23 de maio de 2022

O novo consumidor do mercado imobiliário

Qual é o perfil do novo consumidor no mercado imobiliário? Descubra quais são os desafios deste público que está cada vez mais informado e exigente

Não podemos negar que a tecnologia está cada dia mais presente na vida das pessoas, interferindo, mudando, criando novas formas de relacionamento e consumo, e que isso impacta em muitos antigos modelos de venda, que precisam ser constantemente reinventados.

A interatividade está incessantemente no nosso dia a dia, e à medida que há inovação, é fundamental olharmos à frente e identificarmos as tendências deste novo consumidor  e suas relações com marcas, produtos e formas de consumo.

Para quem estamos vendendo imóveis em 2020? 

O mercado imobiliário, cada vez mais competitivo, vem passando por muitas transformações. Muitas dessas transições têm origem na mudança de comportamento dos consumidores. 

Hoje uma empresa não pode mais ignorar os sinais que seus clientes passam. O perfil do novo consumidor no mercado imobiliário é desafiador, uma vez que eles estão mais informados e exigentes.

Mundo Digital

O novo consumidor do mercado imobiliário está no meio digital. Ele busca imóveis de modo online, faz poucas visitas e prefere resolver tudo online, pelo celular. Ele quer otimizar o processo de compra, locação ou investimento, mas sem deixar de lado a segurança no serviço prestado.

Poder aquisitivo

Este novo perfil de cliente também está em uma faixa de idade diferente se comparado ao perfil de anos anteriores. Hoje o poder aquisitivo dos jovens vem crescendo muito, influenciando nesse perfil de público que compra imóveis. 

Esse grupo de compradores representam até 30% dos potenciais interessados na aquisição de imóveis na planta, e até 80% dos que ainda preferem buscar sua nova moradia com o auxílio de imobiliárias.

Informados e atentos

A confiança em marcas ou empresas muitas vezes vem da experiência e opinião de pessoas. Isso está presente no perfil do novo consumidor do mercado imobiliário, que na intenção de fazer negócios, pesquisa e se informar sobre a credibilidade do local. 

Ainda mais se considerarmos, por exemplo, que a compra de um imóvel é, muitas vezes, a principal compra da vida de um consumidor.

Atualmente é muito fácil compreender a reputação de uma empresa pelas suas avaliações em ferramentas de busca, como o Google, e em redes sociais. A confiança é distribuída, de pessoas para pessoas. 

Desta forma, é necessário trabalhar de modo sólido e sério para prestar um serviço correto e que seja valorizado por seus clientes.

Praticidade

Muita burocracia e pouca flexibilidade definitivamente não é algo atrativo para estes novos consumidores. Com a diferença na idade, mudam também as prioridades. O novo perfil prioriza comodidade, mobilidade urbana, acesso a lazer e novas experiências.

Serviços melhores

O perfil do novo consumidor no mercado imobiliário mostra que a exigência tem aumentado muito. O cliente está cada vez mais determinado, e compreende que o serviço premium, diferenciado, pode ter preços diferentes do restante do mercado.

Com o tempo, serviços que hoje são diferenciais, passam a ser comuns em todas as imobiliárias, e aquelas que otimizam seus custos conseguem abaixar preços e puxar as demais empresas a fazer o mesmo. 

Assim, o novo consumidor fez o mercado imobiliário se ajustar à ele, correndo atrás de novas alternativas e possibilidades. Os lançamentos imobiliários são cada vez mais planejados, e os condomínios contêm mais tecnologia, e quase todas as informações em um clique.

Gostou de conhecer mais sobre as principais características desses(as) consumidores que estão ganhando peso no nosso mercado? Compartilhe esse conhecimento com a sua equipe. 

E para continuar tendo acesso a soluções imobiliárias para atingir esse novo perfil, visite nossa plataforma Arbo Platform, nosso portal Arbo Imóveis e acompanhe diariamente nossas mídias digitais para informações sobre opções de venda, locação, investimento e muito mais sobre o setor imobiliário.

Postagens relacionadas

Descubra como começar a investir em imóveis

Se você deseja obter uma boa rentabilidade mensal, precisa conhecer o passo a passo de como começar a investir em imóveis. Confira o texto e saiba mais sobre o tema O mercado imobiliário é um dos mais tradicionais quando o assunto é investimento. Entretanto, muitas pessoas não se sentem seguras para iniciar no setor devido […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *