19 de abril de 2024

Veja dicas de filmes sobre o mercado imobiliário

Veja dicas de filmes sobre o mercado imobiliário

Quer se tornar um corretor de imóveis ou investir no mercado imobiliário? Então essa lista recheada de dicas de filmes é para você

Os corretores de imóveis sabem que, para alcançar sucesso profissional, precisam ter um excelente desempenho em suas vendas. Já os investidores do mercado imobiliário têm conhecimento de que devem estar sempre atentos ao setor para não errar em suas compras. À primeira vista, os profissionais podem se sentir perdidos em meio a tanto conteúdo, mas a boa notícia é que é possível apreender novos conhecimentos com dicas de filmes.

É isso mesmo. Se você deseja se aprofundar no mercado imobiliário e também em habilidades necessárias tanto a corretores quanto a investidores do setor, é possível aproveitar um momento de lazer para elaborar uma nova perspectiva para sua carreira.

As artes, de maneira geral, podem contribuir – e muito – para o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos. Isso porque muitas obras, além de transmitirem conhecimento, propõem uma reflexão sobre aspectos que ainda não haviam sido considerados. Com os filmes não é diferente.

Para que você esteja cada vez mais inserido no mercado imobiliário, o Blog da Arbo elaborou uma lista recheada de dicas de filmes que você não pode deixar de assistir se quer ser um bom corretor de imóveis ou um bom investidor. Não deixe de conferir!

A Grande Aposta (2016)

Dirigido por Adam McKay, A Grande Aposta – do inglês The Big Short – foi lançado em 2016 e tem muito a ensinar aos interessados no mercado imobiliário, especialmente os que já são ou os que pretendem se tornar investidores.

No longa-metragem, Michael Burry, interpretado por Christian Bale, é dono de uma empresa de médio porte e, junto com seus investidores, percebe que a bolha imobiliária estava na iminência de explodir – o que, mais tarde, causaria a crise econômica de 2008. 

A descoberta foi realizada pelos homens antes que outras instituições pudessem prevê-la, como os bancos e até mesmo o governo. O filme mostra, assim, de forma didática, a contextualização do período, ao apontar acontecimentos fundamentais para o entendimento do cenário.

O ponto principal do filme ocorre quando Burry e os demais investidores decidem investir recursos do fundo que coordenam em uma aposta que acreditava na quebra do sistema imobiliário dos Estados Unidos. Desse modo, o filme mostra como é possível ganhar dinheiro investindo na crise, ao contrário de lutar contra ela.

O grande aprendizado da obra, que integra a lista de dicas de filme do Blog da Arbo, é a percepção de que em toda crise existem oportunidades valiosas. Diante disso, a reflexão que fica é: ao invés de se desesperar e de encarar um desafio como algo negativo, que tal encontrar uma forma de se destacar?

Dicas de filmes: O Lobo de Wall Street (2013)

O Lobo de Wall Street – do inglês The Wolf of Wall Street -,foi dirigido por Martin Scorsese e lançado em 2013, é baseado na história de Jordan Belfort, um corretor de ações que conseguiu enriquecer de forma surpreendente e, também, ilegal.

O filme que integra a lista de dicas de filmes do Blog da Arbo mostra, no início, Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, em seu emprego em uma corretora de Wall Street. Após muito esforço e muita dedicação, o profissional é contratado como corretor da empresa, mas sofre um golpe com a ocorrência da Black Monday.

Esse episódio faz com que as bolsas de valores de diversos países sofram quedas e, no longa, Belfort teve muitos prejuízos, como a perda de seu emprego. No entanto, comandado pela ambição, o profissional começa a trabalhar em uma empresa que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores.

Dessa forma, Belfort adota um estilo agressivo de trabalho, que lhe proporciona um retorno rápido e muito vantajoso – de milhões e milhões de dólares. Por isso, o corretor começa a agir de forma ilegal, com ações relacionadas à lavagem de dinheiro e, também, ao tráfico de drogas.

Nesse sentido, é possível afirmar que o profissional se coloca diante de um mundo repleto de excessos. No filme, esse contexto é marcado por cenas explícitas do uso de drogas e da prostituição.

As lições que a obra ensina a corretores de imóveis e investidores do setor estão baseadas em cinco pilares principais: foco, oratória, fidelidade, lealdade e adaptação ao trabalho.

Sucesso a Qualquer Preço (1992)

Lançado em 1992, Sucesso a Qualquer Preço – do título original Glengarry Glen Ross – foi dirigido por James Foley e mostra o dia a dia de corretores de imóveis que trabalham para uma imobiliária que está prestes a declarar falência.

O longa, que é um dos maiores clássicos dessa lista de dicas de filmes, apresenta os profissionais em um cenário de forte pressão pelas vendas. Na imobiliária, o dono oferece um carro Cadillac Eldorado para o corretor que conseguir realizar mais vendas em um determinado período de tempo. 

Já para o profissional que apresentar a segunda melhor performance, prometeu um conjunto de facas de churrasco e, para o terceiro, a demissão. 

Diante desse contexto, os corretores de imóveis precisam enfrentar diversas dificuldades para concretizar suas vendas. Terrenos insatisfatórios e fichas com informações ultrapassadas foram apenas alguns dos problemas que os profissionais tiveram que driblar para concretizar suas negociações.

Os ensinamentos do filme estão voltados, principalmente, à ideia de que, independentemente das dificuldades, é possível enxergar boas oportunidades e realizar bons negócios.

Veja abaixo um trecho famoso do longa:

O Discurso do Rei (2010)

Dirigido por David Seidler e lançado em 2010, O Discurso do Rei – do original The King’s Speech – não está diretamente ligado ao mercado imobiliário, mas propõe lições que podem contribuir – e muito – para o dia a dia de corretores e de investidores do setor.

O longa-metragem conta a história de George VI, interpretado por Colin Firth, que foi nomeado Rei do Reino Unido entre 1910 e 1936. Apesar de seu cargo na nobreza, o homem apresentava uma condição bastante específica: era gago desde os quatro anos de idade e, por isso, não conseguia falar em público da forma como seus súditos esperavam.

O rei, então, decide procurar inúmeros médicos para tratar seu problema. Contudo, nenhum dos profissionais foi capaz de resolvê-lo. Diante disso, George decide seguir os conselhos de sua esposa Elizabeth, interpretada por Helena Bonham Carter, e vai até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta da fala com métodos nada convencionais.

Durante o desenvolvimento do filme, Logue se apresenta não somente como um terapeuta, mas também como um psicólogo e como um amigo do rei. Isso faz com que o nobre adquira autoconfiança e consiga vencer seus maiores desafios.

Nesse sentido, a obra ensina a profissionais do setor imobiliário que é necessário ter, além de esforço e dedicação, confiança em si mesmo e vontade de superar os medos e os obstáculos do dia a dia.

De Porta em Porta (2002)

De Porta em Porta, do título original Door to Door, foi dirigido por Steven Schachter, lançado em 2002 e mostra a história de Bill Porter, interpretado por William H. Macy. O longa-metragem foi baseado em fatos reais e é considerado por muitos uma mostra de superação.

Porter nasceu com paralisia cerebral e, por isso, possui limitações em sua fala e em seus movimentos. Diante da necessidade de conseguir dinheiro para ajudar a família, o homem se vê diante de um novo desafio: conquistar um emprego como vendedor de porta em porta.

Ao contar com o apoio de sua mãe, Porter está disposto a vencer os obstáculos do cotidiano da profissão. Apesar de ter sido rejeitado por muitas pessoas, o homem vê sua vida mudar ao realizar sua primeira venda para Gladys Sullivan (Kathy Baker), uma mulher alcoólatra.

A carreira do profissional, então, passa por uma mudança radical e, por mais de 40 anos, Porter atuou como vendedor. A amizade e a fidelidade dos clientes, além do apoio da mãe e de Gladys, foram pontos importantes para o sucesso do profissional.

Mais uma vez, a obra dessa lista de dicas de filmes mostra como a perseverança é importante para a superação de obstáculos. Além disso, o longa ensina como os profissionais devem ser resilientes, pacientes e, é claro, disciplinados e focados em seus objetivos.

Veja dicas de o que fazer na entrega do imóvel.

O que você achou dessas dicas de filmes?

Você já assistiu algum dos longas da lista de dicas de filmes? Se sim, comente sua opinião sobre a obra e o que aprendeu com a história mostrada pelos diretores. E se você ainda não viu nenhum dos filmes apresentados, nos conte qual te chamou mais atenção e o porquê.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os demais artigos do Blog da Arbo. Aqui você aprende, por exemplo, o que é necessário para se tornar um corretor de imóveis e, também, as principais vantagens e desvantagens de investir em imóveis

Já a Central de Ajuda da Arbo está repleta de conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e a solicitação da troca de titularidade de contas. Acesse e facilite seu cotidiano com as orientações.

E, para encontrar o imóvel ideal para seu investimento, visite o Portal da Arbo. Lá, é possível encontrar casas, apartamentos, terrenos e muitos outros tipos de imóveis, que estão localizados em centenas de cidades do Brasil.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

O que são títulos imobiliários?

O que são títulos imobiliários?

Os títulos imobiliários são uma opção para quem quer diversificar seus investimentos no mercado imobiliário. É possível investir tanto em aplicações com recursos mais acessíveis, como em empreendimentos com valores altos e com maior possibilidade de lucro. Investir no mercado imobiliário é o sonho de muita gente. Mas a complicação de ter que administrar vários […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *