18 de outubro de 2021

Não confunda Home Staging com decoração

Home Staging-e-decoração

Desde que eu cheguei no Brasil em 2010 e trouxe em minha bagagem a técnica do Home Staging, escuto: 

Você decora imóveis para vender? 

Não! 

Explico a grande diferença entre Home Staging e Decoração:

Home Staging é uma técnica de marketing voltada para o mercado imobiliário, onde regras de Psicologia, Visual Merchandising e Design de Interiores se somam a fim de valorizar, potencializar e acelerar a comercialização. 

Decoração é quando um profissional da área de Design de Interiores e Arquitetura projetam, executam e produzem residências para um único perfil e seguindo o estilo de vida de uma família ou indivíduo, onde sua casa é personalizada para atender às suas necessidades. 

É compreensível que as pessoas continuem confundindo Home Staging com Decoração, pois aos olhos nus essas duas ações são similares. Sendo que um dos agravantes está nas traduções dos programas de tv, onde esse serviço especializado de marketing imobiliário é traduzido como decoração ao invés de ser usado o próprio termo, Home Staging ou Staging, ocasionando em um erro de interpretação para o público. 

A diferença entre essas duas práticas é dos principais assuntos abordados logo no início do meu curso de Introdução ao Home Staging para Arquitetos, Designers de Interiores, Profissionais do Mercado Imobiliário e afins. Sendo que a clara compreensão entre Home Staging e Decoração é fundamental para que o desenvolvimento e execução do trabalho de Home Stagers seja efetivo na comercialização de imóveis. 

Frisando, o foco do Home Staging é fazer com que a sua casa seja a casa do potencial comprador. Em outras palavras, o potencial comprador deve se imaginar morando no imóvel, começando pelas fotos dos portais imobiliários. 

Um morador pode gostar de colecionar chapéus e tê-los expostos pendurados nas paredes da sala, porém para o potencial comprador, isto pode ocasionar em uma grave distração gerando um aspecto visual negativo do imóvel. 

É bom saber que quando um imovel está à venda ou para locar, seu visual precisa ser genérico. Ao visitar um imóvel na maioria dos casos, os compradores esperam entrar em um lugar que não precisa de mudanças arquitetônicas ou maiores reparos. Por esse motivo, ter um imóvel pronto para mudar e morar e que ainda tenha a “cara” do comprador é primordial no mercado imobiliário para uma venda bem sucedida. 

E como conseguir isso? 

Através do Home Staging genérico e efetivo. Aquele Staging que permite que o potencial comprador se imagine morando no imóvel logo nos primeiros minutos da primeira visita. 

Diferente de Decoração, o Home Staging é executado de uma maneira que facilita a comercialização de imóveis e seu objetivo está na neutralização. Grande parte deste processo é feito através da despersonalização em imóveis ocupados, onde objetos pessoais são trocados por objetos genéricos. 

Outro ponto que diferencia Home Staging de Decoração, é mostrar ao comprador o que o imóvel tem de melhor valorizando seus espaços com a aplicação de regras usadas por Home Stagers.

Recapitulando, a função do Home Staging não é decorar imóveis para vender ou locar, e sim tornar imóveis atrativos visando a potencialização e a rápida comercialização. 

Da próxima vez que você estiver falando com alguém sobre os benefícios do Home Staging, lembre de frisar que existe uma grande diferença entre essas duas práticas, para que ele entenda a finalidade e não confunda Home Staging com Decoração. 

Até a semana que vem!

Susana Damy


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Não perca nenhum conteúdo, clique aqui. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

leilões-de-imóveis

Tipos de leilões de imóveis

Quer conhecer os tipos de leilões de imóveis? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir Extrajudicial: popularmente chamado de “leilão dos bancos”. Isto porque, geralmente acontece devido ao atraso do pagamento de parcelas de um financiamento imobiliário, realizado por meio de um contrato de alienação fiduciária (utilizado por bancos). A garantia desse […]

o-que-é-Home-Staging

Home Staging: Uma Simples Definição

Home Staging é o ato de preparar e transformar imóveis ocupados edesocupados para vender ou locar. O Home Staging exerce o papel principal, e a fotografia entra comocoadjuvante. Essas duas ações são necessárias para o sucesso dacomercialização de imóveis, porém sem o staging as imagenstransmitidas pela lente de uma câmera perdem a sua essência se […]

2 Comentários

    1. Olá Mariana, que ótimo que você gostou do nosso conteúdo. Que tal visitar os outros artigos sobre esse assunto no Blog da Arbo? Acredito que, em especial, essa matéria irá te agradar muito. Depois nós conte o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *