4 de dezembro de 2024

Como fazer networking no mercado imobiliário

networking

Um bom networking é fundamental para o crescimento de uma empresa e para o desenvolvimento de seus profissionais. No mercado imobiliário não é diferente e, por isso, você deve saber como fortalecer sua rede de contatos

Você já deve ter ouvido falar sobre networking, não é mesmo?! A construção e o fortalecimento de uma boa rede de contatos é fundamental para o crescimento de uma empresa e, também, para o desenvolvimento dos profissionais. E é claro que no mercado imobiliário essa questão não é diferente.

Se você é corretor de imóveis, precisa saber que o networking é uma ferramenta essencial para que você alcance bons resultados em suas vendas e, também, para que aumente a abrangência de sua atuação. Isso significa que, por meio de seus contatos, você pode chegar a novos clientes.

Por mais que o termo networking esteja na moda, nem sempre os profissionais sabem como realizá-lo de maneira efetiva. Dessa forma, é importante que você conheça as estratégias para fortalecer sua rede de contatos da forma correta.

Essa pode não ser uma tarefa simples, mas, com estudo e com dedicação, é possível alcançar bons resultados. Para te auxiliar, o Blog da Arbo elaborou esse artigo, no qual você vai conferir:

O que é networking?

O networking, também chamado de network, pode ser definido como a relação entre pessoas ou entre grupos que compartilham interesses pessoais e/ou profissionais. O principal objetivo de construir essa interação é realizar a troca de informações e, também, de indicações.

A relação entre pessoas ou grupos acontece, principalmente, a partir de relações e de espaços comuns. Dessa forma, é possível fortalecer o networking na faculdade, no trabalho, em cursos e muitos outros.

Uma das principais formas de iniciar ou de dar continuidade à rede de contatos é a realização de eventos, que podem ser tanto on-line quanto presenciais. Nesse caso, congressos, simpósios e encontros profissionais são bastante benéficos.

Mesmo que o networking seja essencial para a obtenção de oportunidades, você deve saber que quantidade não significa qualidade. De nada adianta ter mais de mil conexões no LinkedIn se a maioria sequer irá visualizar uma de suas mensagens.

Por isso, ao invés de direcionar seus esforços para a obtenção de números, foque na qualidade do relacionamento. Essa não é uma tarefa simples, já que é preciso engajar sua rede e sempre mantê-la atualizada.

Mesmo assim, é necessário entender a importância do networking, principalmente, para sua vida profissional.

Como fazer networking no mercado imobiliário
O networking consiste em uma relação entre pessoas e grupos que têm interesses comuns

Qual é a importância de criar uma rede de contatos?

A criação e a manutenção de uma rede de contatos é essencial para todos os profissionais, inclusive para aqueles que já estão empregados. 

Ao contrário do que muitos pensam, o networking não é uma ferramenta útil somente para quem busca emprego. Isso porque, por meio de uma rede de contatos, é possível dar início a novos projetos e, também, a novas parcerias comerciais.

A importância do networking se deve a uma série de fatores. Abaixo você confere as principais vantagens de criar e de manter uma boa rede de contatos:

Oportunidades de crescimento

Independente de sua área de atuação profissional, manter um bom networking é essencial para que você esteja atualizado sobre oportunidades de crescimento. Se você mantém sua rede de contatos informada, a probabilidade de receber boas propostas é grande.

Isso acontece, principalmente, porque seus contatos interagem com suas publicações nas redes sociais, por exemplo, e, com isso, conhecem suas habilidades.

E, se você não tem planos de sair de sua atual empresa, saiba que o networking também pode ser bastante útil. Nesse caso, entretanto, o objetivo é fortalecer a integração e a troca de informações com colegas de trabalho.

Construção de autoridade

Se você é bom no que faz e mostra isso à sua rede de contatos, pode ter certeza de que irá se tornar uma autoridade no assunto. Essa tarefa ficou mais simples com a popularização do LinkedIn, no qual todos podem compartilhar suas conquistas, suas experiências e eventos importantes de sua rotina.

A autoridade é gerada, principalmente, quando muitas pessoas reconhecem sua habilidade. E, para isso, nada melhor do que contar com o auxílio das redes sociais.

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O networking é importante para todos que buscam novas oportunidades

Mais indicações

Quando se fala em networking, uma das principais vantagens são, com certeza, as indicações. Por meio do fortalecimento de sua rede de contatos, é possível levar suas expertises e habilidades ao conhecimento de mais pessoas.

Dessa forma, fica mais simples mostrar seu talento e, com isso, conquistar admiradores. Com isso, é possível que esses contatos indiquem seu nome para novas oportunidades. Esse aspecto é bastante benéfico porque pode te dar a chance de conquistar um novo emprego ou até mesmo um novo projeto.

Diante disso, é importante que, caso seu principal objetivo seja ganhar indicações, você esteja em contato com pessoas influentes, que terão a oportunidade de recomendar suas habilidades profissionais.

Por outro lado, isso não significa que você deve ser interesseiro. Nunca aja como um personagem somente para conseguir vantagens, já que muitas pessoas percebem as atitudes e, ao contrário do que se espera, te enxergam de forma negativa.

Novos projetos e parcerias

Se você não está em busca de um novo emprego, pode pensar que o networking será inútil. Contudo, essa afirmação não é verdadeira.

Independente de sua área de atuação, é provável que você sempre esteja promovendo novos projetos ou, ainda, esteja em busca de novos parceiros – para a produção de conteúdos, para a venda de produtos e serviços, entre outros.

Dessa forma, é importante que você saiba que o networking pode ser uma ferramenta poderosa. Isso porque é por meio de sua rede de contatos que você poderá encontrar parceiros para os mais diversos objetivos.

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O networking é essencial no mercado imobiliário, especialmente para o estabelecimento de parcerias comerciais

Dicas para criar um networking eficaz no mercado imobiliário

O networking no mercado imobiliário é fundamental para o sucesso profissional de um corretor e/ou de uma imobiliária.

Para usufruir de todos os benefícios oferecidos pela rede de contatos, é importante que você saiba como criá-la e, ainda mais, como mantê-la. Veja abaixo algumas orientações:

Participe de eventos profissionais

Conforme mencionado anteriormente, os eventos profissionais são uma excelente forma de dar início ou de fortalecer o networking, especialmente porque o ambiente – on-line ou físico – estará repleto de indivíduos com interesses semelhantes aos seus.

No caso do mercado imobiliário, é importante que você, como gestor de uma imobiliária ou como corretor de imóveis, esteja presente em webinars, workshops e meetups sobre os mais diversos assuntos.

Na Arbo, a Convenção dos Campeões é uma das principais ferramentas de networking. Por meio do evento, que acontece uma vez por mês de forma on-line, profissionais de todo o Brasil têm contato com novos conhecimentos e, também, com novas pessoas, que podem representar novas oportunidades.

É importante ressaltar que, mesmo que você já esteja empregado, você deve participar de eventos profissionais. Isso porque, além de te garantir boas parcerias comerciais, os ambientes podem te proporcionar novas oportunidades futuras.

Mantenha sua lista de contatos informada

De nada adianta ter uma lista de contatos extensa se eles sequer sabem quem você é. Dessa forma, é essencial que você mostre a todos o que está acontecendo e quais são suas principais conquistas.

Você pode compartilhar os principais acontecimentos de sua vida profissional, como uma promoção ou até mesmo uma venda significativa. Entretanto, essas não são as únicas possibilidades.

Isso porque sua rede de contatos também está interessada em saber mais sobre o seu dia a dia e, dessa forma, é importante que você compartilhe alguns momentos de sua rotina, como uma reunião importante ou um presente recebido.

Como fazer networking no mercado imobiliário
As redes sociais são ótimas ferramentas para a construção de uma rede de contatos

Utilize as redes sociais a seu favor

Para manter sua rede de contatos informada, você pode – e deve – utilizar as redes sociais ao seu favor, especialmente o LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede social dedicada exclusivamente ao compartilhamento de informações profissionais e, por isso, deve ser utilizada com cautela. Você deve saber, por exemplo, que o ambiente virtual não deve ser utilizado como o Facebook e o Instagram.

Apesar de sua importância, o LinkedIn não deve ser sua única ferramenta de networking. O Instagram, por exemplo, pode ser uma excelente plataforma para se conectar com novos parceiros e, principalmente, com consumidores.

E não se esqueça do Facebook, que, a depender de seu público-alvo, pode ser benéfico. Na rede social, uma das principais indicações é participar de grupos. Se você é corretor de imóveis, por exemplo, deve participar de fóruns, comunidades e eventos que reúnam profissionais com os mesmos interesses.

Independentemente da rede social, o importante é que você compartilhe conteúdo de qualidade. Se deseja mostrar seus imóveis, deve saber como mostrá-los por meio de fotos e de vídeos, por exemplo.

Se você quer saber mais sobre como criar ou potencializar sua rede de contatos, pode conferir o vídeo 10 dicas de networking que eu uso para turbinar a carreira (além do LinkedIn), publicado no canal Finanças Femininas, no YouTube:

Como você pôde perceber, o networking é uma ferramenta fundamental para o sucesso de empresas e de profissionais de todos os ramos. Construir e alimentar uma rede de contatos pode ser uma de suas principais estratégias de venda.

Imobiliárias e corretores parceiros da Arbo Imóveis passam por constantes treinamentos para performar melhor em todas as transações. E é claro que você pode ser um dos integrantes dessa parceria de sucesso.

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autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

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1 comentário

  1. Puxa muito interessante, eu preciso muito disso sou corretor e estou precisando sair do jejum e conseguir alavancar uma venda, como conseguir

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