23 de maio de 2022

O que saber para comprar seu primeiro imóvel

primeiro-imóvel

A compra do primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Ela está associada à disruptura da rotina familiar entre pais e filhos para uma rotina de “vida adulta” ou constituição de uma nova família com um relacionamento conjugal.

Neste contexto, é muito comum inúmeras dúvidas ao buscar seu primeiro imóvel, e tem algumas situações que ninguém te conta até que você viva. A seguir destaco 4:

Posição solar: No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a face norte é a que recebe mais sol durante o dia, logo, a face sul quase não recebe sol. Sabendo que o sol nasce ao leste, esta face tem maior incidência do sol da manhã, enquanto a face oeste recebe o sol da tarde. Fique atento pois há algumas diferenças inclusive de valorização aos imóveis com face norte (maior incidência de sol durante o dia).

Custas de escrituras e processo de vendas: O processo de compra e venda de um imóvel gera uma série de despesas extras com impostos, com documentação, com custos administrativos, com registro de imóvel, entre outros, que podem chegar a representar de 4% a 6% do valor da propriedade. Para que você tenha uma ideia, somente o ITBI varia entre 2% a 3% do valor total do imóvel. Esteja preparado com recurso para esses pagamentos, se for optar por financiamento é possível incluir alguns deles no crédito.

Condomínios e taxas: Na hora de comprar um imóvel, avaliar as taxas de condomínio ( isso afeta diretamente seu orçamento mensal, principalmente se for financiar) IPTU é um ponto a levantar antes da compra, já que é um despesa anual, e analisar também as taxas de consumo mensal.

E não esqueça da mais importante de todas: Procure um corretor de imóveis habilitado e da sua confiança para melhor lhe atender.

Priscila Pereira


Quer ver outros assuntos abordados pelos nossos colunistas? Então clique aqui para não perder nenhum conteúdo. Aproveite também para visitar o site da Arbo e encontre excelentes imóveis.

Postagens relacionadas

leilões-de-imóveis

Tipos de leilões de imóveis

Quer conhecer os tipos de leilões de imóveis? Então preste atenção e conheça todas as formas a seguir Extrajudicial: popularmente chamado de “leilão dos bancos”. Isto porque, geralmente acontece devido ao atraso do pagamento de parcelas de um financiamento imobiliário, realizado por meio de um contrato de alienação fiduciária (utilizado por bancos). A garantia desse […]

corretora-de-imóveis

Ser corretora ou estar corretora?

Quando criança ou durante a adolescência, sempre ocorre aquela pergunta que todos fazem: “O que você vai ser quando crescer?”. Certamente, você respondeu as profissões que são mais valorizadas ou as que proporcionam mais dinheiro. Tenho certeza que a profissão corretora de imóveis não foi a sua escolha, não é mesmo?! A minha escolha não […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *