13 de junho de 2024

Como funciona o processo de análise de crédito

análise de crédito

Conheça as etapas da análise de crédito e descubra por que você deve dominar esse processo.

A análise de crédito é parte fundamental do processo de compra da casa própria. Por isso, é essencial que o corretor de imóveis domine os principais pontos desse processo.

Quando você, corretor, compreende como funciona a análise de crédito, você ganha vantagem uma importante competitiva, porque consegue ajudar os clientes a encontrarem o financiamento mais adequado, evitando burocracias e dores de cabeça.

Neste artigo, vamos explorar a importância da análise de crédito, as razões pelas quais os corretores devem dominar esse assunto e o passo a passo do processo.

Análise de crédito: 4 razões para você saber mais

Como nós sabemos, a análise de crédito costuma ser o caminho mais comum para conseguir comprar o tão sonhado imóvel próprio.

Por isso, você deve entender bem sobre esse processo para orientar seus clientes de forma clara e eficaz, ajudando-os a tomar decisões certas antes de conseguir o crédito para comprar o imóvel.

Veja, a seguir, as principais razões para dominar a análise de crédito.

  1. Aumento das oportunidades de vendas

Dominar a análise de crédito permite que você identifique e capitalize oportunidades de venda que poderiam passar despercebidas devido a restrições de financiamento. 

Com um conhecimento abrangente dos diferentes tipos de empréstimos e requisitos de crédito, você pode apresentar opções de financiamento personalizadas aos clientes, aumentando suas chances de fechar negócios. 

Essa capacidade de adaptar as soluções de financiamento às necessidades individuais dos clientes melhora a satisfação do seu público, além de permitir impulsionar as vendas e aumentar a sua carteira de clientes.

  1. Melhora da experiência do cliente

Segundo uma pesquisa da Deloitte, para 57% dos participantes a burocracia para financiamento é o principal entrave para a conquista do imóvel próprio.


Assim, ao dominar o processo de análise de crédito, você pode oferecer uma experiência mais fluida e satisfatória para seus clientes. 

Com conhecimento aprofundado das etapas envolvidas na obtenção de crédito imobiliário, fica mais fácil orientar os clientes desde o início do processo até o fechamento do negócio, reduzindo a probabilidade de problemas ou atrasos.

Isso resulta em uma experiência mais positiva para o comprador, aumentando a probabilidade de recomendações e referências futuras.

  1. Adaptação das estratégias

O mercado financeiro e as políticas de crédito estão constantemente sujeitos a mudanças e atualizações. Por isso, é ideal que você compreenda a análise de crédito para se adaptar a essas mudanças e antecipar as tendências do mercado. 

Ao acompanhar de perto as políticas de empréstimos, as mudanças do cenário macroeconômico e entender como essas mudanças afetam seus clientes, você se posiciona como especialista, sendo capaz de oferecer consultoria personalizada e orientações precisas.

  1. Maior autonomia e controle

Corretores que dominam a análise de crédito também têm uma maior autonomia e controle sobre o processo de venda.

Isso acontece porque você não precisa depender exclusivamente de terceiros para obter financiamento para seus clientes, o que pode levar a atrasos ou complicações. 

Em vez disso, você assume um papel mais proativo, agilizando o processo e garantindo que as necessidades de seus clientes sejam atendidas de forma eficiente.

Passo a passo do processo de análise de crédito

Como a análise de crédito avalia a elegibilidade do interessado para a concessão de crédito imobiliário, desde a apresentação até a aprovação ou rejeição final, é comum que o corretor tenha a percepção de que este processo é um bicho de sete cabeças.

Mas, na realidade, a análise de crédito pode ser muito mais simples do que você imagina. O processo compreende os seguintes passos:

Passo 1 – Pré-qualificação

Nesta fase inicial, você ajuda os clientes a avaliar sua capacidade de obter financiamento. 

Isso é feito através de uma análise da situação financeira do cliente, incluindo renda, histórico de crédito e outras obrigações financeiras, além de identificar desafios que possam surgir durante o processo de análise de crédito.

Passo 2 – Simulação Online

Após a pré-qualificação, você deve realizar uma simulação online para fornecer ao cliente uma estimativa do valor da entrada e das prestações do imóvel desejado. 

Esta simulação permite que o cliente tenha uma visão clara de como as finanças se encaixam e se o imóvel pretendido está dentro do seu orçamento. 

Passo 3 – Análise de Crédito

Neste momento, o banco parceiro da sua imobiliária ou escolhido pelo seu cliente realiza uma análise de crédito detalhada de quem está querendo comprar um imóvel. 

Esta análise avalia o histórico de pagamento do interessado, sua pontuação de crédito e outros fatores que possam influenciar a decisão de conceder o empréstimo. 

A análise de crédito é essencial para determinar o risco envolvido em emprestar dinheiro ao solicitante e para estabelecer os termos do empréstimo, como taxa de juros e prazos.

Entenda as taxas de juros do financiamento imobiliário.

Passo 4 – Análise Técnica

Nesta fase, seu cliente precisa enviar documentos adicionais para o banco, como comprovante de renda.

Além disso, o banco pode conduzir uma avaliação técnica do imóvel por um engenheiro credenciado para garantir que ele atenda aos pré-requisitos para a concessão do crédito imobiliário.

Outros requisitos, como seguro habitacional, também podem ser discutidos e definidos nesta etapa.

Passo 5 – Contrato

Com base na análise prévia e na aprovação do empréstimo, o banco emite o contrato para ser assinado pelo cliente. 

Este contrato estabelece os termos e condições do empréstimo, incluindo a taxa de juros, o prazo, as obrigações do cliente e os direitos do banco. 

Passo 6 – Liberação dos valores

Após a assinatura do contrato, o banco realiza a liberação dos valores acordados para o vendedor do imóvel. 

Esta etapa finaliza o processo de análise de crédito e permite que o seu cliente oficialmente se torne o proprietário do imóvel.

Seja o especialista em análise de crédito que seus clientes precisam

Ao se tornar um especialista em análise de crédito, você fortalece sua posição no mercado imobiliário e consegue oferecer um serviço mais qualificado aos seus clientes, principalmente quando o assunto é financiamento.

Por isso, é fundamental dedicar tempo e esforço para se tornar o especialista em análise de crédito que seus clientes procuram. Ao fazer isso, você abrirá caminho importante para o sucesso em sua carreira no mercado imobiliário.


E, se você quiser receber outros conteúdos sobre o dia a dia da imobiliária, inscreva-se em nosso canal no Youtube

Para ficar atualizado sobre o mercado imobiliário, assine a Arbo 360º, a newsletter que te deixa por dentro das últimas notícias e insights do mercado.

Ellen Ramos Cardoso
Ellen Ramos Cardoso

Ellen é jornalista e traz consigo uma bagagem que combina experiências em agências de comunicação, assessoria e jornais. É responsável pelos conteúdos aqui do blog e da Arbo 360º, com o compromisso de ajudar gestores e imobiliárias a descomplicar suas rotinas e impulsionar os resultados.

Postagens relacionadas

Vendas de imóveis: como a tecnologia ajuda

Vendas de imóveis: como a tecnologia ajuda

O mercado imobiliário registrou crescimento em 2020 e, para se destacar no setor e ser referência na venda de imóveis, as empresas precisam estar adaptadas ao novo contexto Ao contrário do que muitos especialistas apontaram, a pandemia de covid-19 influenciou o mercado imobiliário de maneira positiva. As mudanças de comportamento, de perfil e das necessidades […]

processo de follow up de vendas

Follow up de vendas: saiba a importância

Mais do que vender, uma empresa deve se preocupar em desenvolver um bom relacionamento com o cliente. E é exatamente nesse contexto que as marcas precisam conhecer o follow up de vendas, que você irá conferir no artigo abaixo O processo de venda de um produto ou de um serviço pode ser bastante longo. Por […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *