As ferramentas de inteligência de dados são importantes para identificar oportunidades de mercado para que você consiga fazer análises precisas que coloquem a imobiliária no caminho do crescimento acima da média.
As ferramentas de inteligência de dados imobiliários se tornaram indispensáveis para empresas que desejam ter um crescimento exponencial. Isso vale para qualquer segmento de mercado, mas é ainda mais valioso para o setor imobiliário, que é suscetível às variações econômicas e às mudanças de comportamento do consumidor.
Um estudo publicado em 2019 pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Deloitte aponta o uso de novas tecnologias como um dos pilares do setor imobiliário para os próximos 20 anos.
De acordo com a pesquisa, o uso de inteligência de dados é uma grande aliada do setor na evolução da experiência do cliente. Isso explica porque a aplicação dos dados é indispensável na imobiliária.
Nesse conteúdo, vamos explicar as razões para usar a inteligência de dados na imobiliária e apresentar as ferramentas mais indicadas para você conseguir aproveitar todo o potencial dos dados.
A importância da inteligência de dados
A inteligência de dados é um conceito que se refere à prática de coletar, organizar, analisar e interpretar dados de um determinado negócio para obter insights, identificar padrões e tomar decisões de forma correta.
No contexto das imobiliárias, a inteligência de dados é importante para entender e aprimorar os processos e estratégias de negócios.
Descubra como usar o poder dos dados imobiliários a seu favor.
Ainda é válido ressaltar que há uma série de benefícios em investir em ferramentas de inteligência de dados dentro do mercado imobiliário. Afinal, esse é um dos setores mais afetados pelos novos padrões estabelecidos pela transformação digital.
Veja, a seguir, alguns exemplos de como as imobiliárias podem aproveitar a inteligência de dados:
Precificação precisa
As imobiliárias podem usar dados de mercado, como histórico de preços de imóveis na região e tendências econômicas, para determinar preços de venda ou aluguel mais precisos.
Isso evita a supervalorização ou subvalorização, garantindo transações mais justas e competitivas.
Previsibilidade de negócios
Um dos atributos mais valiosos, seja para corretores autônomos como para grandes imobiliárias, é a previsibilidade.
Mas como o mercado imobiliário é sensível às alterações da economia, a inteligência de dados pode atenuar essa imprevisibilidade, porque a análise dos dados oferece uma previsão do ticket médio, VGV e mais.
Prestação de serviço inteligente e consultivo
Os imobiliaristas podem fazer recomendações estratégicas para seus clientes investidores com a ajuda da inteligência de dados.
Além do conhecimento avançado no setor, o gestor que consegue entender os dados que possui em mãos, sabe localizar imóveis que cumprem os critérios dos seus clientes.
Ele também consegue recomendar o melhor momento e a precificação ideal para iniciar as negociações.
Compreensão das tendências do mercado
As imobiliárias podem usar inteligência de dados para identificar tendências de mercado, como áreas em ascensão, preferências do cliente e mudanças nas demandas dos compradores ou locatários.
Isso ajuda a adaptar as estratégias de marketing e captação de imóveis de acordo com as necessidades atuais do mercado.
Personalização da experiência do cliente
A inteligência de dados permite às imobiliárias entender as preferências individuais dos clientes, possibilitando a oferta de recomendações personalizadas, melhorando a experiência do cliente.
Otimização de processos internos
As imobiliárias podem usar dados para otimizar processos internos, como primeiro atendimento ao lead, agendamento de visitas e acompanhamento de contratos.
Tomada de decisões estratégicas
A inteligência de dados ainda auxilia na tomada de decisões estratégicas, fornecendo insights que orientam as estratégias de crescimento, marketing e investimentos.
Conheça as 3 etapas para implementar o uso dos dados na sua imobiliária.
Agora que você já sabe em quais aspectos a inteligência de dados pode ser importante para a imobiliária, é válido ressaltar que as ferramentas de inteligência de dados são a melhor maneira de aproveitar todo o volume de dados que circula pela imobiliária.
Afinal, investir em inteligência de dados para sua imobiliária significa reagir com mais agilidade a uma tendência forte do mercado. As imobiliárias que enxergam essa necessidade e se preparam têm um diferencial bastante relevante em uma área tão competitiva.
Saiba como implementar a inteligência de dados
A inteligência de dados pode trazer muitos benefícios para a imobiliária, mas para isso, é preciso ter um plano bem estruturado para que você consiga tirar proveito dos dados imobiliários para impulsionar os resultados .
Então, para implementar essa estratégia na imobiliária, o primeiro passo é definir objetivos e metas claras, pois isso proporciona uma direção para toda a análise de dados. Seja a melhoria na precificação, aumento das taxas de ocupação, otimização do marketing ou outros objetivos específicos, ter metas bem definidas orienta o processo.
Em seguida, é crucial coletar dados imobiliários relevantes e precisos que estejam alinhados com os objetivos estabelecidos.
Na sequência, é hora da parte mais importante da implementação da inteligência imobiliária: a análise dos dados. Nesse momento, você vai entender tendências, padrões e insights que fornecem uma visão completa da estratégia de negócios.
Com base nesses insights, a tomada de decisões se torna mais estratégica e, reduzindo o potencial de erros.
É importante destacar que a inteligência imobiliária não é um processo único. Acompanhar os dados continuamente é super importante para que essa estratégia seja realmente efetiva.
Ferramentas de inteligência de dados para usar na imobiliária
Legenda: Ferramentas de inteligência de dados ajudam a compreender o que acontece dentro da empresa.
Existem muitas ferramentas de inteligência de dados disponíveis, cada uma com suas próprias características e aplicações.
As escolhas de ferramentas podem variar de acordo com as necessidades específicas da empresa e os tipos de dados que estão sendo analisados.
Então, na hora de de escolher a ferramenta que vai ajudar sua imobiliária a atingir as metas determinadas previamente, tenha sempre em mente que essa solução precisa possibilitar uma visualização mais intuitiva do que acontece dentro da área em que ela será aplicada.
Além disso, sua equipe deve ser preparada para utilizar a ferramenta. Afinal, não adianta ter um sistema bastante avançado se sua utilização não for implantada na rotina do time e se quem vai utilizá-la não consegue entender o significado das informações.
Dentre todas as ferramentas de inteligência imobiliária, a mais recomendada para uma imobiliária é o CRM específico para esse setor.
Um bom sistema de CRM faz toda a diferença, ainda mais quando é feito sob medida para as características do setor imobiliário.
Esse tipo de sistema reúne todos os dados sobre cada cliente e os converte em informações úteis para os próprios corretores e todas as áreas de suporte.
O Arbo CRM, por exemplo, apresenta uma funcionalidade exclusiva para ter uma visão 360º do desempenho da imobiliária, conhecida como Arbo BI.
Por lá, você tem acesso às informações essenciais sobre sua carteira de imóveis, o fluxo de captação e atendimento de leads para ter uma visão completa de todo o negócio.
Com o Arbo BI você consegue fazer mais de 30 análises que vão te ajudar a tomar as melhores decisões para que a sua imobiliária cresça acima da média e deixe a concorrência para trás,
Veja alguns dados que você vai ter acesso com o Arbo BI:
- VGL, VGV e ticket médio por etapa do funil de vendas, permitindo ter maior previsibilidade dos negócios e lucros.
- Canais que trazem mais leads, permitindo adaptar a estratégia e direcionar esforços para os canais com melhor desempenho.
- Imóveis que performam melhor, facilitando o entendimento de onde é melhor alocar os recursos para maximizar os lucros da imobiliária.
- Performance do corretor, compreendendo quantos leads cada corretor está atendendo, qual é o tempo de atendimento, qual a eficácia entre corretor e negócio fechado e muito mais.
- Potencial de negócios, entendendo quantos negócios estão em cada etapa do funil, qual o desempenho de atendimento por faixa de preço de aluguel e venda, entre outras informações importantes.
Além do Arbo BI, cliente Arbo CRM conta com um aplicativo exclusivo que facilita todo o trabalho do corretor. Pelo app, os corretores podem atualizar o sistema com cadastro de novos imóveis, envio de fotos dos imóveis, cadastro de perfis de interesse de cada lead e status de cada lead direto pelo celular.
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