17 de setembro de 2021

BIG DATA: O poder dos dados no mercado imobiliário

Para alugar ou vender um imóvel é necessário coletar uma série de informações, como tipo do imóvel, tipo de negociação, região do imóvel, número de quartos, entre outros. Munido de dados relevantes sobre o cliente, o corretor fará indicações mais assertivas e condizentes com as suas necessidades, por exemplo.

E como podemos melhorar a tomada de decisão dentro de uma empresa através dessa grande diversidade de informações? Com Big Data. Este termo descreve o tratamento, a análise e a obtenção de um grande volume de dados disponíveis diariamente nas empresas.

Você quer entender como o Big Data é capaz de transformar o mercado imobiliário? Continue a leitura e entenda também como implementar essa tecnologia no seu negócio.

Porque estes dados são tão importantes? 

Tomar decisões a partir de informações que fazem sentido para a sua empresa é um dos caminhos para atingir bons resultados no seu segmento, entender o comportamento do seu público e se destacar no mercado frente aos concorrentes.

Essas informações que auxiliam empresas a identificar riscos e oportunidades de negócios se chama Big Data, caso você queira entender de maneira simples e definitiva o que é isso e como aplicar na sua empresa continue a leitura a seguir:

Transformação digital e Big Data

A transformação digital está mudando o jeito que buscamos soluções para os nossos problemas. Assistir filmes, fazer um depósito para um amigo ou ir de um lugar a outro se tornou muito mais fácil e barato, por exemplo.

A partir de todos esses hábitos online, assim como compras online, busca no Google de assuntos por interesse, curtidas e compartilhamentos em redes sociais, entre outros, permitem que conheçamos melhor o comportamento do consumidor, e toda navegação do usuário se torna informação relevante para o estudo do mercado.

Como o Big Data transforma o mercado imobiliário?

Durante a locação e a venda de imóveis, quanto mais informações você tem sobre o seu cliente, melhor será sua negociação, isso se aplica em qualquer segmento já que a experiência do usuário será superior caso ele encontre exatamente aquilo que está buscando. Mas você deve estar se perguntando, onde exatamente esta ferramenta pode influenciar positivamente na minha empresa, confira:

Análise de riscos e oportunidades 

A capacidade de prever tendências de consumo a partir de estudo minucioso de dados do passado e do presente de um usuário permite identificar riscos e oportunidades no mercado. E baseado nessas experiências, você pode evitar ações de risco e investir em oportunidades com maior probabilidade de retorno. 

Marketing

O trabalho do marketing é criar estratégias para alcançar o cliente com a mensagem certa, na hora certa. Quando usam de Big Data é possível decifrar e compreender o comportamento do consumidor e usar essas informações a fim de criar e viabilizar soluções o para os problemas dos usuários e até antecipá-los.

Para deixar claro isso que estamos dizendo, podemos citar a assertividade do spotify e o netflix em suas indicações. 

Vamos a outro exemplo dentro do mercado imobiliário, imagine: uma família com três crianças precisa alugar um apartamento grande e pet friendly que seja próximo ao aeroporto pois a esposa viaja muito a trabalho. Usando Big Data nas campanhas, será possível segmentar os anúncios gerando mais valor a ele e aumentando as chances de negócio.

O marketing deixa de se basear em experiências passadas do consumidor e começa a levar em consideração dados concretos e tendências de consumo.

O que mais o Big Data faz através do marketing?

  • personaliza experiência de compra
  • permite precificar estrategicamente
  • viabiliza melhores estratégias

Escolhas assertivas

Com os dados que o big data disponibiliza e as informações que a sua análise fornece, tanto a sua empresa quanto o seu cliente poderão tomar melhores decisões. Pois você não fará negócios de risco e seu cliente encontrará exatamente o que está buscando.

Como usar Big Data na minha imobiliária/ incorporadora?

Crm

O uso de um CRM imobiliário pela sua empresa é essencial, pois além de gerenciar seus leads a ferramenta armazena muitas informações sobre as preferências dos clientes, os detalhes da negociação e sobre os imóveis da carteira.

O CRM é uma fonte rica de dados que se usado corretamente e cruzado com outras informações o seu atendimento será muito mais assertivo.

Ver também: CRM Arbo – Sistema integrado para imobiliárias e incorporadoras.

Redes sociais

As redes sociais possuem a vantagem de fazer contato direto com o público o que acaba facilitando no conhecimento acerca do comportamento da sua persona.

É uma oportunidade de conhecer melhor o seu público e manter uma comunicação saudável de fala e escuta.

Google Analytics

Caso a sua empresa tenha um site, o Google Analytics vai reunir informações sobre os seus usuários como: as páginas mais abertas, palavras-chave mais procuradas, quais imóveis foram mais visualizados e tempo de permanência no site.

Todas essas informações ajudam na constante melhora no seu site e no seu posicionamento perante a audiência.

Sua empresa ainda não tem um site e um portal de imóveis? Conheça Arbo Platform.

Como exemplificamos acima, o Big Data é muito importante para impulsionar a sua empresa em direção a transformação digital. 

Com a coleta e análise desses dados é possível fazer escolhas mais assertivas, identificar riscos e oportunidades, estudar o comportamento do consumidor entre outros.

Gostaria de pôr em prática o Big Data na sua imobiliária/incorporadora? Converse com a gente e use a tecnologia a favor do seu crescimento.

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