30 de abril de 2024

3 dicas para a comercialização de imóveis residenciais

comercialização-de-imóveis-residenciais

Se você está vendendo a sua casa e ainda mora nela, antes de qualquer ação a ser tomada, pense primeiro que a sua casa deve estar impecável para enfrentar o competitivo mercado imobiliário. Saiba nesse texto tudo sobre a comercialização de imóveis residenciais!

Comercialização de imóveis residenciais: como você pode fazer isso sem quebrar o seu orçamento? 

Quando você escuta que é preciso reformar para vender bem e pelo melhor preço de mercado, nem sempre esta é a melhor ação a ser tomada. As reformas são estressantes e dispendiosas. Por isso faça um levantamento do quanto você poderia disponibilizar a fim de torná-la atrativa aos potenciais compradores com pouca intervenção. 

Sabe-se que imóveis devem estar absolutamente perfeitos para vender mais rápido e pelo melhor valor de mercado, porém certas reformas são desnecessárias para você alcançar este objetivo.

Por esse motivo, aplicar técnicas de Home Staging, a mais efetiva ferramenta de marketing imobiliário para se comercializar imóveis, é a melhor solução que você tem para destacar e acelerar a venda. 

Para ajudá-lo na comercialização de imóveis residenciais, estou pontuando três passos fundamentais de Home Staging que irão alavancar a comercialização, chegando a acelerar em até 70%.

Primeiro passo: 

Organizando a desorganização 

– A primeira recomendação que eu sempre falo aos meus clientes, é reduzir a “bagunça”, “a desorganização nossa de cada dia”. 

Este passo pode ser um processo difícil para muitas pessoas, e por este motivo mudar a nossa mentalidade é de grande importância antes de começar a pensar na organização. Pense no seu objetivo: vender a sua casa e fazer com que a sua casa pareça a casa dos sonhos dos seus possíveis compradores. Por esse motivo, é necessário organizar e tirar o excesso, para que eles consigam enxergar o potencial da sua casa, e sentir a sua casa como se fosse a casa deles. 

E qual o melhor método para organizar e desatravancar a sua casa, já que você está vendendo e se mudando? 

Eu já ouvi dizer que o primeiro e mais importante passo ao fazer Home Staging em imóveis ocupados é reduzir 90% do mobiliário e dos acessórios, mas na minha opinião e anos de experiência executando Home Staging em imóveis ocupados, não é necessário chegar a esse extremo, a não ser o trabalho a ser executado será em uma residência de acumuladores compulsivos. 

Não existe uma regra para quanto deve ser removido, pois uma casa pode conter mais mobiliário e acessórios do que outra, e devemos considerar o tamanho do imóvel. 

O propósito de desatravancar e organizar, é fazer com que a sua casa pareça mais espaçosa e permita uma circulação agradável quando o potencial comprador estiver visitando.

Lembre: você está vendendo o seu imóvel e não os seus bens pessoais. 

Segundo Passo: 

Limpeza no que está Limpo 

– Limpeza nunca é demais! principalmente para quem está vendendo um imóvel. 

Tão importante quanto a organização, a limpeza de um imóvel à venda permite com que o potencial comprador sinta-se bem e não tenha urgência em se retirar por sentir-se incomodado. 

Existem vários motivos para manter a sua casa imaculadamente limpa, e isto faz parte do processo de Home Staging. A limpeza além de causar ótima impressão, também causa a percepção no potencial comprador de uma casa que foi bem cuidada ao longo dos anos por seus moradores. 

Atente-se a todos os detalhes, limpe tudo, e se for necessário chame uma empresa de limpeza. Na lista de itens que devem ser limpos estão fechaduras,  interruptores, janelas, vidros, rejuntes, etc. 

É bem comum vermos potenciais compradores entrarem e saírem imediatamente, devido a sujeira e falta de organização. Nunca esqueça que a primeira impressão é a que fica!

O imóvel pode até estar precificado abaixo do mercado, estar localizado em uma ótima vizinhança, e ter uma vista espetacular, porém aquela primeira impressão visual e olfativa é indispensável. 

Uma casa desorganizada e poluída pode ser interpretada como uma casa que irá trazer futuras surpresas fazendo com que o potencial comprador perca o interesse. 

Terceiro passo: 

Reparos e Substituições 

– Este passo envolve tempo e dinheiro no processo de Home Staging e irá depender do seu orçamento e quais áreas da sua casa necessitam de maior atenção. 

Comece fazendo uma manutenção na parte hidráulica; inspecione todos os canos expostos e verifique se há ocorrência de vazamentos. De atenção a torneiras pingando e metais mal conservados, esses itens precisam ser reparados antes que a sua casa entre no mercado. 

A parte elétrica precisa de atenção especial por estar ligada a segurança. Inspecione, tomadas, cabos visíveis, luminárias e troque todas as lâmpadas queimadas. Se houver extensões, tente reduzi-las pois a poluição de cabos pode acusar um sistema elétrico inadequado para o potencial comprador. 

Comercialização de imóveis residenciais: de atenção a pintura de portas e paredes

Tonalidades claras e neutras são ideais para imóveis que estão sendo comercializados, ilumina e traz sensação de limpeza. 

Deixe a luz natural e artificial iluminar a sua casa adicionando pontos de luz soltas como luminárias de mesa, piso e abajures e abrindo as janelas. Se for preciso, troque as cortinas por cortinas de tecido e que tenha uma transparência como branco ou off white. 

Lembre, não estamos falando de reforma e sim reparos essenciais para que o Home Staging de sua casa seja efetivo. 

Nas próximas semanas estarei detalhando cada um desses 3 importantes passos de pré Home Staging para você deixar a sua casa com uma apresentação de tirar o fôlego dos potenciais compradores. 

Até a semana que vem! 

Susana Damy


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então não perca nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

preço-justo-no-m²

Como saber se está pagando um preço justo no m²?

Para responder sobre preço justo no m² não temos fórmula mágica, aqui é conhecimento de causa. Existem hoje inúmeros sites que divulgam preço médio de metro quadrado de todas as regiões da cidade que você pretende fazer sua compra e entorno. Ouvimos muito o comentário sobre o preço justo no m²: “Está caro”, ou, “Nossa […]

home staging para fotos de imóveis

Como o Home Staging pode melhorar fotos de imóveis

Belas fotos de imóveis são essenciais para a venda da casa ou do apartamento. Para isso, é necessário saber como preparar cada um dos ambientes Com certeza você já ouviu falar que, atualmente, 95% dos compradores de imóveis começam suas buscas on-line (e aqui está a importância das boas fotos de imóveis). Esses dados foram […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *