25 de setembro de 2021

Marketing para imobiliárias: como anunciar no Google

anunciar no Google

Saber anunciar no Google é fundamental para uma boa estratégia de marketing que envolva a internet. Confira o básico que você deve saber sobre o Google Ads!

O marketing online é indispensável para qualquer empresa que queira ter sua marca reconhecida e atrair novos clientes. Em tempos de transformação digital, se faz necessário conhecer as ferramentas que a internet oferece e saber como aplicá-las. Aprender a anunciar no Google é uma das ações básicas nesse sentido.

Por isso, este post do Blog da Arbo traz uma visão geral sobre a plataforma de anúncios do Google. Você verá como ela funciona, as possibilidades que oferece para a criação de anúncios e algumas dicas iniciais para pensar em uma estratégia de marketing consistente. Confira!

Conheça o Google Ads

O Google Ads é a plataforma do Google para publicação de anúncios. Com ela, as empresas conseguem usar uma série de ferramentas para obter mais visibilidade na internet. Seu grande diferencial é que esses anúncios podem ser configurados para atingir um público bastante segmentado. 

Vamos conhecer agora algumas das possibilidades que você pode utilizar dentro da sua estratégia para anunciar no Google.

Campanhas de pesquisa

Esses anúncios serão exibidos na página de pesquisas do Google quando os usuários fizerem buscas com determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque, tanto no alto das páginas de resultados quanto na parte de baixo. Para se diferenciarem dos outros links, eles aparecem com uma tag indicando que se trata de um link patrocinado.

A vantagem desse modelo é que o anunciante só paga se a pessoa clicar no anúncio e acessar seu site. Com um bom planejamento, essa ferramenta pode trazer excelentes resultados para sua imobiliária.

Rede de display

Nesse tipo de anúncio, sua campanha será exibida em vários sites que compõem a chamada rede de display do Google. Estima-se que essa rede seja tão ampla que atinja cerca de 90% dos usuários da internet pelo mundo. São mais de dois milhões de sites e 650 mil apps.

Nesse formato, seus anúncios poderão ser configurados com opções de segmentação, características demográficas, uso de palavras-chaves específicas e estratégias de remarketing. A rede de displays é composta pelos seguintes elementos:

  • banners compostos por imagens, animações, textos interativos e outros recursos;
  • caixas de texto com título e descrição do anúncio acompanhados pelo nome da empresa e uma URL;
  • anúncios personalizados para usuários do Gmail;
  • anúncios personalizados para apps de dispositivos móveis. 

Anúncios no YouTube

O YouTube pertence ao Google e é o segundo site mais utilizado para pesquisas, atrás apenas do próprio google.com. Por isso, utilizar estratégias que envolvam a produção de vídeos de imóveis faz muito sentido. 

É possível criar campanhas selecionando o público-alvo desejado com base em critérios como idade, localização, temas de interesse e muito mais. Dessa forma, seus anúncios serão exibidos quando os usuários forem assistir algum vídeo. 

Um ponto importante para destacar é que você só paga quando as pessoas interagem com seu vídeo. Caso elas pulem o anúncio antes de 30 segundos, não há cobrança.

Como planejar seus anúncios

Para saber articular todos esses recursos e anunciar no google com eficiência, sua imobiliária precisa de um bom planejamento. É fundamental separar o trabalho em algumas etapas.

Defina objetivos e metas

Sua estratégia de marketing precisa ter objetivos claros. Talvez você queira melhorar as vendas para um tipo de imóvel específico ou fazer com que sua marca fique conhecida entre um determinado perfil de consumidor, por exemplo.

Independente de quais sejam os resultados desejados, o importante é traduzi-los em metas que as pessoas responsáveis pelas tarefas de marketing consigam compreender. Para isso, você pode utilizar a metodologia SMART.

Basicamente, a ideia é que as metas sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Para entender melhor como aplicar esse modelo, confira nosso artigo sobre elaboração de metas.

Analise o cenário

Depois de definir suas metas, é hora de pensar nas ações necessárias para alcançá-las. Um dos passos indispensáveis nessa fase do planejamento é a análise do cenário. É o momento de entender bem o que acontece na sua própria imobiliária e no mercado em que ela está inserida.

Para isso, você pode utilizar como apoio a análise SWOT. Nessa metodologia, os gestores analisam fatores internos e externos que afetam o negócio e os classificam em quatro quadrantes. Em relação aos fatores internos, os quadrantes são pontos fortes e pontos fracos. Para os externos, são as ameaças e as oportunidades.

Ao articular seus objetivos e metas com os elementos identificados na análise SWOT, você mais ampla do que é necessário fazer para alcançar seus objetivos. É possível que você identifique uma grande quantidade de ações necessárias, então é recomendável definir prioridades.

Analise o público alvo

O objetivo do marketing é levar a mensagem certa para o público certo. Sem isso, você dificilmente conseguirá atrair o cliente ideal para o produto ou serviço que pretende vender. No caso de uma imobiliária, você certamente é capaz de identificar perfis diversos entre os consumidores.

Para começar, há os que desejam comprar imóveis e os que querem alugar. Cada um desses grupos também pode ser dividido em faixas de renda, por exemplo. Além desses, haverá uma série de fatores que vão variar de acordo com a região em que sua empresa atua e as condições de mercado com as quais precisa lidar.

A mensagem do marketing precisa ser adaptada para cada perfil de cliente, pois o que chama a atenção de um pode estar fora de alcance ou ser irrelevante para o outro.  

Defina o orçamento

O orçamento é um aspecto importante no planejamento para anunciar no Google. Já que a imobiliária trabalha com vários perfis de clientes, é necessário dividir os investimentos para alcançar aqueles que fazem sentido para um produto específico e em um momento determinado.

Falando em momento, é importante ressaltar que sua estratégia precisa levar em conta o famoso funil de vendas. Há pessoas que estão no topo dele, no estágio de atração. Outros já passaram para o meio de funil, a etapa de consideração. Por fim, temos aqueles que estão bem perto de se tornarem clientes de fato, no fundo do funil, a etapa de conversão.

Defina as métricas de desempenho

Depois de colocar seu plano em prática, será necessário medir os resultados para saber se ele está funcionando como deveria ou precisa de ajustes. Para isso, é fundamental utilizar certas métricas de desempenho. Veja algumas das mais utilizadas:

  • CPL (Custo por Lead): o valor gasto para a aquisição de cada lead;
  • CPC (Custo por Clique): o valor investido, em média, para cada clique dado por um usuário em seu anúncio;
  • CPA (Custo por Aquisição): o valor pago para que o público-alvo execute o objetivo principal da sua campanha, que geralmente tem relação com conversões;

Indo além do anúncio

O trabalho de anunciar no Google não termina quando o cliente clica em seu anúncio. Na verdade, ele é só a porta de entrada para que os usuários conheçam sua empresa e seus produtos. Para que ele realmente se torne um cliente, é necessário que ele encontre algo interessante ao entrar por essa porta.

Isso significa que você deve investir, por exemplo, em um bom site para sua imobiliária. Além de mostrar seus imóveis com fotos, vídeos e uma boa descrição, é fundamental incluir canais por onde o usuário possa se comunicar facilmente com a empresa. E esses canais devem ser atendidos por profissionais bem preparados.

Todos esses elementos se interligam para oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. O cuidado com a qualidade do atendimento precisa existir ao longo de toda a jornada de compra, desde o primeiro contato até o serviço de pós-venda.

Com essas informações você já tem algum embasamento para começar a pensar em maneiras de anunciar no Google e articular essa importante ferramenta com outros aspectos da sua imobiliária. Com um plano bem estruturado, você certamente conseguirá aumentar a relevância da sua marca e tornar sua empresa sustentável no longo prazo.

Quer mais dicas para anunciar no Google e muitos outros conteúdos para melhorar a gestão da sua imobiliária. Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo e receba nosso material exclusivo diretamente no seu e-mail. Basta preencher o formulário abaixo.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

como montar uma casa inteligente

Saiba como começar a montar sua casa inteligente

As casas inteligentes estão entre as principais tendências da tecnologia na atualidade. Saiba o que fazer para automatizar sua residência.  A popularização do acesso à internet na última década trouxe novas soluções para deixar nossas casas sempre conectadas e ajudar nas rotinas diárias. Montar uma casa inteligente está ficando cada vez mais fácil e barato. […]

no-mercado-imobiliário

Webinar: o mercado imobiliário evoluiu na pandemia?

Confira gratuitamente o conteúdo completo que explica as recentes mudanças no mercado imobiliário Devido à pandemia do novo coronavírus, foram registradas mudanças na economia nacional e mundial. Do mesmo modo que vários setores tiveram de se adaptar, o mercado imobiliário também passou por transformações.  Um dos aspectos mais importantes desse período é a mudança de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *