19 de abril de 2024

Saiba como é morar em Porto Alegre

Saiba como é morar em Porto Alegre

Saiba como é morar em Porto Alegre, uma cidade com um toque de interior, mas com todo o conforto das grandes metrópoles!

Mudar de cidade é sempre uma experiência emocionante, não é mesmo? Se você está pensando em morar em Porto Alegre para trabalhar ou estudar, saiba que fez uma ótima escolha! 

A cidade tem uma ótima estrutura urbana e boas oportunidades de emprego. E para você saber tudo sobre essa linda cidade, a Arbo preparou um post especial com todas as informações sobre como é morar em Porto Alegre. Confira!

Como é Porto Alegre

Porto Alegre foi oficialmente fundada em 1772, e é considerada a capital mais ao sul do país. Ela fica em uma área de planície, é cercada por 40 morros e é banhada pela orla fluvial do Lago Guaíba, que margeia uma boa parte da cidade.

Segundo o último censo do IBGE, a cidade tem 496 km quadrados, e cerca de 1,4 milhão de moradores, e é considerada a décima cidade mais populosa do país, e a primeira do Rio Grande do Sul. A cidade tem uma ótima taxa de escolarização, com cerca de 97% da população e a expectativa de vida dos moradores é de 76 anos.

Clima

O clima da cidade é o subtropical úmido, com estações do ano bem definidas. Para quem pensa que só faz frio no sul, pode se surpreender com um verão bem quente, e temperaturas que chegam a 35ºC. Mas é bom se preparar para o inverno, pois o frio costuma ser bem intenso, e os termômetros chegam a marcar 2ºC.

Economia

Segundo uma pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a cidade está entre os 50 municípios do país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com 0.805 pontos. Esse índice vai de 0 a 1, e quanto mais alto, melhor a qualidade de vida, longevidade, saúde e renda da população.

Os principais setores que movimentam a economia de Porto Alegre são as áreas de comércio, indústria, serviços e construção civil. A média de salário dos trabalhadores formais gira em torno de 4 salários mínimos. 

A cidade também tem um bom percentual de moradores ocupados (que tem uma atividade remunerada formal ou informal), e ocupa a 25ª posição no país.

Vantagens de morar em Porto Alegre

Saiba como é morar em Porto Alegre

Os benefícios de morar nessa bela cidade incluem boa infraestrutura, várias opções de lazer e boas escolas e faculdades, além de uma variedade de bairros para todos os estilos de vida.

Boa Infraestrutura de transportes

Porto Alegre tem um sistema de transporte público bem eficiente. Ao todo, são 350 linhas e cerca de 1,7 mil ônibus circulando. A cidade também conta com o metrô urbano, com 22 linhas que percorrem mais de 43 km da cidade. Além dos ônibus e do metrô, você também pode usar as famosas lotações, que são micro-ônibus que percorrem 31 linhas da cidade. 

Oportunidades de emprego

A cidade oferece várias oportunidades de trabalho em diversas áreas. Segundo dados do IBGE, Porto Alegre tem a segunda menor taxa de desemprego do Brasil. O destaque vai para os setores imobiliário e da construção civil, que sempre abrem oportunidades, mas o comércio e a indústria também têm muitas vagas. 

Para quem pretende abrir seu próprio negócio, o turismo é uma boa pedida, já que a cidade é um polo turístico. Investir em negócios ligados à gastronomia e bares é uma boa aposta para montar um negócio.

E se você é professor ou pesquisador, saiba que a cidade tem várias faculdades públicas e privadas, e há boas oportunidades de contratação nessas instituições. 

Muitas opções de lazer

Saiba como é morar em Porto Alegre

Para os momentos de descanso e lazer, o que não faltam são opções. A cidade tem uma variedade enorme de restaurantes, com opções gastronômicas bem variadas, e com preços para todos os bolsos.

Se você gosta de curtir uma balada, fique sabendo que Porto Alegre tem uma vida noturna bem agitada, com bares e pubs por todas as regiões da cidade, dos mais populares e agitados, até os mais refinados para uma noite mais romântica.

Para quem gosta de aproveitar o final de semana com a família, a cidade tem vários parques, um lindo jardim botânico e até um planetário! Os museus também são uma ótima opção para passeios mais culturais.

Conheça os melhores bares de Porto Alegre

Contato com a natureza

Mesmo sendo uma cidade grande, Porto Alegre tem muitos parques,  áreas verdes e até ilhas próximas para relaxar, curtir a natureza e fugir um pouco da agitação do dia a dia. A maioria dos espaços verdes também tem opção de lazer para crianças, com playgrounds, quadras esportivas e áreas para piqueniques. 

A Ilha da Pintada fica pertinho de Porto Alegre, e é uma ótima pedida para ficar em contato com a natureza, descansar e ainda comer muito bem, já que ela é famosa pela culinária à base de peixe servida nos restaurantes.

Ótimas faculdades

Se você vai começar um curso superior, é bom descobrir como é morar em Porto Alegre, e já adiantamos que é uma ótima opção! Ela conta com várias faculdades muito bem avaliadas pelo MEC, em diversas áreas de estudo. 

Além das universidades públicas, como a UFRGS, UFCSPA e a UERGS, a rede de faculdades particulares também é bem completa, e a maioria delas tem programas de descontos e bolsas de estudo.

Melhores faculdades de Porto Alegre

Boas opções de moradia

A cidade é dividida em cinco regiões: centro, zona norte, zona sul, zona leste e região das ilhas. A boa notícia é que todas essas regiões têm uma estrutura completa com mercados, feiras, postos de saúde e escolas próximas. Tudo pertinho para você não precisar se deslocar para fazer tudo o que precisa.

Para escolher o bairro em que você quer morar, é só pensar no seu estilo de vida. O bairro Petrópolis, por exemplo, é o mais procurado por quem tem crianças, já que tem muitas áreas verdes e é quase totalmente residencial.

Para quem é mais preocupado com a segurança, o bairro Chácara das Pedras é o mais indicado, pois é considerado o local com menos ocorrências de furto e roubo na cidade.

Quem procura locais mais próximos do agito e das baladas, o bairro Cidade Baixa é o lugar perfeito. Ele é um dos mais boêmios de Porto Alegre, e tem alguns dos bares mais famosos da cidade. 

O preço dos imóveis para comprar ou alugar é um pouco menor que os de outras capitais brasileiras, e com um pouco de pesquisa, é possível encontrar opções para todos os bolsos.

Veja os melhores bairros de Porto Alegre

Gostou de saber um pouco mais sobre como é morar em Porto Alegre ? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas essenciais para o seu dia a dia.

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

bairros-mais-seguros-de-belo-horizonte

Bairros mais seguros de Belo Horizonte

Se você está a procura de um bairro seguro para morar em Belo Horizonte não deixe de conferir este artigo. Trouxemos muitas dicas valiosas para você! Belo Horizonte é a capital mineira, muito bem planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis. Ela conta com uma infraestrutura incrível que atrai muitos moradores todos os anos. Se […]

o-que-fazer-em-curitiba

O que fazer em Curitiba: veja a lista!

A capital paranaense oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento a moradores e turistas. Aqui nós mostramos os lugares que você não pode deixar de conhecer! Capital do Paraná, Curitiba é o município mais populoso do estado e de toda a região Sul do Brasil, com cerca de 1,9 milhões de habitantes, segundo dados do […]

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *