Business Intelligence é um conceito que toda imobiliária precisa dominar e saber aplicar para que possa aproveitar todos os benefícios da tecnologia.
O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta poderosa que tem revolucionado o mercado imobiliário, porque é capaz de fornecer uma visão estratégica e direcionada para as imobiliárias, permitindo que os gestores tenham uma visão 360° de todo o negócio e tome as decisões certas para acelerar o crescimento da imobiliária.
Atualmente, saber analisar dados e como usar essas informações para tomar decisões e planejar as próximas ações é uma habilidade fundamental entre os gestores imobiliários que desejam ter um crescimento saudável a longo prazo.
Cada vez mais, é possível ver o interesse de gestores imobiliários em dados, porque o acompanhamento constante das métricas e a rapidez nas tomadas de decisão são elementos cruciais para o crescimento do negócio, principalmente nos setores que são mais suscetíveis às variações da economia, como é o caso do mercado imobiliário.
No entanto, muitas dessas análises ainda são realizadas por meio de planilhas, o que pode ser demorado e propenso a erros. A abordagem mais eficaz envolve a disponibilidade de painéis intuitivos e visualizações de dados simplificados. E é aí que o Business Intelligence ganha importância.
Se você já ouviu falar em Business Intelligence e quer aplicá-lo na sua imobiliária, chegou ao lugar certo!
Neste conteúdo, você vai entender o conceito e as vantagens que um sistema baseado em Business Intelligence (BI) proporciona para a gestão imobiliária, além de compreender como o BI pode ser aplicado à realidade do seu negócio.
Entenda o que é Business Intelligence
Podemos dizer que Business Intelligence pode ser definido como processo que, por meio da tecnologia, analisa dados e apresenta informações relevantes para que gestores imobiliários tomem as melhores decisões.
Mesmo que a explicação pareça vaga no início, é válido ressaltar que a definição do conceito é ampla e, por isso, será mais fácil entender por meio da aplicação do termo no setor imobiliário.
Como usar os dados imobiliários a seu favor.
A título de curiosidade, o termo Business Intelligence tornou-se conhecido em 1958, com a publicação do artigo A Business Intelligence System. Contudo, ele só começou a ser aplicado com maior intensidade a partir da década de 1970.
De qualquer forma, o importante é que você saiba que o Business Intelligence é composto por uma variedade de ferramentas e plataformas que servem para coletar dados, tanto internos quanto externos.
Estes dados são processados e os resultados são apresentados em tabelas, gráficos, relatórios, mapas e outros formatos para ajudar você a tomar decisões mais assertivas.
Ainda é importante destacar que o Business Intelligence concentra todas as informações essenciais para uma empresa em um sistema conhecido como Data Warehouse.
Este repositório abriga uma ampla gama de dados, incluindo aqueles originados de planilhas, tabelas e até informações de sistemas CRM. É ao centralizar todas essas informações em um único local e integrá-los de forma eficaz que o conceito de Business Intelligence ganha aplicabilidade prática, porque permite a criação de análises e métricas mais sólidas.
Como funciona o Business Intelligence na prática
Antes de explicar como o Business Intelligence funciona na prática, é importante esclarecer que as ferramentas de BI não irão apontar soluções para os gestores imobiliários, ao contrário do que muitos pensam. O que acontece, na verdade, é a exposição de dados, que precisam ser analisados e transformados em informações relevantes.
Os sistemas de Business Intelligence são arquitetados para fornecer informações detalhadas sobre os processos de uma organização. Então, na prática, o Business Intelligence facilita as atividades de busca de dados, que podem ser um dos gargalos de uma empresa, já que encontrar tais informações nem sempre é uma tarefa simples.
Após essa busca pelos dados, as informações são visualizadas de forma intuitiva diretamente nos aplicativos e sistemas desenvolvidos para essa finalidade, permitindo que os gestores imobiliários descubram diversas informações relevantes.
Imagine que você é o gestor de uma imobiliária que deseja expandir seus negócios em um mercado altamente competitivo. Você tem acesso a um sistema de BI personalizado, que está integrado ao seu software de gestão imobiliária.
Com o Business Intelligence, você consegue cruzar informações e fazer análises mais precisas, como:
Análise de performance de corretores
- O Business Intelligence é capaz de fornecer informações sobre quantidade de leads que cada corretor está atendendo, em qual etapa do funil cada lead se encontra, qual foi o tempo que o corretor demorou para iniciar o atendimento, entre outros dados.
Análise de mercado.
- O BI permite que você visualize o ticket médio dos imóveis da sua carteira, preveja tendências, identifique padrões de consumo e reconheça o potencial dos imóveis e de determinadas regiões.
Análise de marketing
- O Business Intelligence também permite que você entenda quais canais estão gerando mais leads, permitindo adaptar a estratégia e direcionar esforços para os canais com melhor desempenho.
Previsões de demanda
- Com base nos dados históricos e nas tendências de mercado, o BI gera previsões de demanda para diferentes tipos de imóveis. Isso ajuda você a direcionar seus investimentos de forma mais estratégica.
Monitoramento em tempo real
- Dependendo da ferramenta de Business Intelligence que você adotar na imobiliária, é possível acompanhar o desempenho do negócio em tempo real. Isso significa que você pode ver quantos imóveis estão em negociação, quais são as próximas transações e onde estão os gargalos no processo.
Com essas análises em mãos, você pode tomar decisões mais assertivas. Por exemplo, pode direcionar seus esforços de marketing para os bairros com maior demanda, identificar áreas onde a equipe de corretores precisa de treinamento adicional, definir preços competitivos e antecipar as mudanças no mercado.
5 vantagens de aplicar o Business Intelligence na imobiliária
Como mencionamos no início desse conteúdo, saber usar de forma assertiva os dados que a sua imobiliária tem em mãos pode ser determinante nos seus lucros e no número de negócios realizados ao final de cada mês.
Mesmo assim, muitos gestores ainda não conseguem analisar as informações de forma correta e, por isso, perdem oportunidades de negócio e a chance de conquistar resultados melhores.
Nesse cenário, o Business Intelligence se mostra uma ótima solução, já que fornece informações importantes aos corretores e aos gestores, que terão a função de analisar o que está sendo mostrado para verificar o que está funcionando ou não na empresa e no processo de venda.
Se você ainda não está convencido sobre a utilização de BI em sua imobiliária, confira abaixo as principais vantagens de investir nessa tecnologia:
Minimização de erros e de riscos
Com a implementação do Business Intelligence nas imobiliárias, a análise de informações e dados até então desconhecidos torna-se uma realidade, minimizando riscos que podem ameaçar a continuidade da imobiliária no mercado.
Frequentemente, imobiliárias enfrentam desafios operacionais e estratégicos, e muitas vezes esses desafios são interpretados com base em suposições. Entretanto, o que o BI proporciona é a capacidade de confirmar ou descartar essas suposições com base em dados reais e análises precisas.
Isso permite que os gestores tomem decisões mais assertivas em relação ao seu plano de negócios, solucionem problemas já existentes com maior eficácia e consigam prevenir riscos futuros.
Auxílio na tomada de decisões
Uma das principais vantagens de utilizar o Business Intelligence nas imobiliárias é contar com o auxílio dos dados na tomada de decisões, porque as soluções estratégicas de um plano de negócios não podem depender de ideias subjetivas, mas sim de informações concretas.
Com o Business Intelligence, é possível reconhecer não somente o funcionamento da imobiliária e do mercado como um todo, mas também o perfil e os comportamentos dos clientes.
A união dessas informações é fundamental para a tomada de decisões, que deve considerar as ações necessárias, a antecipação de problemas futuros e a análise de possíveis riscos.
Auxílio no planejamento e na gestão do negócio
É possível que muitas imobiliárias tenham diversas informações sobre o funcionamento de seu negócio, especialmente no que se refere à parte operacional. Contudo, é bastante comum que o excesso de dados confunda os gestores.
Isso acontece, principalmente, porque as informações estão desorganizadas em documentos diferentes, dificultando que o gestor visualize os dados de forma conjunta.
Com o BI, o gestor terá acesso às informações de forma integrada.
Ao ter uma visão completa e unificada dos dados, o gestor pode identificar padrões, tendências e insights que seriam difíceis de detectar ao analisar informações isoladamente.
Vale lembrar que o acesso às informações integradas não apenas ajuda a entender o desempenho interno, mas também a compará-lo com o cenário competitivo. Isso permite que o gestor identifique oportunidades de diferenciação e otimização em relação aos concorrentes.
Conhecimento do cliente
Toda imobiliária precisa ter o máximo possível de informações sobre o cliente para guiar o desenvolvimento de suas campanhas de marketing, melhorar os fluxos de atendimento, entre outras tantas demandas operacionais.
Nesse caso, a função do BI, é reunir todos os dados sobre os clientes da sua imobiliária em um único sistema, permitindo que você consiga entender as características, preferências e outras informações dos seus leads e clientes com mais facilidade.
Vantagem competitiva
Estamos exatamente em um momento de transição, no qual muitas empresas estão substituindo os processos e ferramentas tradicionais pelo uso das novas tecnologias.
Quem se adapta mais rápido tem maiores chances de obter resultados melhores.
Por isso, investir em ferramentas de Business Intelligence permite que a sua imobiliária se adeque com mais agilidade a uma tendência forte do mercado. Aqui, é válido lembrar que as imobiliárias que enxergam essa necessidade e se preparam no tempo adequado, têm um diferencial bastante relevante em uma área tão competitiva, como o mercado imobiliário.
Como aplicar Business Intelligence em uma imobiliária?
Agora que você já sabe o significado de Business Intelligence, seu funcionamento e suas principais vantagens, chegou o momento de descobrir como aplicar o conceito na sua imobiliária.
Dependendo do tamanho da sua imobiliária e dos tipos de análise que você deseja fazer, o primeiro passo para investir no Business Intelligence é contar com profissionais especializados, como um analista de dados ou um analista de Tecnologia da Informação.
Por outro lado, você também pode optar por sistemas terceirizados, que é a aposta da maioria das imobiliárias.
Um sistema de Business Intelligence muito usado por imobiliárias é o CRM, que faz a intermediação do relacionamento entre os profissionais de uma empresa e seus clientes.
Por que usar ferramentas de Business Intelligence na imobiliária?
No caso do CRM imobiliário, a ferramenta é utilizada, principalmente, para auxiliar corretores no registro de informações sobre potenciais clientes. Para os gestores, ele dá a possibilidade de acompanhar o desempenho da equipe de vendas por meio de dados detalhados.
Nesse aspecto, o sistema traz inúmeras vantagens para a rotina e gestão das imobiliárias, pois existem CRMs imobiliários que realizam todos os procedimentos da negociação, desde a entrada do lead no funil até a concretização da venda ou da locação do imóvel.
Todas as informações geradas e armazenadas no CRM imobiliário podem ser compiladas para a elaboração de relatórios.
A geração de tais dados permite a construção de um poderoso banco de dados, que será útil para que gestores e corretores possam tomar decisões mais assertivas no futuro.
Como você pode ver, as ferramentas de Business Intelligence têm um papel fundamental no desempenho das imobiliárias. Afinal, elas permitem uma visualização mais completa e analítica dos seus dados.
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