25 de junho de 2022

Fotografia imobiliária: 5 dicas para corretores

fotografia imobiliária corretores de imóveis

A fotografia imobiliária é uma das principais responsáveis por um bom anúncio. Por isso, é importante saber quais imagens utilizar, além, é claro, de aprender como tirar fotos para impressionar potenciais clientes

Os anúncios on-line são uma das principais formas de vender imóveis atualmente. Para que as casas e os apartamentos chamem atenção dos internautas – já que a competição é bastante acirrada, devido à enorme quantidade de unidades –, é necessário estar atento à questão da fotografia imobiliária.

É por meio das imagens da casa ou do apartamento que você irá não somente fazer o usuário clicar em seu anúncio, mas também agendar uma visita. Para que as fotos sejam atrativas, é preciso prestar atenção em uma série de fatores.

Uma fotografia imobiliária que mostra sujeira e desorganização, por exemplo, tende a afastar um possível comprador – ou locatário. Por isso, é importante se preocupar com toda a apresentação do imóvel.

Neste guia, elaborado pelo Blog da Arbo, você vai conferir dicas para tirar boas fotos do imóvel que deseja anunciar. Continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:

Por que a fotografia imobiliária é importante?

Nos últimos anos, a internet tem sido a principal fonte de busca de imóveis. Esse cenário foi impulsionado pela pandemia de covid-19, a qual impossibilitou a ida às imobiliárias e até mesmo as visitas.

Diante desses dados, é possível perceber que os anúncios on-line são essenciais para vender e/ou alugar um imóvel de forma rápida, prática e eficiente. E, para criar bons anúncios, é necessário estar atento à qualidade da fotografia imobiliária.

Se você é corretor de imóveis e deseja se destacar, precisa ter boas imagens em sua carteira de imóveis. Com essa vantagem, é provável que você atraia mais clientes do que os profissionais que não investem em boas fotografias.

Tirar uma fotografia imobiliária de qualidade, atualmente, não é algo complexo, especialmente diante da possibilidade de utilizar um smartphone. Para ter bons resultados, basta dominar algumas técnicas e conhecer as principais recomendações.

No tópico seguinte, você vai conferir cinco dicas para tirar boas fotos de imóveis e, com isso, melhorar seus anúncios on-line. Se você deseja saber mais sobre como anunciar na internet, leia esse artigo publicado no Blog da Arbo.

fotografia imobiliária anúncio on-line
A fotografia imobiliária é essencial para o sucesso de um anúncio on-line

Como tirar boas fotos de imóveis?

A fotografia imobiliária é uma das principais aliadas do corretor de imóveis quando o assunto é vender ou alugar imóveis. Como você já deve saber, a aparência de uma casa ou de um apartamento é determinante para a concretização da negociação.

Para que você consiga potencializar seus anúncios – o que envolve, além de boas imagens, um site imobiliário rápido e eficiente –, o Blog da Arbo selecionou cinco dicas, que vão te ajudar a não errar na hora de capturar as fotos do imóvel a ser vendido ou alugado.

Organize e prepare o imóvel para as fotografias

Antes de começar a tirar as fotos do imóvel, é importante organizar e preparar cada um dos cômodos.

Se o imóvel estiver ocupado, você deve contatar os moradores e pedir a permissão para fazer a sessão de imagens. Se a resposta for positiva, é essencial que você peça para eles limparem e organizarem tudo.

É possível que, mesmo após você pedir para os moradores contribuírem com a limpeza e com a organização, você encontre o imóvel bagunçado. Nesse caso, você mesmo pode tomar algumas precauções, tais como:

  • Não tirar fotos com pessoas;
  • Retirar do ambiente objetos pessoais e itens que estejam poluindo os cômodos;
  • Organize tudo que for possível, como cortinas, tapetes e almofadas.

Lembre-se sempre de pedir autorização aos moradores, caso o imóvel esteja ocupado. Por outro lado, se a casa ou o apartamento estiver vazio, você, como corretor, precisa se atentar aos detalhes da limpeza e da organização.

Você deve, por exemplo, arrumar as camas, fechar as tampas dos vasos sanitários e retirar os objetos que deem a impressão de desordem. Prepare todos os ambientes e, assim, você vai perceber como sua fotografia imobiliária ficará mais atrativa.

fotografia imobiliária luz solar
A iluminação natural é a mais indicada para a composição da fotografia imobiliária

Tire fotos durante o dia

Qualquer foto precisa de uma boa iluminação. E é claro que, com a fotografia imobiliária, não é diferente. Por isso, uma boa orientação é fazer as imagens durante o dia, para aproveitar a luz do Sol.

A iluminação natural é indicada, principalmente, para destacar os principais detalhes de cada um dos cômodos, pois potencializa a aparência do imóvel. Por isso, ao tirar as fotos, deixe as portas e as janelas abertas – lembre-se de deixar abertas apenas as que favorecem as imagens.

Além de valorizar os cômodos, a luz do Sol é um dos principais atrativos em um imóvel, principalmente em apartamentos. Aproveite a iluminação natural e mostre todas as vantagens que o comprador ou locatário terá ao comprar ou alugar a propriedade.

Mostre os detalhes de cada cômodo

Mostrar aos potenciais compradores e locatários o aspecto geral do imóvel – como as paredes e os pisos – é muito importante, mas você não deve se esquecer dos detalhes. Muitas vezes, são eles que verdadeiramente conquistam os compradores ou os locatários.

Caso o imóvel tenha algum diferencial, como um acabamento singular, não deixe de mostrá-lo nas imagens. Foque em todos os itens que podem ser considerados por seus clientes no momento de tomar uma decisão.

Não se esqueça de tirar fotos de perto e, também, de longe, para que o detalhe apareça incorporado ao restante do cômodo. Você pode fazer diferentes fotografias utilizando apenas seu celular, seja por meio do zoom ou por meio da distância adotada.

fotografia imobiliária detalhes
Ao visitar o imóvel, é importante se lembrar de que a fotografia imobiliária é composta por detalhes

Não tenha pressa

Muitos corretores não dão a devida importância à fotografia imobiliária e, por isso, no momento de captar as imagens, têm pressa. Essa atitude prejudica a qualidade das fotos e, por consequência, do anúncio que será publicado na internet.

Dessa forma, é essencial que você visite o imóvel com calma e verifique quais itens devem ser retirados dos cômodos, quais devem ser mantidos e quais precisam ser realocados.

Além disso, invista tempo na percepção da luz solar. Veja quais pontos são favorecidos pela iluminação natural e estude quais ângulos vão favorecer a aparência dos cômodos.

Ao final da sessão de fotos, você vai perceber que conseguiu capturar imagens muito mais atrativas. E, com isso, será possível notar que todo o planejamento não foi uma perda de tempo, mas sim um investimento.

Conte com os aplicativos de edição de imagem

Tirar boas fotografias imobiliárias, muitas vezes, não é suficiente para tornar o anúncio completamente atrativo. A boa notícia, contudo, é que esse problema pode ser facilmente resolvido com aplicativos de edição de imagem.

É por meio da edição que você conseguirá destacar pontos importantes da imagem. Aplicativos simples e intuitivos, como o SnapSeed e Adobe Lightroom – que podem ser baixados gratuitamente em smartphones –, permitem a alteração do brilho, do contraste, das cores e de imperfeições que, eventualmente, aparecem nas imagens.

Apesar de ser essencial para a boa aparência das imagens, a edição não deve ser exagerada. Isso porque as fotos não devem divergir da realidade, uma vez que, durante a visita, por exemplo, pode ocorrer uma quebra de expectativa por parte do cliente.

O que evitar na hora de tirar fotos de imóveis?

Assim como existem orientações sobre o que fazer na hora de captar uma fotografia imobiliária, existem ações que devem ser evitadas, uma vez que prejudicam a aparência das imagens. Veja:

Usar o flash

A iluminação adequada é fundamental para a qualidade das imagens dos imóveis. Por isso, é importante que você saiba que usar o flash pode te prejudicar, uma vez que, ao focar em um ponto específico, a luz produz sombras.

O resultado são imagens com aspecto sombrio – devido às sombras –, o que pode não transmitir positividade ao potencial comprador ou locatário.

É claro que o flash pode ser necessário em determinados casos, mas, de maneira geral, é importante evitar seu uso.

erros nas fotos
Existem erros que podem comprometer a qualidade da fotografia imobiliária

Fotografar o imóvel sem se planejar

Captar imagens de um imóvel sem se planejar é um verdadeiro erro. Isso porque, ao tirar fotos de um imóvel sujo e/ou desorganizado, você irá transmitir ao potencial cliente uma má impressão sobre o local.

Além disso, é preciso planejar os equipamentos que serão utilizados, bem como as pessoas que estarão presentes. Se o imóvel estiver ocupado e você não avisar os moradores, pode ter problemas com a quantidade de indivíduos circulando entre os cômodos.

Captar imagens à noite

Mais uma vez, é essencial ressaltar a importância da iluminação, uma vez que ela é determinante para a aparência de uma imagem.

Dessa forma, você deve evitar tirar fotografias à noite, já que, ao depender da iluminação artificial, pode ter problemas com sombras e até mesmo com imagens nas quais a luz irá aparecer “estourada”.

Se você deseja conferir mais dicas sobre o tema, assista ao vídeo 10 dicas de fotografias de imóveis, publicado no canal BLK Mídia, no YouTube:

Agora que você já sabe como tirar uma boa fotografia imobiliária para potencializar seu anúncio on-line, o que acha de conferir outros conteúdos publicados no Blog da Arbo?

Na aba mercado imobiliário você encontra inúmeros artigos sobre temas que vão te ajudar em seu dia a dia como gestor de imobiliária ou como corretor de imóveis. Acesse e confira!

Você pode, também, se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber os melhores conteúdos da semana diretamente em seu e-mail. Para isso, basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

big data no mercado imobiliário

BIG DATA: O poder dos dados no mercado imobiliário

A análise de dados dá ao mercado imobiliário uma visão detalhada do funil de vendas. Veja como o Big Data pode elevar a performance dos seus corretores. Para alugar ou vender um imóvel é necessário coletar uma série de informações, como tipo do imóvel, tipo de negociação, região do imóvel, número de quartos, entre outros. […]

Home office cresce a busca por casa no interior

Se agora você está trabalhando no modo home office e você busca sair da agitação da cidade grande, veja as vantagens de morar em uma casa no interior Com a chegada da pandemia da Covid-19, centenas de milhares de pessoas se depararam tendo que lidar com inúmeras mudanças repentinas e uma nova realidade passou a […]

2 Comentários

  1. Prezados bom dia!
    Muito interessante e construtivo tudo o que entrega esse blog, estão de parabéns!
    Somente um ressalva para o editor:
    Muitas vírgulas poderiam sem evitadas no texto, digo isso não como crítica, mas uma forma de melhor se fazer entender!
    Grato pelo tempo dispensado em minha sugestão e mais um vez parabéns pelas matérias entregues para nós corretores!
    Forte Abraço

    1. Olá Rubens, bom dia!

      Muito obrigado pelos elogios aos conteúdos do nosso blog. Ficamos felizes em agregar conhecimento para nossos leitores!
      Também ficaremos atentos com suas sugestões, agradecemos o feedback 🙂
      Fique à vontade para ler mais conteúdos e compartilhar aqueles que achar interessante. Forte Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *