25 de abril de 2024

Quais as vantagens de morar em uma cobertura?

morar-em-cobertura

Morar em uma cobertura é o sonho de muita gente. E não é para menos: o benefício é em dose dupla: para quem quer morar em um apartamento e ao mesmo tempo usufruir das comodidades de um ambiente aberto e arejado no estilo de uma casa! 

A busca por um apartamento com cobertura cresce cada dia mais, principalmente por conta da pandemia, que fez com que as pessoas ficassem mais tempo em casa. O número aumenta consideravelmente quando pensamos em  famílias com crianças, que sentem a necessidade de morar em uma residência que ofereça mais espaço. 

E muito além de um ambiente maior, morar em uma cobertura oferece uma vista privilegiada da cidade, e privacidade aos moradores. Por isso, neste post você vai conhecer as inúmeras vantagens de viver em um apartamento com cobertura e já programar para você  realizar esse sonho!

Muito espaço e conforto 

Um dos fatores mais avaliados por compradores em potencial de um imóvel é, sem dúvida, a área, concorda? E enquanto casais com filhos preferem locais  amplos, pessoas que moram sozinhas podem escolher viver em um lugar mais compacto, mesmo que seja uma kitnet.

Se você faz parte do grupo que busca uma casa ou apartamento grande , comprar uma cobertura é uma excelente opção! A maior parte dos prédios oferece coberturas diferentes dos apartamentos modelo padrão. A maioria é duplex, com praticamente o dobro da metragem das demais unidades.

Já se você quer fazer um investimento maior, as coberturas triplex estão virando tendência em empreendimentos de alto padrão. Neste caso, a área útil é praticamente o triplo dos demais apartamentos. Já imaginou morar em um local tão espaçoso assim? Incrível, não é?

Morar na cobertura inibe o barulho dos vizinhos e da rua

Muitas pessoas que escolhem viver em apartamento têm uma queixa em comum: vizinhos barulhentos, pessoas que fazem barulho de madrugada, crianças que brincam até altas horas da noite, som alto… As reclamações tem uma lista quase que infinita!

Mas, se você morar em uma cobertura pode  riscar o barulho oriundo dos vizinhos da sua lista de fontes de estresse! Acima de você, será apenas o céu! Caso a sua cobertura seja duplex ou triplex, você tampouco terá que se preocupar com os vizinhos abaixo quando estiver no pavimento superior.

morar-em-cobertura

Se você tem filhos e tem medo do barulho dos pequenos atrapalhar os demais moradores, pode se despreocupar: na cobertura  não vai existir esse tipo de problema e você poderá deixar as crianças brincarem à vontade, sem se preocupar com nada!

E viver nas alturas também significa que você vai manter distância das fontes de ruído da cidade. As sirenes das ambulâncias estarão bem longe, bem como as buzinas dos carros, o movimento das ruas e o barulho do motor dos ônibus. Essas são ótimas notícias se você tem sono leve ou quer viver com mais tranquilidade, não é? Ufa, dá até um alívio, né?

Tenha a cidade aos seus pés!

Não dá pra negar que chegar em casa e ver o horizonte da cidade é um privilégio, uma sensação de plenitude e experiência única. Com o estresse do dia a dia é, também, uma maneira de relaxar após um dia difícil no trabalho.

Já imaginou ver um pôr do sol inesquecível, acompanhado por uma boa taça de vinho, depois daquele dia cheio de desafios no trabalho? Isso é algo que a vida em uma cobertura te oferece. A cidade estará aos seus pés! 

E a união de todos esses elementos (ruas, edifícios, parques, luzes) te proporcionarão uma vista sem igual, pode acreditar! 

Valorização do imóvel

Uma cobertura tem características únicas, diferente dos outros apartamentos. Por isso, o último andar tem uma valorização estável e constante no mercado. Ou seja, independentemente das flutuações do ramo imobiliário, o preço de um apartamento cobertura segue uniforme, o que é uma vantagem e tanto , concorda?

Mas não esqueça que, para isso, é importante manter o imóvel sempre bem cuidado. Isso o valorizará ainda mais e, consequentemente, poderá garantir um bom negócio na hora que você quiser colocá-lo à venda. 

Iluminação e ventilação privilegiadas

Por ficarem no topo dos edifícios, as coberturas recebem melhor ventilação e uma iluminação privilegiada, já que não têm a sombra dos outros prédios para atrapalhar, na maioria dos casos.

Planta flexível e diferenciada

As construtoras geralmente elaboram plantas diferenciadas para a cobertura, com mais quartos, banheiros amplos e, muitas vezes, grandes varandas. Elas são a cereja do bolo dos condomínios!

morar-em-cobertura

Além disso, quem mora em coberturas normalmente tem mais autonomia e flexibilidade para fazer alterações na planta. Isso significa que você terá mais liberdade para derrubar e erguer paredes, mudar janelas e portas de lugar, entre outras coisas. Portanto, pode deixar a  casa com a sua cara!

Morar na cobertura te dá mais segurança

Por estar no último pavimento do edifício e ter uma planta diferenciada em relação aos demais apartamentos, a cobertura tem menos risco de invasão. Morar na cobertura também diminui o risco de algo dar errado. Além disso, em alguns casos, pode ter acessos exclusivos, com sistemas de monitoramento particulares.

Na cobertura, você pode ter uma piscina só sua!

Sabia que, ao morar na cobertura de um prédio, você pode ter uma piscina exclusiva para você e sua família? Isso, claro, ainda sem precisar frequentar a do condomínio! Mas, ao instalá-la, é preciso tomar alguns cuidados para que seu peso não comprometa a estrutura do prédio, colocando em risco a vida dos demais moradores, ok?

A primeira coisa a ser feita é calcular o peso dos materiais a serem usados na construção da piscina. O ideal é dar preferência para estruturas mais leves, como fibra. Iniciada a instalação, o indicado é que a laje do prédio seja impermeabilizada, para evitar o aparecimento de possíveis vazamentos e infiltrações no imóvel inferior, após a piscina ser enchida de água.

Vantagens de ter uma piscina na cobertura

Além de você não ter que usar a piscina coletiva do edifício, morar em uma cobertura com piscina oferece outros benefícios para você. Conheça alguns deles!

  1. Maior privacidade ao tomar banho de sol, pois você não vai precisar frequentar a piscina do empreendimento;
  2. Você pode convidar seus amigos para dar um mergulho sem violar as regras do condomínio, pois a piscina está  dentro do seu apartamento;
  3. Melhor manutenção da qualidade da água, já que você consegue cuidar dela de perto, sem depender dos serviços do condomínio,
  4. Pode ser usada em qualquer horário, até mesmo de madrugada.
morar-em-cobertura

Morar em cobertura vale a pena?

Todo empreendimento imobiliário deve ser analisado tendo em mente o perfil dos compradores.  Por isso, meça os prós e contras e estabeleça um objetivo. Assim, é possível perceber se vale a pena morar em um apartamento com cobertura.

Pense por exemplo nos seguintes pontos: Qual o seu orçamento disponível? Você passa muito tempo em casa? Possui filhos? Pretende vender o apartamento em breve ou é um investimento a longo prazo? Todas essas questões serão determinantes na hora de escolher o seu imóvel ideal!

Gostou de saber todas as vantagens de morar em uma cobertura? Conte para nós aqui nos comentários e compartilhe com seus amigos!

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Cozinha minimalista: saiba como aplicar

Cozinha minimalista: saiba como aplicar

Se você tem pouco espaço disponível e quer aproveitar ao máximo o ambiente, precisa conhecer a cozinha minimalista, que traz organização e estilo ao cômodo A decoração minimalista ganha, a cada dia, mais adeptos. Isso porque, além de simples e elegante, é perfeita para ambientes e imóveis com áreas modestas. Nesse sentido, o estilo pode […]

como-decorar-uma-sala

Como decorar uma sala gastando pouco

Você não precisa desembolsar muito dinheiro para ter acesso a uma sala bonita e estilosa. Por isso, preparamos esse conteúdo para você aprender como decorar uma sala com o orçamento baixo. Confira! Chegou aquele momento em que você percebeu que sua sala precisa de uma repaginada mas você não tem dinheiro para arcar com esse […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *