24 de novembro de 2024

Home Staging: Expectativas x Realidade

Home-Staging

Se você já conhece a ferramenta de marketing imobiliário Home Staging, deve saber que esta ferramenta é considerada a mais efetiva do mercado imobiliário devido a inúmeras vantagens, sendo uma das mais relevantes na potencialização e valorização de imóveis. 

Quando estou apresentando este serviço aos meus clientes, um certo grau de expectativa é criado naturalmente devido ao que estão escutando a respeito de benefícios do home staging para comercializar imóveis. E, em meio dessa ansiedade, outros fatores que envolvem a comercialização são desconsiderados, como a precificação, divulgação, cooperação dos proprietários entre outros, apostando-se somente no trabalho do home staging. 

Em função disso, resolvi falar um pouco sobre expectativas e realidades colocadas em cima do serviço de home staging, visto que esta semana escutei novamente a pergunta que não cala: 

– Após o serviço e investimento você garante que o imovel será vendido em dois meses? 

Não fiquei surpresa com a pergunta. Não foi a primeira vez, nem será a última vez, todos criam uma grande expectativa ao redor desta ferramenta de marketing imobiliário chamada Home Staging, o que é absolutamente normal.

Então eu respondo: 

Eu garanto o sucesso da comercialização até onde diz respeito ao meu serviço de Home Staging. Garanto que o meu serviço causará grande impacto e irá atrair compradores e impulsionar a comercialização. Porém, para que este serviço complexo tenha efeito, todas as partes envolvidas precisam estar comprometidas 100% durante a comercialização do imóvel, pois existem vários fatores pós-staging que contribuem para o sucesso da venda. 

“Home Staging faz mágica em imóveis, mas não opera milagres.” Expectativas X Realidade 

Profissionais (corretores) 

Expectativa 

Vender o imóvel entre 2 – 3 meses somente com o serviço de home staging. 

Após o serviço não é necessário investir em fotografia/vídeo profissional. 

A remuneração do home stager só é efetuada após a comercialização. Caso haja necessidade de mobiliário e acessórios o stager providência sem custos para o proprietário. 

Realidade  

O prazo da comercialização é reduzido em até 70% desde que todos os fatores que envolvem a comercialização sejam empregados. É fundamental trabalhar o marketing digital do imóvel após o home staging (fotografia/vídeo profissionais) a fim de atrair a atenção do comprador. Isto permite que ele se conecte e consiga se visualizar morando no imóvel antes mesmo da primeira visita presencial. 

O home stager é remunerado ao iniciar o serviço ( a negociação. forma de pagamento, cabe a cada profissional decidir como será tratada com seus clientes ). 

Caso haja necessidade em adicionar mobiliário/acessórios, este serviço é adquirido/locado ou consignado pelo proprietário ou investidor. 

Proprietários 

Expectativa  

Vender o imóvel em 2 ou 3 meses após a conclusão do staging. O stager é responsável pela comercialização do imóvel. Após a conclusão do staging e fotografia, não é necessário manter o imóvel arrumado. 

Realidade  

A probabilidade de um imóvel ser comercializado em 2, 3 meses ou menos, dependerá do nível de comprometimento e colaboração dos proprietários e do trabalho dos corretores. 

O responsável pela comercialização do imovel é o corretor de imóveis. É primordial manter o imóvel arrumado após a conclusão do staging para não anular a expectativa do comprador. Obs. 30 segundos é o suficiente para cativar o interesse dos possíveis compradores após entrar em um imóvel. E isto é fato no mercado imobiliário. 

Resumindo: Home Staging é uma ferramenta de marketing poderosa que está disponível para favorecer o proprietário, o comprador e o corretor de imóveis. Pois o foco desta conceituada técnica é trazer os melhores atributos de uma residência, criando uma atmosfera agradável para que compradores sintam-se bem à vontade ao ponto de se imaginar morando no imóvel em que estão visitando. 

Home Staging além de oferecer uma vantagem comercial em relação a outros imóveis, alcança um valor de revenda mais elevado e reduz o número de dias que os imóveis permanecem no mercado. 

Então, vamos falar sobre home staging para fazer a mágica da venda acontecer no seu imóvel? 

Até a semana que vem!

Susana Damy


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autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

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