19 de maio de 2022

Negócios imobiliários: como começar a empreender

Se você se interessa por negócios imobiliários, que tal saber mais sobre o setor? Nesse texto você irá descobrir como começar a empreender e, também, irá conhecer a história de Manoel Neto, CEO da Arbo Imóveis

O mercado imobiliário é um dos principais setores da economia brasileira. Em 2020, mesmo com a pandemia de covid-19, apresentou crescimento expressivo e trouxe bons resultados para imobiliárias, incorporadoras e construtoras. Diante desse cenário, é possível afirmar que os negócios imobiliários estão bastante aquecidos.

Com o mercado em expansão, é comum que surjam, além de novos desafios, novas oportunidades. Dessa forma, muitas pessoas veem uma chance de colocar em ação um plano empreendedor.

O mercado imobiliário precisou se adaptar aos novos comportamentos e às novas necessidades dos clientes e, assim, teve de adotar métodos tecnológicos para atender às demandas. Apesar disso, a inovação é um processo constante, o que faz com o setor precise, todos os dias, estar atento às novas ferramentas.

Diante desse cenário, é possível afirmar que as oportunidades para quem deseja empreender no setor são vastas. As possibilidades de criação de produtos e serviços para a solução de problemas imobiliários são infinitas e, se você deseja começar sua empresa de negócios imobiliários, esse é um ótimo momento.

Para que você tire suas ideias do papel e colocá-las em prática, é importante estar totalmente informado sobre o mercado, sua situação atual e, é claro, seus principais problemas – uma vez que é a partir deles que você pensa em soluções. Além disso, é muito importante pesquisar sobre cases de sucesso, visto que se espelhar em boas referências pode fazer toda a diferença.

Nesse texto, portanto, você vai conferir:

A situação do mercado imobiliário brasileiro na atualidade

Ao contrário do que muitos especialistas esperavam, a pandemia de covid-19 afetou positivamente o mercado imobiliário brasileiro. Com as mudanças de comportamento, o setor ganhou novas demandas e, assim, conseguiu crescer mesmo em um ano atípico como o de 2020.

Com as recomendações de distanciamento e de isolamento social, o imóvel se tornou o local mais seguro para se estar. Dessa forma, casas e apartamentos ganharam novas funções além da residencial.

Se antes o indivíduo passava mais tempo fora do imóvel, seja no trabalho ou na faculdade, por exemplo, agora passa boa parte do seu dia no interior. Isso porque diversas atividades foram transferidas para o ambiente residencial, que se tornou, inclusive, o escritório de muitos brasileiros.

Apesar de importante, esse não foi o único fator que impulsionou a mudança de perfil e de comportamento dos clientes do mercado imobiliário. Outro aspecto determinante para os bons resultados do setor foi a redução das taxas de juros dos financiamentos de imóveis.

Em 2020, a taxa básica de juros, a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) atingiu patamares extremamente baixos, tanto que o número foi considerado histórico. Para se ter uma ideia, a Selic terminou o ano de 2020 em apenas 2%.

Em março deste ano, entretanto, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, se reuniu e alterou o valor da Selic para 2,75%. Mesmo com o aumento, a taxa ainda está em um nível baixo, o que favorece a contratação de financiamentos imobiliários.

A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) apontou que, de janeiro a setembro de 2020, o Brasil somou mais de R$ 78,8 bilhões em empréstimos destinados à compra e à construção de imóveis. O resultado mostra um aumento de mais de 44% em relação ao mesmo período de 2019.

negócios-imobiliários

A soma dos fatores apresentados acima e de outras questões culminou em um boom do setor. De acordo com dados do estudo Indicadores Imobiliários do 3º trimestre de 2020, quase 129 mil novos apartamentos foram vendidos no Brasil entre janeiro e setembro do ano passado.

O levantamento, que foi realizado pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com Brain Inteligência Estratégica), mostrou um aumento de 8,4% no número de vendas em 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

Mesmo com o aumento da taxa Selic, o mercado imobiliário deve seguir seu ritmo de crescimento em 2021, no qual os especialistas preveem resultados ainda melhores. Dessa forma, é possível afirmar que existem novos desafios e problemas a serem solucionados e, com isso, oportunidades de criar novas soluções.

E é exatamente nesse ponto que muitas pessoas estão investindo. Ao aliar a vontade de empreender ao excelente desempenho do setor, é possível se inserir nos negócios imobiliários.

Quer saber quais são as principais características de um bom empreendedor? O vídeo Empreendedorismo – 10 características do empreendedor, publicado no canal do Sebrae SP, no YouTube, pode te ajudar:

Negócios imobiliários: saiba como começar a empreender

Para iniciar sua carreira nos negócios imobiliários, é importante estar atento à realidade do mercado e às possibilidades que o setor oferece. Por isso, é necessário que você tenha o máximo de informações e de conhecimento sobre o tema.

Nesse tópico do texto, o Blog da Arbo irá mostrar algumas dicas para que você comece a empreender no mercado imobiliário da forma correta.

Pense como um empreendedor

Se você deseja se inserir nos negócios imobiliários, precisa, definitivamente, pensar como um empreendedor. Dessa forma, é importante pesquisar e coletar informações sobre cases de sucesso.

Além de serem excelentes referências, esses profissionais podem despertar o espírito empreendedor que existe em você. Ademais, é possível que você comece a pensar em um negócio a partir de uma empresa que já existe, então a pesquisa é um ponto fundamental.

Tenha atitude

De nada adianta querer começar a empreender se não há atitude, especialmente em um setor competitivo como o mercado imobiliário. Para isso, o primeiro passo é elaborar um plano de ação.

Crie um planejamento e se comprometa

E é exatamente no momento de elaborar um plano de ação que você precisa se preocupar com o planejamento. Dar vida a um novo negócio não é algo simples e, por isso, você deve se dedicar a cada etapa.

No início, é importante listar todas as suas ideias e as suas condições, incluindo as financeiras. 

Entretanto, mais importante do que planejar é se comprometer com seu futuro negócio. Assim, é necessário que você estabeleça pontos de ação e, também, datas.

Esteja atento aos problemas do setor

Por último, mas não menos importante, é fundamental que você conheça os principais problemas do mercado. Isso porque é a partir deles que você irá pensar no seu modelo de negócios imobiliários.

Nunca se esqueça de que, onde há problemas e desafios, há oportunidades de solução. E é exatamente nesse ponto que você irá encontrar possibilidades para começar a empreender.

Nunca pare de estudar

É possível que você tenha conhecimento sobre o mercado imobiliário. Entretanto, os negócios mudam todos os dias, especialmente em decorrência das mudanças de perfil e de comportamento dos consumidores.

Por se tratar de um setor extremamente dinâmico, você deve estar sempre atento. A verdade é que conhecimento nunca é demais e, quanto mais você souber, mais capacidade terá de propor produtos e serviços que tragam soluções para problemas do mercado.

negócios-imobiliários

Manoel Neto: um case de sucesso do setor imobiliário

Se você quer começar a empreender nos negócios imobiliários, é importante que conheça cases de sucesso. 

Manoel Gonçalves Neto, cofundador e CEO da Arbo Imóveis, trabalha com o mercado imobiliário há mais de 14 anos e, com o desejo de transformar o setor e de realizar seu sonho de empreender, fundou o marketplace em 2017.

Entretanto, a história de Manoel com o mercado imobiliário não começou com a Arbo. Enquanto cursava Administração na UEL (Universidade Estadual de Londrina), o empreendedor Endeavor se interessou pelo setor e percebeu que, se abrisse uma imobiliária, iria enfrentar os mesmos problemas que as demais empresas da cidade. 

Dessa forma, Manoel decidiu que precisava criar algo diferente do que já existia para se destacar no mercado imobiliário de Londrina. Foi nesse contexto que decidiu lançar uma escola para corretores. 

O CEO da Arbo conta que foi o primeiro professor e o primeiro corretor da escola. Com o passar dos dias, começou a aplicar técnicas que aprendia em livros estrangeiros e alcançou excelentes resultados em vendas. 

Com as vendas, Manoel alugou um escritório e o negócio começou a tomar forma. Esse foi o embrião da Arbo Imóveis, uma das principais startups do mercado imobiliário do sul do Brasil.

O podcast Pioneiros, produzido pela Forever Capital, escritório contratado pelo BTG Pactual, conta toda a trajetória de Manoel no setor. Ouça o podcast abaixo, conheça a história do CEO da Arbo e se inspire para a criação de seus negócios imobiliários:

Você já conhece a Arbo?

A Arbo Imóveis é um marketplace do mercado imobiliário, que tem como objetivo facilitar transações para todos. Isso significa que a empresa age para desburocratizar processos para todos os envolvidos, como corretores e gestores de imobiliárias, além de compradores e locatários.

Fundada em 2017, a Arbo conta com inúmeros produtos e serviços para atender seus clientes. O portal de imóveis é um dos principais do Brasil e ajuda, há mais de quatro anos, pessoas de todo o Brasil a encontrar a casa ou o apartamento ideal. 

Se você deseja investir em um imóvel, acesse o Portal da Arbo e encontre a opção ideal. Entre em contato com um de nossos especialistas para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível.

Além disso, se você deseja realizar o sonho empreendedor de se inserir nos negócios imobiliários, pode contar com a Arbo. Conheça nossos produtos e serviços!

Postagens relacionadas

comprar e alugar passo a passo arbo

Comprar e alugar na Arbo: veja o passo a passo

Se interessou por um imóvel da Arbo? Então você precisa conhecer o passo a passo para comprar e alugar conosco! Nossos processos são simples, práticos e sem burocracia. Confira A Arbo Imóveis é uma empresa que tem o objetivo de facilitar transações imobiliárias para todas as pessoas envolvidas nos processos. Por isso, se você se […]

assinatura-digital-em-contratos-imobiliarios

Conheça a assinatura digital em contratos imobiliários

O processo de compra, venda e locação de imóveis pode parecer complexo. Entretanto, é possível contar com mecanismos que desburocratizam as ações, como a assinatura digital em contratos imobiliários A transformação digital já é uma realidade em diversos setores da economia. E no mercado imobiliário não é diferente. Com o objetivo de facilitar e desburocratizar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *