21 de novembro de 2024

Autorização de venda do imóvel: o que é e como fazer?

Autorização de venda do imóvel: o que é e como fazer?

Saiba o que é uma autorização de venda do imóvel, como fazer, porquê é importante, como consegui-la e muito mais!

O corretor de imóveis precisa ter profundo conhecimento sobre as determinações legais para realizar seu trabalho com mais segurança e obter os melhores resultados. Um dos pontos mais importantes na captação de novos imóveis é a negociação com o proprietário e a assinatura da autorização de venda do imóvel.

banner indicação arbo

Neste post do Blog da Arbo, reunimos as informações essenciais que você precisa ter sobre este documento. Você saberá como ele é importante para dar garantias aos envolvidos em uma transação imobiliária e muito mais! Confira!

Arbo Performance

O que é uma autorização de venda de imóvel?

A autorização de venda de imóvel é um documento em que o proprietário dá permissão ao corretor imobiliário para atuar como intermediário em uma negociação de compra e venda. Com esse documento, o corretor e a imobiliária asseguram, perante a lei, o direito de serem remunerados pelo trabalho de intermediação.

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), a exigência deste documento atende ao que prevê o artigo 20 da Lei  6.530/78, que proíbe o corretor de anunciar qualquer proposta de transação sem a autorização do vendedor. Com o documento devidamente assinado, o profissional poderá receber comissão sobre o valor da venda.

O que é uma autorização de venda com exclusividade?

Na autorização de venda com exclusividade, o proprietário concede a apenas um corretor ou imobiliária o direito de intermediar o negócio. Geralmente, os compradores pensam que o imóvel será vendido mais rápido se houver mais de um corretor atuando. Contudo, a exclusividade cria um ambiente mais seguro e motivador para o corretor.

Por que é importante fazer uma autorização de venda?

Fazer uma autorização de venda é importante porque reforça que o corretor imobiliário tem a intenção de realizar um trabalho sério e profissional. O documento é a garantia de que tudo que foi acordado de forma verbal com o proprietário será cumprido à risca.

Trata-se de um registro formal da participação do corretor na transação e que traz benefícios a todos os envolvidos:

Ao conceder a autorização de venda do imóvel ao corretor, o proprietário tem a segurança de contar com um profissional respondendo formalmente pela intermediação. Esse profissional será o ponto de referência, alguém que concentra todas as informações sobre o andamento do negócio.

Com isso, a relação entre proprietário e corretor fica mais objetiva e transparente. O corretor tem mais um motivo para se engajar na concretização da venda e aplicar seus conhecimentos da melhor forma possível. E essa relação fica ainda mais forte quando o contrato prevê exclusividade.

Com a tranquilidade de ter o direito exclusivo para negociação do imóvel, o corretor tem mais tempo para traçar uma estratégia capaz de trazer o melhor resultado. Os anúncios tendem a ser melhor elaborados e mais efetivos, captando propostas de compra mais próximas do que o proprietário espera.

Qual o risco de fazer a venda sem esse documento?

Se você é corretor de imóveis e não costuma solicitar a autorização de venda, está correndo o risco de perder sua comissão. Imagine a seguinte situação: você começa a realizar seu trabalho de intermediação e apresenta ao proprietário do imóvel um possível comprador. 

Depois disso, os dois dão sequência à negociação por conta própria, sem avisar você. Como provar que você fez a intermediação sem o documento?

A autorização de venda também protege o corretor caso o vendedor desista da venda após o comprador ter depositado o sinal. Nesse caso, o vendedor é obrigado a devolver o valor depositado e pagar uma multa.

Como fazer uma autorização de venda do imóvel?

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) informa na resolução nº 005/78 que os contratos de intermediação imobiliária devem conter os seguintes itens:

  • Nome e qualificação das partes do acordo (comprador e vendedor);
  • Individualização e caracterização do contrato;
  • Preço e condições de pagamento da alienação ou da locação;
  • Dados do título de propriedade declarados pelo proprietário;
  • Menção da exclusividade, sendo está positiva ou negativa;
  • Remuneração do corretor e forma de pagamento;
  • Prazo de validade do instrumento;

Como conseguir a autorização de venda do imóvel?

Nem sempre é fácil convencer o vendedor do imóvel sobre a necessidade da autorização de venda do imóvel, principalmente se houver cláusula de exclusividade. Para os corretores que têm essa dificuldade, Primeiramente, é importante ressaltar que o documento é exigido por lei. Isso mostrará que você deseja executar um trabalho honesto.

Além disso, o ideal é desenvolver suas técnicas de negociação e construir um discurso bem fundamentado, como argumentos consistentes. Mais do que isso, é essencial saber demonstrar que seu trabalho dá resultados.

Para os que atuam em uma imobiliária, a participação da empresa também é importante. Ela precisa ter processos bem estruturados para lidar com a documentação e assegurar as melhores condições aos compradores, vendedores e corretores.

Gostou deste artigo? Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo para receber nossos novos conteúdos toda semana, direto no seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

imobiliaria_munaretto

Case de Sucesso – Imobiliária Munaretto

Como a Imobiliária Munaretto garantiu maior segurança e tranquilidade na sua gestão financeira “Tudo o que lançamos no financeiro temos garantia. Seja o que foi pago, recebido e distribuído entre os proprietários. Isso dá muita tranquilidade porque lidar com o financeiro é naturalmente tenso, mas com a Superlógica a operação fica mais leve.” A Imobiliária […]

automação na gestão financeira das imobiliárias

O uso de ferramentas de automação na gestão financeira das imobiliárias

A gestão financeira eficiente é fundamental para o sucesso das imobiliárias, garantindo uma administração sólida e sustentável dos recursos financeiros.  Com a transformação digital em pleno desenvolvimento, as ferramentas de automação se tornaram aliadas poderosas nesse processo, simplificando e otimizando os procedimentos financeiros.  Neste artigo, exploraremos os benefícios da automação na gestão financeira das imobiliárias […]

3 Comentários

  1. A dúvida é a seguinte: que outros documentos, além da autorização para venda do imóvel, devem ser exigidos do proprietário pelo corretor ou imobiliária?

    1. Estou vendendo um imóvel que eu e meus irmãos herdamos dos nossos falecidos pais, o vendedor está exigindo um documento de nossa parte que autorize o mesmo a trabalhar na venda desse imóvel, gostaria de receber um modelo de como fazer essa autorização

  2. Eu costumo trabalhar 95% dos imóveis com autorização com exclusividade, onde vai o n° da matrícula do imóvel o n° de inscrição na prefeitura (IPTU), assim da segurança ao proprietário de que o imóvel dele não vai ser visitado aleatoriamente, com o percentual de comissão confirme orientação pelo CRECI e permissão para trabalhar em parceria com corretores e imobiliária, com visitas somente com o meu acompanhamento, pois a partir dessa autorização, eu vou ser o responsável pelo o imóvel.
    Fechamento e pagamento sempre com o contrato pronto e na presença do proprietário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *