27 de abril de 2024

Como fazer a avaliação e precificação dos imóveis de forma assertiva

avaliaçaõ e precificaçao de imóveis

A avaliação e precificação dos imóveis é uma das etapas mais importantes no mercado imobiliário, porque determina o valor justo de um imóvel e influencia diretamente o sucesso de uma venda ou locação.

A avaliação e a determinação do preço de um imóvel é uma tarefa que frequentemente desafia corretores e gestores imobiliários. Afinal, esse processo envolve diversos critérios, sem falar que a venda ou locação de um imóvel demanda tempo e uma análise cuidadosa. 

Nesse contexto, entram em cena os profissionais especializados no assunto, que precisam considerar uma série de fatores cruciais para a definição do preço final de um imóvel.

Quem trabalha em imobiliárias precisa dominar a avaliação e precificação de imóveis para atender às expectativas dos clientes e garantir negociações bem-sucedidas. Por isso, neste artigo, vamos te contar as melhores práticas para realizar uma avaliação e precificação de imóveis de forma assertiva.

A importância da avaliação e precificação de imóveis

Antes de entrarmos nas estratégias para ser assertivo na avaliação e precificação de imóveis, é necessário compreender que esse processo é importante tanto para sua imobiliária, quanto para os clientes. 

Dominar a avaliação e precificação de imóveis pode garantir:

Clientes satisfeitos

Clientes satisfeitos são a chave para o sucesso de qualquer imobiliária. E, uma avaliação e precificação de imóveis assertiva gera confiança para os clientes.

Acertar na avaliação e precificação do imóvel influencia na satisfação dos clientes, porque se o valor do imóvel for subestimado, o proprietário sentirá que está perdendo dinheiro. E, se for superestimado, o imóvel pode ficar encalhado no mercado, demorando para vender ou alugar.

Conheça uma metodologia para avaliar a satisfação do cliente da sua imobiliária.

Competitividade no mercado

O mercado imobiliário é altamente competitivo. Imóveis com preços justos têm uma vantagem competitiva significativa e são mais atraentes para potenciais compradores ou locatários.

Redução no tempo de venda ou locação

Uma precificação inadequada pode aumentar o tempo necessário para vender ou alugar um imóvel. Isso pode levar a perdas financeiras em razão de custos contínuos de manutenção e oportunidades perdidas.

Agora que entendemos a importância da avaliação e precificação de imóveis, vamos explicar os critérios que devem ser considerados para realizar esse processo de forma assertiva.

Critérios para fazer a avaliação e precificação de imóveis

A avaliação e precificação de imóveis requer metodologia para que preferências pessoais não interfiram na análise do imóvel. E, por isso, existem alguns critérios que devem ser levados em consideração na hora da avaliação, como questões sobre a estrutura do imóvel, bairro em que ele está localizado, tempo de construção e outros aspectos legais do mercado imobiliário.

Quem pode fazer a avaliação de um imóvel? Clique aqui e descubra.

A seguir, detalhamos os principais critérios que você deve entender na hora de avaliar e precificar um imóvel.

Critérios do imóvel

Ao fazer avaliação e precificação de imóveis, você deve levar em consideração as principais características do imóvel em questão, como:

  • Número de quartos;
  • Vagas de garagem;
  • Se o imóvel recebe sol da manhã ou da tarde;
  • Se é casa ou apartamento;
  • Qual é o andar do imóvel;
  • Se há vista diferenciada ou não;
  • Se o prédio ou condomínio tem infraestrutura, como piscina, quadra, academia, salão de festa, área de lazer para crianças, entre outros.

Nesse mesmo critério ainda é importante considerar:

  • O estado de conservação do imóvel;
  • O tipo de construção e acabamento;
  • O tempo de construção;
  • Metragem e distribuição dos cômodos.

Critérios geográficos

Entender critérios geográficos também faz toda a diferença na hora de precificar um imóvel. 

O bairro onde o imóvel está localizado, a infraestrutura e segurança da região, a proximidade com comércios, escolas e transporte público, além da facilidade de acesso às principais vias da cidade são questões que fazem toda a diferença na avaliação e precificação de imóveis.

Critérios legais e regulatórios

Para fazer uma análise assertiva de imóveis também é preciso considerar alguns critérios legais e regulatórios, como leis de zoneamento e regulamentações de uso do solo que definem os tipos de construções autorizadas em uma área específica.

Infográfico - itens que valorizam o imóvel

4 passos para fazer avaliação e precificação de imóveis de forma assertiva

Para que você seja assertivo na hora de fazer avaliação e precificação de imóveis da sua imobiliária, listamos um passo a passo para otimizar o seu trabalho.

  1. Colete as informações

O primeiro passo para avaliar e precificar imóveis é reunir todas as informações relevantes sobre o imóvel. 

Isso inclui dados como tamanho, localização, idade da construção, estado de conservação, atributos do imóvel, como piscina ou jardim, entre outros. 

Também é importante ter acesso a documentos, como escrituras e registros, para verificar a legalidade da propriedade.

Para fazer uma coleta de informações eficiente, leve em consideração todos os critérios listados anteriormente.

  1. Avalie as condições do imóvel

Com todas as informações coletadas é essencial avaliar, cuidadosamente, o estado de conservação do imóvel e se há necessidade de reparos necessários ou melhorias estruturais que podem aumentar o valor do imóvel. 

Levar as condições do imóvel em consideração é fundamental para determinar um preço justo.

  1. Compare com outros imóveis similares

Depois de entender as condições do imóvel, é hora de entender como imóveis com características parecidas ao que está sendo avaliado e que estão localizados na mesma região foram vendidos ou alugados recentemente.

Fazer essa comparação ajuda a determinar o preço médio por metro quadrado na região e fornece uma referência sólida para a produção do laudo de precificação.

Veja também: modelo de laudo de precificação.

  1. Considere o mercado atual

Também é importante que você esteja ciente das condições do mercado no momento da avaliação e precificação de imóveis, porque os preços podem variar devido a fatores econômicos, sazonalidade e demanda. 

Fique sempre antenado às tendências do mercado para entender quais critérios podem valorizar ou desvalorizar um imóvel.

Ao seguir as etapas mencionadas e manter-se atualizado sobre as preferências do consumidor e as características do mercado imobiliário na sua cidade, você estará bem preparado para realizar avaliação e precificação de imóveis de forma assertiva.

Ainda é importante lembrar que a avaliação e precificação é apenas um ponto de partida. 

Esteja disposto a negociar com os clientes e proprietários, ajustando o preço conforme necessário para atender as expectativas das partes envolvidas.

Se você quer se manter atualizado sobre o mercado imobiliário, assine a Arbo 360º, a newsletter que te deixa por dentro das últimas notícias e insights do mercado.

Para acompanhar outros conteúdos sobre rotinas e gestão imobiliária, você também pode acompanhar nosso blog ou se inscrever em nosso canal no Youtube.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

dimob 2023

DIMOB 2023: tudo o que você precisa saber

Reunimos em um só lugar as principais informações sobre a Dimob 2023. Veja tudo que você precisa na hora de fazer a declaração.  O começo de ano é a época de prestar contas sobre tudo que sua empresa fez ao longo dos 12 meses anteriores. No setor imobiliário, uma das principais obrigações é a entrega […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *