29 de novembro de 2021

Limpeza de banheiro: confira 5 truques

cômodo limpo após a limpeza de banheiro

Quer conhecer alguns truques de como realizar uma boa limpeza em seu banheiro e mantê-lo em ordem? Confira as dicas da Maria Brasileira, empresa especializada em limpeza e cuidados. Boa leitura!

Uma casa bem limpa e arrumada é absolutamente fundamental para vivermos bem. Realizar limpezas rápidas durante a semana é de grande ajuda para manter sua casa cheirosa, organizada e livre de fungos ou bactérias. E por mais agradável que seja ouvir sua playlist favorita enquanto espana uma estante, eventualmente teremos que enfrentar um desafio mais pesado: a limpeza de banheiro.

Definitivamente o banheiro é um dos cômodos mais importantes quando se trata de limpeza e de higiene. Por conta do vapor e do excesso de umidade, esse é o cômodo que mais acumula mofo, além de ser um paraíso das bactérias. 

Saber como realizar a limpeza do banheiro é uma arte e a boa notícia é que com materiais simples você conseguirá higienizá-lo com perfeição.

Como realizar uma limpeza de banheiro?

Vamos começar pelo fundamental: os equipamentos de limpeza. Não há necessidade de buscar super-produtos, uma vez que você vai precisar de itens básicos, tais como: água sanitária, vinagre, detergente neutro, desinfetante perfumado, esponja (de cozinha) e uma escova sanitária. 

Também é interessante separar dois tipos de panos: um com fibras finas e um pano de chão comum. O pano de chão comum servirá para remover a primeira camada de limpeza e o de tecido fino para dar acabamento e brilho.

materiais necessários para a limpeza de banheiro
Antes de iniciar a limpeza de banheiro, reúna todos os materiais necessários

1. Tome cuidado com os produtos de limpeza

Por mais simples que sejam, os produtos que você for utilizar em uma limpeza sempre oferecem algum tipo de risco aos móveis. Certifique-se de que o local onde ele será aplicado não apresenta nenhum tipo de reação adversa antes de executar a limpeza. 

Nós recomendamos que você aplique o produto em uma parte pequena e não visível do seu móvel na testagem. Deixe o produto agir por alguns minutos, limpe e verifique se não ocorreram manchas ou desgastes incomuns.

Normalmente os detergentes comuns ou uma barra de sabão natural não oferecem perigos, mas o uso de desinfetantes ou produtos à base de cloro tem um risco significativo de deixar manchas indesejáveis. 

Redobre o cuidado com vidros, acrílicos, peças de madeira e de plástico, já que esses materiais não costumam reagir bem a qualquer tipo de produto químico.

2. Tenha em mãos um checklist da limpeza

Se distrair na limpeza e pular uma etapa sem querer é algo bastante comum durante a faxina. Por esses e outros motivos é muito importante ter um checklist em mãos do que você planeja limpar no dia. 

Para facilitar sua vida, vamos fornecer um guia geral das etapas de limpeza de banheiro para você acompanhar com seu celular:

  1. Retire o lixo;
  2. Guarde itens de higiene pessoal (escovas e pastas de dente, escovas de cabelo, etc.);
  3. Comece limpando os azulejos da parede. Use bastante detergente e um pouco de água sanitária diluída em água;
  4. Ensaboe e esfregue o chão do banheiro com a mistura de detergente e água sanitária diluída em água. Não se esqueça dos ralos;
  5. Higienize o vaso sanitário e as pias com essa mesma mistura;
  6. Limpe vidros, vitrôs e o box do banheiro usando apenas detergente ou sabão;
  7. Enxágue tudo com água e seque com o pano de chão;
  8. Passe um pouco de desinfetante no pano e dê acabamento.

É muito importante que você faça várias pausas para tomar água e respirar durante a limpeza. Não é nada saudável inalar o cloro da água sanitária por um longo período de tempo. 

cuidados com o box na limpeza de banheiro
Ao realizar a limpeza de banheiro, você deve ter cuidado com o box

3. Cuidados especiais com o box do banheiro

Dependendo do material do seu box, é possível que ele fique sujo ou manchado com maior facilidade. Nesse caso nós temos uma dica especial para te auxiliar na limpeza. Escolha uma dessas três soluções e coloque as mãos na massa:

  • Opção 1 – Faça uma solução de vinagre: misture meia xícara de vinagre com quatro litros de água e mexa bem.
  • Opção 2 – Use produtos de limpeza não abrasivos: o  famoso detergente neutro é o maior aliado dessa limpeza, mas é importante que você evite produtos que sejam a base de água sanitária.
  • Opção 3 – Faça uma solução de bicarbonato de sódio: misture uma xícara de bicarbonato de sódio com 200 ml de água e uma colher de sopa de detergente. Mexa bem até formar uma pasta.

Escolha uma das soluções de limpeza acima e uma esponja não abrasiva de sua preferência. Use uma esponja de fibra azul – específica para limpeza de vidro – ou uma esponja vegetal. O importante é tomar cuidado para não riscar a superfície do box. Siga o passo a passo abaixo para efetuar a limpeza:

  1. Umedeça a esponja com o limpador escolhido;
  2. Esfregue delicadamente de um lado para o outro;
  3. Siga um padrão de esfregadas para não deixar sujeira para trás;
  4. Enxague e lave a esponja durante a limpeza;
  5. Use a “duchinha do banheiro” para enxaguar o box. Caso não tenha, use uma esponja limpa e um balde de água para enxaguar.

Caso alguma mancha persista em não sair, basta ter paciência. Aplique a mistura de bicarbonato de sódio na área da mancha e deixe agir por 10 minutos. Depois é só passar um pano seco seguido de um pano úmido. Repita a ação até que a mancha desapareça.

banner e-book casa e decoração

4. Como higienizar o vaso sanitário 

Calce sua melhor luva emborrachada e vamos ao trabalho. Esse é o equipamento da casa que mais requer cuidados e manutenção, principalmente por acumular muitos micróbios e bactérias. 

Um ponto importante é o acúmulo de minerais na parte interna do vaso, que, com o tempo, podem acabar ocasionando manchas amareladas.

Para realizar a primeira limpeza, dilua duas colheres de sopa de detergente e 100 ml de água sanitária em meio litro de água. 

Utilize uma escova de nylon ou sanitária para limpar toda a superfície da cerâmica e uma esponja de cozinha velha para limpar o assento e a tampa do vaso. Esfregue todos os cantinhos com muita atenção.

Caso haja manchas amareladas em seu vaso, há uma mistura natural muito eficaz para resolver esse problema. Despeje uma xícara de vinagre no vaso e deixe agir por 10 minutos. Dê descarga e esfregue bem ao mesmo tempo. 

Se a mancha persistir, despeje uma xícara de bicarbonato e duas xícaras de vinagre diretamente na mancha. Deixe agir por 10 minutos e limpe com água corrente.

higienização do vaso sanitário durante a limpeza de banheiro
Uma das principais ações da limpeza de banheiro é higienizar o vaso sanitário

5. Aumente a frequência de pequenas limpezas

Ações simples como aplicar detergente sanitário ou pendurar uma pedra sanitária é uma solução prática para deixar o ambiente com bons odores. Uma dica para a pedra sanitária é, ao invés de pendurá-la na borda do vaso, deixá-la suspensa dentro do reservatório de água. 

Caso você tenha um vaso que permita a remoção da tampa de cerâmica, essa solução vai aumentar a vida útil da pedra, pois diminui o desgaste causado pelos jatos da descarga de água.

Tenha atenção especial no pós-uso da sua pia do banheiro. Após escovar os dentes, certifique-se de que não há vestígios de pasta na parte interna ou nas bordas da cerâmica. Essa atenção também é importante ao assoar o nariz ou ao pentear o cabelo.

Deixe o banheiro sempre seco para evitar o surgimento de mofo em estantes ou na parede. Após banhos quentes basta deixar portas e janelas abertas para deixar o vapor escapar, evite deixar o ambiente fechado para não acumular umidade. 

Confira se a pia está seca após o uso ou a limpeza. Evite deixar toalhas molhadas penduradas no banheiro, pois, quando a água evaporar, ela se condensará nas paredes ou nos móveis.

A Maria Brasileira

Parceiros da Arbo Imóveis, nós somos a Maria Brasileira, a maior rede de limpeza e cuidados do Brasil. Nosso propósito é facilitar o dia a dia das pessoas com simplicidade no agendamento, qualidade na limpeza e muito carinho no atendimento.

A Maria Brasileira possui mais de 350 unidades em todos os estados do país. Chancelada em 2018, 2019 e 2020 com o selo de Excelência em Franchising pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), trabalhamos para garantir a sua satisfação em todas as etapas de uma boa limpeza.

Acesse nosso site e agende uma limpeza com R$ 10,00 de desconto usando o cupom BLOG10!

Conheça nosso projeto social

O Olhar de Maria é uma associação sem fins lucrativos idealizada pela rede de franquias Maria Brasileira. O projeto surgiu com o intuito de contribuir com a classe de profissionais de limpeza, que, muitas vezes, não conseguem suprir as suas necessidades e, também, realizar sonhos.

Postagens relacionadas

vender um apartamento financiado

Como vender um apartamento financiado? Descubra tudo!

Se você está precisando vender um apartamento financiado, confira no nosso blog todos os detalhes sobre este tipo de transação imobiliária.  Em momentos de crise econômica, muita gente acaba sendo pega de surpresa e precisa vender um apartamento financiado. Também há quem faça esse tipo de transação para aproveitar outras oportunidades mais interessantes no mercado. […]

papel-de-parede-de-sala-de-jantar

Saiba escolher um papel de parede para sala de jantar

Se você quer dar uma repaginada na sala de jantar de sua casa sem fazer reformas ou pinturas, fique com a gente. Nesse artigo você irá aprender a escolher um papel de parede para sua sala de jantar. A decoração de um cômodo ou da casa inteira não precisa ser algo difícil. Você não precisa, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *