23 de julho de 2024

O que saber para comprar seu primeiro imóvel

primeiro-imóvel

A compra do primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Ela está associada à disruptura da rotina familiar entre pais e filhos para uma rotina de “vida adulta” ou constituição de uma nova família com um relacionamento conjugal.

Neste contexto, é muito comum inúmeras dúvidas ao buscar seu primeiro imóvel, e tem algumas situações que ninguém te conta até que você viva. A seguir destaco 4:

Posição solar: No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a face norte é a que recebe mais sol durante o dia, logo, a face sul quase não recebe sol. Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde. Fique atento pois há algumas diferenças inclusive de valorização aos imóveis com face norte (maior incidência de sol durante o dia).

Custas de escrituras e processo de vendas: O processo de compra e venda de um imóvel gera uma série de despesas extras com impostos, com documentação, com custos administrativos, com registro de imóvel, entre outros, que podem chegar a representar de 4% a 6% do valor da propriedade. Para que você tenha uma ideia, somente o ITBI varia entre 2% a 3% do valor total do imóvel. Esteja preparado com recurso para esses pagamentos, se for optar por financiamento é possível incluir alguns deles no crédito.

Condomínios e taxas: Na hora de comprar um imóvel, avaliar as taxas de condomínio ( isso afeta diretamente seu orçamento mensal, principalmente se for financiar) IPTU é um ponto a levantar antes da compra, já que é um despesa anual, e analisar também as taxas de consumo mensal.

E não esqueça da mais importante de todas: Procure um corretor de imóveis habilitado e da sua confiança para melhor lhe atender.

Priscila Pereira


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

3 verificações necessárias antes de arrematar imóvel

3 verificações necessárias antes de arrematar imóvel

Quer conhecer as três verificações necessárias antes de arrematar imóvel? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir: Valor de Mercado do Imóvel: não é só porque o leiloeiro diz que tem 50% de desconto que já dá para arrematar. Uma pesquisa prévia do preço do imóvel, ou semelhantes na mesma região é […]

tipos-de-usucapião

Conheça os 6 tipos de usucapião

Quer conhecer os seis tipos de usucapião? Então fique atento e conheça todas as formas a seguir. Os tipos de usucapião: Usucapião extraordinária Requisitos:  Posse com intenção de dono: o possuidor precisa provar que exerce a posse em seu nome próprio ou pessoal com a intenção de ser dono. Posse mansa e pacífica: sem qualquer […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *