21 de maio de 2022

Dicas de leitura para entender o mercado imobiliário

dicas-de-leitura

Para quem deseja estudar ou se especializar no mercado imobiliário, os livros podem ajudar muito no processo. Confira essa lista com diversas referências legais sobre o tema

Desde sempre, os livros são fontes ricas de estudo para os mais variados assuntos. E, quando falamos sobre mercado imobiliário, não é diferente. Que tal ver algumas dicas de leitura?

Quem trabalha ou investe na área tem uma variedade gigante de livros que discutem o tema para aproveitar. E tem para todos os gostos. Desde histórias inspiradoras até os mais diretos ao ponto. Basta escolher aquele que mais se encaixa ao seu estilo de leitor e aproveitar a leitura. 

Sabendo da importância de ler para o aprendizado, o Blog da Arbo preparou algumas dicas de leitura para passar no texto de hoje. Então, se você é um entusiasta do assunto e deseja se aprofundar nele, continue lendo este texto para anotar os livros abaixo. 

Mas, antes de irmos para a lista, é importante ressaltarmos que as dicas de leitura, de maneira geral, pode contribuir muito para o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Fontes inesgotáveis de sabedoria, o hábito da leitura nos ajuda a desenvolver o nosso vocabulário, raciocínio lógico, memória e escrita. Podendo até te ajudar na hora de negociar com um cliente ou investir em alguma ação.

Isso ocorre porque muitas obras, além de transmitirem conhecimento, propõem uma reflexão sobre aspectos que ainda não haviam sido considerados. Trazendo para o leitor, acima de tudo, capacidade de se colocar no lugar do outro. A chamada empatia. Você também pode ver uma lista de filmes sobre o mercado imobiliário.

Agora sim. Vamos à lista que o Blog da Arbo elaborou para você entrar de vez no mercado imobiliário. Confira abaixo.  

As melhores dicas de leitura sobre o mercado imobiliário

“Ações comuns, lucros extraordinários”, de Philip Fisher

Este livro é um dos maiores clássicos da área de investimentos em ações. Essa é uma das dicas de leitura que oferece elementos para uma melhor compreensão sobre o tema, além de técnicas de avaliação que possibilitam ao investidor se envolver mais com os seus investimentos. Além disso, seu filho, Ken Fisher, escreveu uma introdução para uma nova edição deste clássico, na qual desenha um perfil do pai, revelando o homem por trás do investidor, suas crenças e sua história.

Originalmente publicado em 1958, este é um dos livros de investimentos mais apreciados de todos os tempos e nasceu da necessidade de Philip Fisher compilar e registrar seu método para escolher e aplicar em ações. Em sua carreira como consultor de investimentos, o autor se surpreendeu diversas vezes explicando em detalhes aos proprietários dos fundos que administrava os princípios por trás de uma ou outra atitude tomada por ele.

Somente assim entenderam as razões de Fisher para adquirir alguns títulos, muitas vezes de empresas totalmente desconhecidas para eles, de forma que não houvesse qualquer impulso de dispor das ações antes que tivesse decorrido tempo suficiente para que a compra se justificasse pelas cotações do mercado.

“Conversas com gestores de ações brasileiros”, de Luciana Seabra

Como funciona a mente dos maiores gênios de finanças do Brasil? Que critérios usam para selecionar as ações mais lucrativas? Gestores de grandes fortunas na bolsa brasileira respondem a essa pergunta neste livro, em dezoito conversas descontraídas ― entre os entrevistados, estão os sócios de grandes gestoras de recursos, como BTG Pactual, Dynamo, SPX Capital e Verde Asset.

Aqui, o leitor vai encontrar experiências e conselhos valiosos revelados por gente como você, mas que fez muito dinheiro em bolsa. Ao aproximar gestores de ações renomadas de investidores pessoas físicas, podemos reduzir esse fosso que separa profissionais de amadores, informados de desinformados.

“Iludidos pelo acaso”, de Nassim Nicholas Taleb

‘Iludido pelo acaso” é um livro sobre sorte. Ou, mais precisamente, sobre como as pessoas percebem e se relacionam com a boa estrela nos negócios e na vida pessoal. Nassim Nicholas Taleb critica a visão ortodoxa sobre o sucesso nos mercados e estuda o papel decisivo da sorte e do mero acaso nas decisões que resultam no ganho ou perda de milhões.

“O investidor inteligente”, de Benjamin Graham

Neste livro, de Graham, você vai aprender os fundamentos básicos de análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de aplicar dinheiro em renda variável.

Confira o comentário de um dos maiores investidores brasileiros de todos os tempos sobre ele: 

“Neste livro, um best-seller com mais de um milhão de exemplares vendidos, Benjamin Graham nos mostra que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento de mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo. Essas são ferramentas fundamentais e de grande valia para quem deseja ter sucesso no mercado de ações.” — Raymundo Magliano Filho, ex-presidente da Bovespa e atual presidente da Magliano Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários.

Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar

Este é um best-seller publicado em 2011 pelo, laureado em Economia, Daniel Kahneman. Foi o vencedor do National Academies Communication Award de 2012 pelo melhor trabalho criativo que ajuda a compreensão pública de tópicos em ciência comportamental, engenharia e medicina.[3] O livro resume as pesquisas que Kahneman realizou ao longo de décadas, muitas vezes em colaboração com Amos Tversky.

“Superprevisões: a arte e a ciência de antecipar o futuro”, de Philip Tetlock e Dan Gardner

Pesquisas de ponta, histórias de sucesso e entrevistas mostram aquilo que realmente faz a diferença quando queremos prever o futuro. Todas as nossas decisões envolvem prognósticos sobre o futuro — agimos com base em previsões implícitas do que provavelmente vai acontecer. 

O problema é que costumamos errar muito mais do que acertar. Em um estudo que durou vinte anos, o psicólogo e cientista social Philip Tetlock demonstrou que, ao prever o futuro, um especialista é apenas um pouco melhor do que um leigo. 

No entanto, com base nos resultados de uma pesquisa inovadora, Tetlock provou que alguns indivíduos têm uma extraordinária habilidade de previsão 60% mais precisa que a média. Super Previsões revela os segredos desse grupo de elite e oferece conselhos práticos sobre como podemos usá-los em benefício próprio.

“Ganhar de Lavada”, de Scott Adams

Uma análise de técnicas de persuasão que podem ser usadas em qualquer situação. Scott Adams foi uma das primeiras figuras públicas a prever a vitória de Trump, mais ou menos uma semana depois de o renomado estatístico Nate Silver colocar suas chances em 2%. Adams reconheceu em Trump um nível de persuasão que só se vê uma vez na vida, por isso, este livro vai além da política para analisar ferramentas de persuasão que podem funcionar em qualquer contexto, oferecendo ao leitor o acesso à “senha de administrador” dos seres humanos. 

O autor nos mostra que somos programados para responder à emoção, não à razão. Podemos ouvir 10% de um discurso — um gesto aqui, uma frase ali — e, se os botões certos forem apertados, decidir que concordamos. Em seguida, inventamos razões para justificar nossa decisão. Ganhar de lavada é uma das dicas de leitura que são indispensáveis se você pretende persuadir outras pessoas em qualquer campo, ou se quiser resistir a essas táticas quando forem usadas contra você.

“A Arte de fazer Bons Negócios”, Floriano Ferreira Júnior

Este livro é uma dica de leitura rápida e dinâmica responde a algumas questões. Entre elas: O que fazer para despertar o desejo de compra? Como manter a atenção do cliente? Qual a diferença entre preço e valor? Como apresentar uma proposta comercial? Quais as melhores técnicas para “fechar” um negócio? Como escrever cartas e e-mails que ajudem a vender? Como melhorar o relacionamento interpessoal? 

A arte de fazer bons negócios de Floriano Ferreira Jr. responde a essas e a muitas outras perguntas do gênero.

“A Biblia De Vendas”, Jeffrey Gitomer

Este livro, baseado nos princípios da educação e treinamento em vendas, procura fornecer através de conceitos e informações, conhecimentos necessários para atingir metas e resultados almejados. Inclui os 10,5 mandamentos do sucesso em vendas de Jeffrey Gitomer.

“Corretagem de Imóveis de A a Z”, Ari Travassos

Essa obra é o resultado de intensa pesquisa sobre a profissão do corretor de imóveis e o que é essencial ao dia a dia desse profissional , além de levar para leigo os conhecimentos necessários para solucionar as muitas dúvidas que geralmente surgem quando é preciso assinar um contrato ou realizar a leitura de documentos. 

O autor reuniu os muitos termos de conhecimento técnico e profissional da área e explicou de forma clara e com linguagem simples para uma boa compreensão por parte de todos os leitores. Nas questões que se referem aos aspectos jurídico e fiscal, as explicações são embasadas por um sério estudo analítico.

O que você achou dessas dicas de leitura? 

Dicas-de-leitura

Você já sabe por qual obra vai começar? Se sim, comente pra gente aqui embaixo.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os demais artigos do Blog da Arbo. Aqui você aprende, por exemplo, quanto ganha um corretor imobiliário e, também, as principais vantagens e desvantagens de investir em imóveis. 

Já a Central de Ajuda da Arbo está repleta de conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e a solicitação da troca de titularidade de contas. Acesse e facilite seu cotidiano com as orientações.

E, para encontrar o imóvel ideal para seu investimento, visite o Portal da Arbo. Encontre casas, apartamentos, terrenos e muitos outros tipos de imóveis, que estão localizados em centenas de cidades do Brasil.

Postagens relacionadas

imovel-na-planta

Conheça as vantagens de comprar imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta tem se tornado cada vez mais comum. Por isso, é importante que você conheça a negociação e suas vantagens. Nesse texto você confere todas as informações sobre o assunto Existem muitas formas de realizar o sonho da casa própria. No Brasil, um dos métodos mais comuns é a compra de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *