazer. 

A propriedade compartilhada no Brasil é frequente no consumo de aeronaves e barcos particulares. A aquisição compartilhada, agora também é possível em relação a compra de imóveis pois em dezembro de 2018 foi publicada a Lei nº 13.777/18, que regulamenta o regime de multipropriedade de imóveis. A partir da regulamentação, registro da propriedade compartilhada passa a ser assegurado por lei.

O que é multipropriedade de um imóvel?

No regime de multipropriedade, um imóvel pode ser propriedade de várias pessoas. todos os proprietários do mesmo imóvel terão o direito de utilizar individualmente a instalação e mobiliário organizado por um sistema de rodízio e acordado pelos envolvidos.

O contrato de compra e venda do imóvel é feita normalmente, mas cada comprador adquire apenas uma fração dele. O caso mais comum é de proporção 1/52, número correspondente ao número de semanas em um ano.

Conheça as vantagens de comprar um imóvel compartilhado:

Quem já adquiriu cotas de algum tipo de compra compartilhada, percebeu que é um método prático e financeiramente viável para investir em imóveis de luxo, principalmente em regiões do país onde o M² é bastante valorizado.

Essa tendência do mercado imobiliário vem crescendo muito, a expectativa é que esta forma de investimento cresça 30% ao ano, na próxima década. 

As vantagens são diversas, mas separamos 6 principais tópicos que vão te convencer a fazer um investimento compartilhado de imóvel. Confira:

  1. Flexibilidade ao utilizar um imóvel: Os proprietários podem alugar o imóvel para hospedagem sazonal ou usá-lo para passar as férias.
  1. Terceirizar a administração do imóvel: Existem empresas administradoras de propriedades compartilhadas. Elas cuidam de todas as questões burocráticas para os proprietários, como: manutenção, pagamento de contas e calendário rotativo dos proprietários.
  1. Menor imobilização do capital: Para adquirir uma propriedade você precisará apenas de uma fração do valor para fazer o investimento.
  1. Divisão de despesas: Todas os gastos fixos são divididos entre os proprietários.
  1. Troca sobre o uso da propriedade compartilhada: Se você pensa em comprar um imóvel compartilhado para passar as férias, imagine também trocar o destino todo ano. É possível trocar o uso da sua propriedade com outra pessoa que possui um imóvel em multipropriedade.
  1. Investir e economizar: Possuir a fração de uma propriedade te permite vendê-la, alugá-la ou utilizar quando quiser. Ou seja, haverá o retorno sobre o seu investimento ou a economia em hospedagem em suas férias. 

O que muda com a nova lei?

Com a lei em voga, passa a ser direito do cidadão a compra compartilhada. Então há mais segurança entre os proprietários em fazer a negociação desse tipo. 

E as empresas que fazem negócios imobiliários online, como a Arbo, tem agora a oportunidade de ofertar e garantir transações comerciais com segurança jurídica para multi proprietários.

Se você se interessou neste formato de aquisição de imóveis e quer mais informações a respeito deste tema, entre em contato com a Arbo Imóveis e fale com um de nossos especialistas em vendas.

Fonte: CR Imóveis

Postagens relacionadas

Captações e juros baixo faz setor imobiliário expandir

O ânimo do setor imobiliário é uma boa notícia para a economia como um todo, segundo especialistas, investidores voltam a cogitar renda via aluguel. O mercado imobiliário pode estar perto de uma retomada vigorosa. De julho para cá, seis construtoras e incorporadoras captaram R$ 3,8 bilhões em novas ofertas de ações para colocar o pé […]

gatilhos mentais

Gatilhos mentais: como as reações automáticas afetam o consumidor

Intuições e emoções pesam mais na decisão de compra do que você imagina. Saiba como os gatilhos mentais influenciam a mente humana! Quem trabalha com marketing e vendas certamente já ouviu falar dos famosos gatilhos mentais. O que você talvez não saiba é que há uma extensa lista de estudos científicos acerca de sua eficácia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *