27 de julho de 2024

3 dicas para a comercialização de imóveis residenciais

comercialização-de-imóveis-residenciais

Se você está vendendo a sua casa e ainda mora nela, antes de qualquer ação a ser tomada, pense primeiro que a sua casa deve estar impecável para enfrentar o competitivo mercado imobiliário. Saiba nesse texto tudo sobre a comercialização de imóveis residenciais!

Comercialização de imóveis residenciais: como você pode fazer isso sem quebrar o seu orçamento? 

Quando você escuta que é preciso reformar para vender bem e pelo melhor preço de mercado, nem sempre esta é a melhor ação a ser tomada. As reformas são estressantes e dispendiosas. Por isso faça um levantamento do quanto você poderia disponibilizar a fim de torná-la atrativa aos potenciais compradores com pouca intervenção. 

Sabe-se que imóveis devem estar absolutamente perfeitos para vender mais rápido e pelo melhor valor de mercado, porém certas reformas são desnecessárias para você alcançar este objetivo.

Por esse motivo, aplicar técnicas de Home Staging, a mais efetiva ferramenta de marketing imobiliário para se comercializar imóveis, é a melhor solução que você tem para destacar e acelerar a venda. 

Para ajudá-lo na comercialização de imóveis residenciais, estou pontuando três passos fundamentais de Home Staging que irão alavancar a comercialização, chegando a acelerar em até 70%.

Primeiro passo: 

Organizando a desorganização 

– A primeira recomendação que eu sempre falo aos meus clientes, é reduzir a “bagunça”, “a desorganização nossa de cada dia”. 

Este passo pode ser um processo difícil para muitas pessoas, e por este motivo mudar a nossa mentalidade é de grande importância antes de começar a pensar na organização. Pense no seu objetivo: vender a sua casa e fazer com que a sua casa pareça a casa dos sonhos dos seus possíveis compradores. Por esse motivo, é necessário organizar e tirar o excesso, para que eles consigam enxergar o potencial da sua casa, e sentir a sua casa como se fosse a casa deles. 

E qual o melhor método para organizar e desatravancar a sua casa, já que você está vendendo e se mudando? 

Eu já ouvi dizer que o primeiro e mais importante passo ao fazer Home Staging em imóveis ocupados é reduzir 90% do mobiliário e dos acessórios, mas na minha opinião e anos de experiência executando Home Staging em imóveis ocupados, não é necessário chegar a esse extremo, a não ser o trabalho a ser executado será em uma residência de acumuladores compulsivos. 

Não existe uma regra para quanto deve ser removido, pois uma casa pode conter mais mobiliário e acessórios do que outra, e devemos considerar o tamanho do imóvel. 

O propósito de desatravancar e organizar, é fazer com que a sua casa pareça mais espaçosa e permita uma circulação agradável quando o potencial comprador estiver visitando.

Lembre: você está vendendo o seu imóvel e não os seus bens pessoais. 

Segundo Passo: 

Limpeza no que está Limpo 

– Limpeza nunca é demais! principalmente para quem está vendendo um imóvel. 

Tão importante quanto a organização, a limpeza de um imóvel à venda permite com que o potencial comprador sinta-se bem e não tenha urgência em se retirar por sentir-se incomodado. 

Existem vários motivos para manter a sua casa imaculadamente limpa, e isto faz parte do processo de Home Staging. A limpeza além de causar ótima impressão, também causa a percepção no potencial comprador de uma casa que foi bem cuidada ao longo dos anos por seus moradores. 

Atente-se a todos os detalhes, limpe tudo, e se for necessário chame uma empresa de limpeza. Na lista de itens que devem ser limpos estão fechaduras,  interruptores, janelas, vidros, rejuntes, etc. 

É bem comum vermos potenciais compradores entrarem e saírem imediatamente, devido a sujeira e falta de organização. Nunca esqueça que a primeira impressão é a que fica!

O imóvel pode até estar precificado abaixo do mercado, estar localizado em uma ótima vizinhança, e ter uma vista espetacular, porém aquela primeira impressão visual e olfativa é indispensável. 

Uma casa desorganizada e poluída pode ser interpretada como uma casa que irá trazer futuras surpresas fazendo com que o potencial comprador perca o interesse. 

Terceiro passo: 

Reparos e Substituições 

– Este passo envolve tempo e dinheiro no processo de Home Staging e irá depender do seu orçamento e quais áreas da sua casa necessitam de maior atenção. 

Comece fazendo uma manutenção na parte hidráulica; inspecione todos os canos expostos e verifique se há ocorrência de vazamentos. De atenção a torneiras pingando e metais mal conservados, esses itens precisam ser reparados antes que a sua casa entre no mercado. 

A parte elétrica precisa de atenção especial por estar ligada a segurança. Inspecione, tomadas, cabos visíveis, luminárias e troque todas as lâmpadas queimadas. Se houver extensões, tente reduzi-las pois a poluição de cabos pode acusar um sistema elétrico inadequado para o potencial comprador. 

Comercialização de imóveis residenciais: de atenção a pintura de portas e paredes

Tonalidades claras e neutras são ideais para imóveis que estão sendo comercializados, ilumina e traz sensação de limpeza. 

Deixe a luz natural e artificial iluminar a sua casa adicionando pontos de luz soltas como luminárias de mesa, piso e abajures e abrindo as janelas. Se for preciso, troque as cortinas por cortinas de tecido e que tenha uma transparência como branco ou off white. 

Lembre, não estamos falando de reforma e sim reparos essenciais para que o Home Staging de sua casa seja efetivo. 

Nas próximas semanas estarei detalhando cada um desses 3 importantes passos de pré Home Staging para você deixar a sua casa com uma apresentação de tirar o fôlego dos potenciais compradores. 

Até a semana que vem! 

Susana Damy


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então não perca nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

leilões-de-imóveis

Tipos de leilões de imóveis

Quer conhecer os tipos de leilões de imóveis? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir Extrajudicial: popularmente chamado de “leilão dos bancos”. Isto porque, geralmente acontece devido ao atraso do pagamento de parcelas de um financiamento imobiliário, realizado por meio de um contrato de alienação fiduciária (utilizado por bancos). A garantia desse […]

O telefone para o setor imobiliário!

O telefone para o setor imobiliário!

O telefone não morreu. Muito pelo contrário, pensar em estratégias de contato com os clientes, utilizando o telefone, pode ser uma aposta certeira para quem procura aumentar os resultados. E claro, para alguns mercados, o telefone ainda é (ou pode ser) o principal canal de comunicação. É o caso do setor imobiliário. Neste segmento, sabemos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *