22 de novembro de 2024

A evolução do mercado imobiliário: o que é uma imobiliária digital e por que ela é vantajosa

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O mercado imobiliário exige foco em inovação e investimento na experiência do cliente. Entenda o funcionamento de uma imobiliária digital.

A tendência da transformação digital é um caminho sem volta e todos os setores econômicos estão passando por grandes transformações. No mercado imobiliário, essa influência é tão marcante que já é impossível imaginar um empreendimento que abra mão das novas tecnologias. É nesse contexto que cresce o conceito de imobiliária digital.

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A proposta deste artigo é mostrar o que significa esse modelo de negócios e como os empreendedores podem aplicá-lo. Para isso, vamos explicar os pontos fundamentais do funcionamento de uma imobiliária digital, as vantagens desse modelo em relação ao antigo e como elaborar uma empresa preparada para a nova realidade. Você vai conferir:

O que é uma imobiliária digital

A imobiliária digital é um modelo de negócio orientado para a digitalização de todos os processos, que passam a ser executados por meio de plataformas online. Elementos como a automatização da parte burocrática e o uso da inteligência de dados para aperfeiçoar a gestão e a experiência do cliente são pontos-chave.

Ao enfrentar a burocracia e trazer procedimentos mais ágeis e precisos via site e aplicativos, as imobiliárias digitais facilitam a vida de quem quer comprar, alugar ou vender um imóvel. 

Esse modelo de trabalho se encaixa perfeitamente às demandas das gerações mais recentes, acostumadas com os benefícios que a tecnologia proporciona. Principalmente para os mais jovens, enfrentar filas para fazer um procedimento simples ou ter que se deslocar por longas distâncias para uma conversa rápida está fora de questão.

Alinhado com a noção de que o tempo é o bem mais valioso que qualquer pessoa pode ter, a imobiliária digital tem como objetivo fazer com que todo tipo de procedimento possa ser feito à distância. Essa diretriz se tornou ainda mais importante após a chegada da pandemia de covid-19 e a necessidade de implementar regras de distanciamento social.   

Como funciona uma imobiliária digital

Para não ficar na contramão das exigências do mercado, as imobiliárias do modelo tradicional precisam reformular boa parte de seus fluxos de trabalho. A prioridade tem que ser a experiência do usuário, que agora está sempre com um smartphone no bolso ou um computador na frente.

Utilizar sites especializados em anúncios de imóveis é a primeira medida tomada pelas empresas que querem se transformar em uma imobiliária digital. Cadastrar imóveis e incluir fotos deles com uma descrição de suas características já é algo que faz parte da rotina das imobiliárias. Mas não é o suficiente.

Para se destacar em meio aos concorrentes, a imobiliária também precisa ser digital na gestão dos documentos. O contrato digital é um exemplo de funcionalidade que diminui consideravelmente o tempo necessário para os trâmites burocráticos. Esse tipo de documento tem validade legal e é muito fácil de usar. 

E isso é só o começo. Nos próximos tópicos, mencionaremos outros aspectos em que a adaptação da imobiliária ao mundo digital é benéfica.

Vantagens de um negócio digital

Vamos listar aqui alguns dos principais benefícios de digitalizar os processos da imobiliarias em todas as áreas e como eles se refletem em resultados cada vez melhores.

Comunicação eficiente

Ter sistemas de comunicação ágeis, tanto com o cliente quanto entre os colaboradores, é um dos pilares do modelo de imobiliária digital. Com tanta informação circulando o tempo todo, falhas de organização podem colocar muitos negócios a perder. Nesse aspecto, a tecnologia torna as interações mais seguras.

Com sistemas especializados, todos os dados importantes ficam salvos em servidores dedicados. Com um sistema de arquivos bem estruturado, fica muito mais fácil buscar um documento específico quando necessário. É o tipo de serviço que traz mais confiabilidade para as equipes e para os clientes.

Agilidade no atendimento

A consequência de sistemas de comunicação bem construídos é que há um ganho significativo de tempo no atendimento ao cliente. Plataformas especializadas recebem as demandas e as encaminham rapidamente para o setor responsável. Assim, a resposta também é rápida. Esse pode ser até o principal diferencial para fechar uma venda.

Ferramentas de automação assumem um papel importante nesse aspecto. Recursos como bots programados para solucionar dúvidas frequentes, tanto no site próprio quanto nos perfis de redes sociais, dão mais autonomia ao cliente. Dessa forma, a equipe de atendimento fica livre para lidar com os assuntos de maior complexidade.

Foco em inovação

A busca constante por inovação é o segredo por trás dos recursos mencionados até aqui e de outros que impactam diretamente as mais diversas áreas de uma empresa. O mercado imobiliário, por ser um dos mais competitivos, é um dos que mais demandam novas formas de chegar ao cliente e entregar serviços de qualidade.

Por isso, as organizações que desenvolvem uma cultura voltada para a inovação têm chances de obter um crescimento bastante rápido. Esse é um dos pilares do empreendedorismo em meio ao cenário de transformação digital.

Escalabilidade

Um negócio escalável é aquele que consegue aumentar a quantidade de clientes e o faturamento sem a necessidade de aumentar seus custos na mesma proporção. Muito comum nas startups, essa característica depende totalmente do investimento em tecnologia. 

Para ser um negócio escalável, uma empresa precisa ter processos bem definidos e estruturados de uma forma que permita a replicação para um grande número de usuários sem sacrificar a qualidade. Obviamente, deixar de depender de um ambiente físico para aumentar a quantidade de atendimento é essencial.

Como montar uma imobiliária digital

Neste tópico, vamos abordar os primeiros passos para a criação da sua imobiliária digital. Desde os procedimentos burocráticos para que a empresa exista, até os aspectos primordiais que devem compor sua estratégia de negócio, veja o que você precisa fazer:

Formalize o negócio

Para poder atuar no setor, o corretor de imóveis precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). A profissão é regulamentada desde 1978, quando a legislação determinou que as atividades de comercialização e locação de imóveis são exclusivas para empresas registradas.

Se você pretende abrir uma imobiliária com sócios, ao menos um deles tem que ser registrado. Essa pessoa será considerada tecnicamente responsável pelos procedimentos realizados. Vale destacar que o exercício da profissão de corretor sem o registro no CRECI é visto como contravenção e punido com prisão de até três meses ou pagamento de multa.

Tenha um site

Com a empresa já estabelecida, chega o momento de captar clientes. Em uma imobiliária digital, ter um site é fundamental para atingir esse propósito. Em tempos onde o consumidor está se acostumando a pesquisar na internet antes de tomar qualquer decisão, o site é uma das primeiras interfaces de comunicação com seu público-alvo.

Além de anúncios, seu espaço na internet deve trazer várias ferramentas que facilitem o contato. Uma das mais úteis é o chat online. Como dissemos antes, esse é um dos recursos passíveis de automatização.

Melhore a experiência do cliente

Isso já foi mencionado, mas vale a pena reforçar que toda a estrutura tecnológica da sua imobiliária digital deve ter a experiência do cliente como foco. Mais do que a sensação de satisfação, a interação entre empresa e cliente precisa gerar a sensação de encantamento. É isso que vai fazer sua empresa ser lembrada e recomendada. 

E a “mágica” que cria essa sensação especial está nos detalhes. Um atendimento personalizado, rápido e preciso. Serviços adicionais que agregam valor ao serviço principal. Esses são alguns dos aspectos que incentivam o cliente a fazer uma avaliação positiva. E, na internet, esse feedback é o que atrai mais clientes.

Invista em ferramentas de gestão 

Tudo isso é sustentado por uma administração eficaz, baseada na análise de dados que vão fomentar as melhores estratégias. Para isso, é essencial contar com um sistema de gestão completo, que facilite a vida dos corretores e, consequentemente, permita construir o efeito de encantamento na relação com o público-alvo.

É aqui que entram detalhes como o contrato digital, os diversos canais de atendimento e a garantia de segurança nas transações. Ao investir nesses elementos, sua imobiliária já estará um passo à frente dos concorrentes.

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Agora você já sabe por onde começar caso deseje montar uma imobiliária digital. Deixe sua opinião sobre esse artigo na caixa de comentários abaixo e, em caso de dúvidas sobre o tema, não hesite em perguntar.

Aproveite para conferir conteúdos semelhantes a este no Blog da Arbo, que está sempre recebendo novos artigos sobre diversos assuntos relacionados ao mercado imobiliário. Você pode começar com esse material especial que explica em detalhes tudo o que você precisa saber para calcular um aluguel.

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E, para encontrar o imóvel ideal – para morar ou para investir – visite o Portal da Arbo. O site reúne milhares de imóveis, que estão localizados em mais de 220 cidades do Brasil. Confira!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

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2 Comentários

  1. Bom dia Prezados;
    Então, eu sou corretor credenciado, e tenho sim a vontade de ter a minha própria imobiliária, porém acabo es arranjo nas questões de valores referentes ao CNPJ e capital social, vocês teriam algum artigo falando sobre isso, sou do Rio de Janeiro. Obrigado.

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