28 de abril de 2024

Veja 6 dicas de decoração para deixar a sua kitnet impecável 

kitnet impecavel

Muita gente fica em dúvida na hora de decorar uma kitnet,  com medo de sofrer com falta de espaço, já que se trata de um apartamento menor e que na maioria das vezes tem a sala, o quarto e a cozinha em um único ambiente.

O espaço reduzido às vezes se torna um obstáculo que pode comprometer as tarefas do  dia a dia, principalmente se o morador não sabe se organizar e acaba acumulando móveis e objetos desnecessários. Isso pode tornar o ambiente desconfortável e complicar a vida de quem vive neste imóvel.

Por isso, é preciso ter muita atenção e cuidado ao decorar um ambiente compacto como uma kitnet. E para te ajudar nessa missão, a Arbo separou 6 dicas que com certeza vão te dar uma luz nesse processo, afinal, não é porque você mora em um local menor que não precisa ter um décor todo especial, concorda?

Confira neste post as estratégias que vão deixar o seu espaço muito moderno e mais aconchegante! 

1. Setorize e crie ambientes em sua kitnet 

A nossa primeira dica é fazer uma setorização.. mas como assim? Bom, você precisa separar uma área exclusivamente para a cozinha e que deve compor móveis e utensílios apenas este cômodo, e assim por diante, entendeu?

Caso tenha área de lavanderia, mantenha ali todos os produtos e itens para este ambiente. Principalmente depois da pandemia, muitas pessoas estão trabalhando de casa, então é válido pensar em um cantinho de estudo com uma pequena estação de trabalho também.

Você deve estar pensando que isso pode pode parecer impossível ou inviável, mas mesmo em uma kitnet, com seus trinta metros, você consegue criar ambientes distintos, ok? A dica para fazer essa setorização é usar cortinas ou um painel de madeira para separar móveis como, por exemplo, a cama do restante do cômodo. 

Essas divisórias permitem que você tenha uma decoração mais aconchegante. E não esqueça que quando for escolher os móveis para o seu cantinho, pense sempre no aproveitamento do espaço, e procure pelas peças que de fato te ajudarão com isso. 

E falando em aproveitamento do espaço e móveis, a próxima dica tem tudo a ver com isso.. confira!

2. Invista em móveis que podem ser usados para diversas funções

<strong>Veja 6 dicas de decoração para deixar a sua kitnet impecável </strong>

Móveis que possuem mais de uma função, como uma cama que possui gavetas, por exemplo, ou um armário que também serve como mesa, são outra ótima opção para que você não precise encher o lugar com móveis e, assim, ele possa parecer mais espaçoso, e ao mesmo tempo tenha conforto.

Uma mesa de jantar que também pode ser estação de trabalho ou balcões que servem tanto para guardar utensílios como também para apoiar eletrodomésticos, também são uma ótima alternativa para criar essa amplitude no ambiente.

Comece o planejamento da compra dos móveis pelos elementos maiores (cama, sofá, mesa, guarda-roupa, balcão, armários), sempre focando no essencial para você. Se você prioriza conforto, não adianta comprar um sofá-cama apenas para aproveitar melhor o espaço.

E vale reforçar também que ao procurar por móveis inteligentes ou criá-los, avalie a sua utilidade e estética. Preste atenção quanto a sua durabilidade e se realmente vai valorizar o seu espaço. 

Pode acontecer de, ao pensar em um móvel que desdobre, dobre, guarde, puxe, ou seja multifuncional, acabe atrapalhando ainda mais a circulação no espaço, então, fique atento (a) em todos estes pontos, ok?

3- Escolha dos eletrodomésticos

eletrodomesticos

Na hora de comprar eletrodomésticos, vale aqui a mesma regra dos móveis, pensando no que é essencial e começando pelos equipamentos maiores: nesse caso, a geladeira. Uma dica é dar preferência para modelos que sejam mais “finos” e altos. 

Já para lavar as roupas, se possível, opte por uma lava e seca, pois além de ser mais prática, você não vai precisar dedicar espaço para secagem das roupas. Como têm modelos muito bonitos, não é preciso nem mesmo um cantinho para a lavanderia.

Outra opção que pode ajudar a economizar espaço é o uso de cooktop no lugar do fogão, pois isso libera espaço para ter mais armários na cozinha. Você ainda pode ter um forno elétrico pequeno na parede ou sobre o balcão.  Ainda na cozinha, gastos que fazem toda a diferença são depurador e airfryer, já que enfumaçar o apartamento ou deixá-lo engordurado é muito simples, e não é uma boa prática dentro de uma kitnet. 

4- Escolha bem as cores da sua kitnet 

A cor é uma das principais responsáveis por dar vida ao seu apartamento. Se você mora em um espaço menor, ainda vai morar ou está reformando, saiba que as cores não tem somente a capacidade de mudar o seu humor, mas também pode trazer a sensação de um espaço maior, perfeito para um imóvel como uma kitnet!

E quanto a usar outras cores? Arquitetos afirmam que uma ótima aposta tem sido em tons vibrantes para as paredes. Para dar destaque em pontos específicos aposte também em itens de decoração coloridos. E caso queira sair do monocromático ou dar destaque para algum cantinho especial, como por exemplo, alguma parede específica, solte a sua imaginação!

Mas para aqueles que preferem algo mais discreto, não esqueça que os tons neutros têm esse poder de causar uma sensação ainda maior de amplitude no local. Então, se este for seu objetivo, separamos aqui duas opções de cores que podem ficar perfeitas na sua nova casa, confira:

  • Branco: O  branco é a cor clara mais tradicional para trazer a sensação de amplitude à kitnet. Ela é capaz de refletir a luz natural que entra pela janela ou a artificial instalada no ambiente, e com isso, o cômodo parece muito maior do que é.
  • Bege e marrom: Entre as cores neutras mais usadas estão também o bege e o marrom. São tons que nunca saem de moda e se adaptam em qualquer ambiente. Para que o lugar fique harmônico, planeje todas as cores que serão utilizadas.

5 – Tente aproveitar cada espaço e cuidado com a acumulação

Quando se trata de decorar um ambiente compacto, nesse caso a kitnet, cada espaço desse ambiente importa. Por isso, aproveitar cada canto do imóvel ocupando com tudo o que for realmente necessário para suas tarefas cotidianas ou com objetos de decoração é extremamente necessário. 

Além disso, a organização deve ser impecável para garantir a disposição correta dos móveis no espaço. Para que menos possa ser sempre mais em pouco espaço, isso depende muito da consciência do morador. Esse senso de entender o que realmente é importante ter dentro de casa, ou não, é extremamente importante para que você não seja acumulador, e use apenas o essencial.

6 – Tenha a natureza como sua aliada

Por ser um espaço bem pequeno, muitos arquitetos sugerem a inclusão de plantas. Caso tenha uma abertura, como uma janela pequena, é válido procurar espécies que se adequem a ambientes que não possuem tanta iluminação natural e ventilação. A ação de colocar um ‘verdinho’, traz vida, energia e motivação, além de deixar o ambiente mais aconchegante e vivo.

Além disso, as plantas ajudam a purificar o ar, é um ótimo jeito de deixar a decoração ainda mais bonita. Entre as espécies mais cultivadas em apartamento, estão a Lança de São Jorge, Rosa de Pedra (Echeveria), mini cactos, Zamioculca, Antúrio, Jiboia, Bromélia, entre outras.

E aí o que achou das dicas da Arbo para deixar sua kitnet impecável? Compartilhe este post com quem também precisa de ajudinha para deixar a casa mais confortável e bonita! 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

como funciona o financiamento imobiliário

Descubra como funciona o financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma das formas mais fáceis de atingir o objetivo da casa própria. Veja como funciona essa modalidade de crédito. Quando tomamos a decisão de comprar uma casa ou um apartamento, uma das principais fontes de dúvidas é quanto às formas de pagamento. Quem não tem muita familiaridade com o tema pode […]

troca de apartamento

Troca de apartamento: quais são os cuidados?

Se você deseja realizar a troca de apartamento, precisa se certificar de que o novo imóvel é uma boa opção. Nesse texto você vai verificar tudo que precisa ser analisado antes da negociação e da mudança É possível que você já esteja cansado de morar no mesmo imóvel após muitos e muitos anos. Por isso, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *