22 de fevereiro de 2024

Sua Imobiliária emite recibo de pagamento de aluguel?

Sua Imobiliária emite recibo de pagamento de aluguel?

Garanta a segurança da sua imobiliária emitindo recibo de pagamento de aluguel! Saiba mais neste artigo.

Você que trabalha com locação de imóveis deve saber a importância que o recibo de pagamento de aluguel tem, certo? Esse documento prova que a dívida está paga ao locador, e é indispensável que ele seja emitido corretamente para evitar um mal  no futuro.

Mesmo que não tenha os efeitos contábeis de uma nota fiscal, o recibo de pagamento mensal de aluguel é necessário, e caso seja feito via boleto bancário ou débito automático, estes comprovantes são usados como prova de que está tudo pago, sendo  um aliado para gerar segurança, tanto para o locatário, quanto para a imobiliária.

E nós da Arbo  queremos saber: a sua imobiliária emite recibo de pagamento de aluguel? Se a resposta for não, você já conhece plataformas que ajudam nesse processo e que estão disponíveis no mercado?

Se esse assunto te interessa, continue a leitura para aprender muito mais sobre e modernizar a gestão da sua imobiliária o quanto antes. Confira!

A importância do recibo de pagamento de aluguel

Pode parecer um documento simples de ser emitido, mas pelo contrário, além de ser muito importante para o controle da prestação quitada  pelo locatário, o recibo de pagamento precisa também ser um documento muito bem armazenado, sabia? Isso mesmo!

Isso tudo porque esse documento é o que comprova que o locatário (quem aluga o imóvel) saldou a dívida que fez com o locador (dono do imóvel). Esse comprovante serve para evitar que o proprietário  cobre novamente a dívida já paga pelo locatário, e serve como prova de quitação de débitos perante ações judiciais. 

Porque é importante guardar o recibo de pagamento?

Uma questão bem importante é que após fazer o pagamento do aluguel, o locatário deve sempre solicitar o recibo , e guardar  cuidadosamente esse comprovante por três anos…sabia disso? Ele serve como prova de quitação de débitos quando ocorrem situações de ações judiciais. 

E além disso, está previsto na Lei do Inquilinato, que serve como base para a regulamentação dos aluguéis no Brasil, o direito do inquilino de receber esse recibo de pagamento de aluguel. 

Mas ao mesmo tempo que ele possui esse benefício, ele também tem o dever de, por conta própria, guardar a nota e outros comprovantes de pagamentos que certifiquem que ele cumpriu as obrigações contratuais, como por exemplo as taxas condominiais, as contas de água e faturas de energia.

O fornecimento dos recibos e comprovantes são responsabilidade do locador. Não fornecê-los representa uma infração contratual, que pode acabar em punição, conforme esteja previsto em contrato. 

Automatize o serviço de recibo de pagamento de aluguel

Bom,  não é a primeira vez que comentamos aqui no blog que para o setor imobiliário, um bom investimento de tempo na rotina administrativa pode fazer toda a diferença nos planejamentos e resultados mensais. Você concorda com isso?

Sabendo disso, e entendendo o quão importante é ter um recibo de pagamento de aluguel, nós não podemos deixar de falar sobre a Plataforma Superlógica. Ela é um sistema integrado de gestão empresarial  capaz de controlar todas as operações da sua imobiliária. Um verdadeiro tudo em 1 que vai fazer decolar o nível da sua gestão. 

Contrate um sistema de gestão financeira – Plataforma Superlógica

Além de fazer a emissão de recibo de pagamento de aluguel, com a Plataforma Superlógica você também consegue simplificar o processo de emissão de boletos e ainda garante tarifa única, cobrada apenas na liquidação.

Isso significa que, ao contratar o serviço, você vai ficar tranquilo em relação às várias questões que envolvem a gestão imobiliária, especialmente sobre o recibo de pagamento. E sabe o que é melhor? É tudo 100% automático! 

Para você entender um pouco sobre esse processo, veja este exemplo: por meio do Arbo ERP a sua imobiliária gera  o boleto  para disponibilizar ao locatário para  pagamento. Em seguida, a imobiliária processa o retorno, lança o repasse no sistema e programa o pagamento para os proprietários.

Tudo pelo App Owli 

É importante destacar que todo esse processo de emissão de recibo de pagamento, e demais serviços fornecidos pela plataforma da Arbo ERP ocorre no aplicativo Owli. Ele é um app que foi desenvolvido para locatários e proprietários que está transformando a forma tradicional de alugar imóveis no Brasil.

Se você nunca ouviu falar sobre o aplicativo, com o Owli você pode:

  • Assinar documentos eletronicamente;
  • Acessar extratos e histórico de repasses;
  • Gerar 2ª via de boleto e históricos de cobranca;
  • Abrir, aprovar e acompanhar pedidos de manutenções;
  • Ter acesso ao chat exclusivo com imobiliárias;
  • Conferir informações do vencimento do contrato;
  • Emitir informe de rendimento;
  • Solicitar negociação de dívida;
  • Ser informado sobre todos os seus imóveis locados, entre outros.

Agora você entende como é importante emitir corretamente o recibo de pagamento e contar com a tecnologia para te ajudar nisso? Estamos certos de que com as dicas desse post, você vai,  de forma bastante simples e prática, comprovar o recebimento do pagamento. 

E agora que você sabe tudo sobre esse assunto, não deixe de ver muitos outros conteúdos do blog da Arbo em primeira mão sobre dicas e novidades do mercado imobiliário. Não fique de fora!

João Pedro Binatto

Sua Imobiliária emite recibo de pagamento de aluguel?

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

dicas de negociação e venda de imóveis

5 dicas de negociação e venda para corretores de imóveis

Quer melhorar suas habilidades de negociação e venda. Veja aqui algumas boas práticas para evoluir no contato com o consumidor! Corretores de imóveis precisam estar sempre em busca de capacitação para aperfeiçoar seu desempenho em negociação e venda. Isso é ainda mais importante em um momento de transição no mercado imobiliário, em que a transformação […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *