25 de setembro de 2021

O que saber para comprar seu primeiro imóvel

primeiro-imóvel

A compra do primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Ela está associada à disruptura da rotina familiar entre pais e filhos para uma rotina de “vida adulta” ou constituição de uma nova família com um relacionamento conjugal.

Neste contexto, é muito comum inúmeras dúvidas ao buscar seu primeiro imóvel, e tem algumas situações que ninguém te conta até que você viva. A seguir destaco 4:

Posição solar: No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a face norte é a que recebe mais sol durante o dia, logo, a face sul quase não recebe sol. Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde. Fique atento pois há algumas diferenças inclusive de valorização aos imóveis com face norte (maior incidência de sol durante o dia).

Custas de escrituras e processo de vendas: O processo de compra e venda de um imóvel gera uma série de despesas extras com impostos, com documentação, com custos administrativos, com registro de imóvel, entre outros, que podem chegar a representar de 4% a 6% do valor da propriedade. Para que você tenha uma ideia, somente o ITBI varia entre 2% a 3% do valor total do imóvel. Esteja preparado com recurso para esses pagamentos, se for optar por financiamento é possível incluir alguns deles no crédito.

Condomínios e taxas: Na hora de comprar um imóvel, avaliar as taxas de condomínio ( isso afeta diretamente seu orçamento mensal, principalmente se for financiar) IPTU é um ponto a levantar antes da compra, já que é um despesa anual, e analisar também as taxas de consumo mensal.

E não esqueça da mais importante de todas: Procure um corretor de imóveis habilitado e da sua confiança para melhor lhe atender.

Priscila Pereira


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

Home-Staging

Home Staging: Expectativas x Realidade

Se você já conhece a ferramenta de marketing imobiliário Home Staging, deve saber que esta ferramenta é considerada a mais efetiva do mercado imobiliário devido a inúmeras vantagens, sendo uma das mais relevantes na potencialização e valorização de imóveis.  Quando estou apresentando este serviço aos meus clientes, um certo grau de expectativa é criado naturalmente […]

o-que-é-Home-Staging

Home Staging: Uma Simples Definição

Home Staging é o ato de preparar e transformar imóveis ocupados edesocupados para vender ou locar. O Home Staging exerce o papel principal, e a fotografia entra comocoadjuvante. Essas duas ações são necessárias para o sucesso dacomercialização de imóveis, porém sem o staging as imagenstransmitidas pela lente de uma câmera perdem a sua essência se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *