Para quem está precisando fazer uma pausa da correria do dia a dia, vai encontrar ótimas opções de lazer no interior de São Paulo.
Está precisando recarregar as energias, relaxar e curtir momentos de puro descanso e diversão? Saiba que você pode fazer tudo isso fora dos circuitos mais tradicionais de turismo. Se surpreenda agora com a lista especial que a Arbo preparou com as melhores opções de lazer no interior de São Paulo. Vem com a gente escolher o destino da sua próxima viagem!
Brotas
Se você gosta de aventura, precisa visitar Brotas. A cidade fica a 250 km de São Paulo, e é ponto de encontro para quem curte fortes emoções.
A cidade tem mais de 30 cachoeiras, e é muito procurada pelos fãs de esportes radicais. Nas cachoeiras, você pode praticar rafting e descer as corredeiras em um bote. É possível também acelerar o coração fazendo trekking, mountain bike e rapel. Que tal?
Para quem quer um pouquinho menos de emoção e mais sossego, a cidade também tem uma rede bem completa de hotéis-fazenda e pousadas para aproveitar o contato com a natureza sem perder o conforto de quartos aconchegantes com maravilhosos cafés da manhã. Vários deles oferecem opções de ecoturismo, com passeios mais tranquilos em meio à natureza e ao ar livre.
Curtir um roteiro gastronômico também faz parte das atrações da cidade, com boa infraestrutura de bares e restaurantes com variedade de sabores e preços para todos os bolsos!
Morar no interior: vantagens e desvantagens
Holambra
Gosta de viajar e aprecia flores? Que tal juntar as duas coisas e conhecer Holambra? Esta bela cidade fica perto de Campinas, e foi colonizada por imigrantes holandeses. Seu nome, inclusive, é uma junção das iniciais das palavras Holanda, América e Brasil.
Holambra é conhecida como a cidade das flores, e não é pra menos: ela é responsável por 45% de toda a produção de flores no Brasil. A arquitetura da cidade é toda influenciada pela cultura holandesa, e claro, decorada com muitas flores.
Você pode aproveitar os eventos e festas típicas que acontecem durante o ano todo. Nossa dica é que você faça uma visita durante a Expoflora, considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.
O evento reúne mais 400 produtores da região, e uma variedade incrível de flores e plantas, e também atrações musicais e delícias da culinária holandesa. E além de aproveitar a feira, você ainda pode comprar algumas (ou várias!) para a sua casa, e dar aquele toque especial na decoração.
Ah, e não deixe de conhecer um dos campos de flores espalhados pela cidade. É preciso pagar uma pequena taxa para a visitação, mas vale a pena, pois a paisagem é de tirar o fôlego! As grandes plantações de rosas, crisântemos, gérberas, girassóis e várias outras flores são um cenário i-nes-que-cí-vel!
Campos do Jordão
Quer curtir um final de semana romântico e aconchegante? Então nossa sugestão vai para Campos do Jordão, localizada a cerca de 170 km da capital paulista. A região montanhosa tem um clima mais frio, e atrai muitos turistas durante todo o ano.
A cidade tem influência da colonização alemã, e a arquitetura dos prédios é inspirada nessa cultura, e eles são um espetáculo à parte. A rede de hotéis e pousadas oferecem quartos muito confortáveis, inclusive com lareira. Que delícia, né? Mas fique atento: os meses mais frios do ano são considerados como alta temporada, e os preços ficam um pouco mais altos.
O clima friozinho te deixou com fome? Então aproveite para conhecer a gastronomia de Campos do Jordão, que oferece diversas opções culinárias de vários países. E nossa dica é que você não deixe de comer um fondue, uma tradição da cidade, e experimente um dos maravilhosos chocolates produzidos na região!
Quais são as melhores cidades do interior de São Paulo?
Águas de Lindóia
Águas de Lindóia é considerada a Capital Termal do Brasil, e está localizada a cerca de 160 km de São Paulo. Ela atrai milhares de turistas com foco em aproveitar a sua principal atração: as diversas fontes de água termal que a cidade possui. Se você ainda não experimentou um banho de água termal, você precisa ter essa experiência inesquecível!
As fontes termais são aquecidas pelas rochas que ficam debaixo da terra, e saem para a superfície com uma temperatura quente, é uma delícia para relaxar! Além disso, elas ainda possuem muita quantidade de minerais, que fazem muito bem para a pele. Como a cidade tem uma altitude mais alta, o clima é mais frio, e cria um contraste maravilhoso entre o friozinho do ambiente com a água quentinha das fontes.
Além das fontes termais, a cidade ainda tem uma grande variedade de hotéis, estâncias e pousadas, com atividades como passeios a cavalo, passeios de Jeep, arvorismo e até escalada e rafting para quem procura mais aventura. Vários hotéis também têm opções para os pequenos, como casa na árvore, trilhas e esportes.
Embu
Ela também é chamada de “Embu das Artes”, e é famosa pela variedade de feiras de artesanato, principalmente aos finais de semana. Se você gosta de arte, e quer relaxar e fazer comprinhas para a sua casa, ela é nossa forte dica para uma ótima opção de lazer no interior de São Paulo!
Embu fica a apenas 30 km da capital paulista, então dá pra fazer um passeio rápido de apenas um dia. Mas se você estiver com mais tempo, não vai se arrepender de passar o final de semana passeando pela cidade e conhecer os artistas da região.
Não deixe de experimentar também a gastronomia do local , com comida caseira, típica do interior. E pra fechar o dia, que tal aproveitar o clima ameno e agradável em uma pousada ou hotel? Há várias opções de preços, dos mais simples aos mais sofisticados, mas todos tem atendimento e acomodações pra deixar a experiência com gostinho de quero mais! .
Mairiporã
Se você está procurando um lugar calmo e com muito contato com a natureza, Mairiporã é o local perfeito. Ela fica a apenas 40 km da capital paulista, e faz parte da Serra da Cantareira.
A cidade é muito procurada pela quantidade de opções de lazer na natureza, como trilhas e passeios pelos seus diversos parques, como o Parque da Cantareira e o Parque Juquery. E para quem quer um pouco mais de aventura, o Pico do Olho D’Água é o atrativo. O trajeto até o alto tem trilhas um pouco mais difíceis, mas o esforço compensa: a vista do pôr do sol é inesquecível.
Além dos passeios na natureza, a cidade também tem opções de visita ao Museu de Ciências e Artes e também dá para conhecer o Museu de Arqueologia Industrial e Tecnologia, que tem no acervo aviões e locomotivas antigas, e muito mais!
Gostou de conhecer algumas das melhores opções de lazer no interior de São Paulo? Deixe aqui nos comentários a sua sugestão, e envie este post também para os seus amigos! Aqui no Blog da Arbo você sempre encontra muitas dicas especiais para o seu dia a dia.