18 de maio de 2022

Como calcular o aumento do aluguel?

Como-calcular-o-aumento-do-aluguel

O reajuste do aluguel é uma das horas mais temidas pelos inquilinos. Saiba como o valor é calculado!

Todas as pessoas que alugam casa ou apartamento conhecem esse momento: o vencimento do contrato e o consequente reajuste do valor do aluguel. Há uma série de fatores que influenciam nesse cálculo e, neste post do Blog da Arbo, nós vamos explicar tudo isso.

Como calcular o valor do aluguel?

Em geral, o preço do aluguel varia em função dos seguintes aspectos:

  • Localização do imóvel;
  • Tamanho do imóvel;
  • Infraestrutura da região; 
  • Estado de conservação da casa ou do apartamento;
  • Presença ou não de áreas de lazer.

Além disso, todo contrato de locação precisa determinar o índice de reajuste a ser utilizado. A escolha do índice mais adequado depende da negociação entre inquilino, proprietário e imobiliária. Veja quais são os princípais:

IGP-M

A grande maioria dos contratos imobiliários usa o Índice Geral de Preços de Mercado, ou IGP-M, como principal índice para calcular o reajuste do aluguel. Popularmente, esse índice é conhecido como “inflação do aluguel” e é baseado em três outros indicadores para ser calculado:

IPA-M: Índice de Preços do Atacado-Mercado – Que tem um peso de 60% no seu cálculo.

IPC-M: Índice de Preços do Consumidor-Mercado – Com peso de 30% no cálculo.

INCC-M: Índice Nacional de Custo da Construção-Mercado – Peso de 10% no cálculo.

Esse indicador econômico interfere em nosso dia a dia porque está ligado a gastos que quase todas as pessoas têm. Tais como:

  • Educação: Mensalidade de escolas e universidades
  • Imóveis: Aluguéis de imóveis comerciais e residenciais
  • Energia: Tarifa de energia elétrica
  • Seguros: Algumas modalidades de seguro
  • Saúde: Determinados planos de saúde

IPCA

Outro índice que é bastante usado é o IPCA. O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) foi criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final. Ele representa, no geral, o taxa oficial da inflação no Brasil e é medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A medição do IPCA influencia outra taxa muito mencionada nos noticiários, a Selic, que afeta os juros dos financiamentos imobiliários.

INPC

O INPC é um Indicador menos utilizado, mas ainda assim relevante para ser destacado. 

O índice foi elaborado pelo IBGE na década de 1970 e, até hoje, é usado para registrar a variação do custo de vida de famílias brasileiras com renda de 1 a 5 salários mínimos. 

Com isso, é usado como parâmetro de reajustes bancários, trabalhistas, pensionários e previdenciários.

IVAR

O IVAR (Índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais), lançado em janeiro 2022, deve ter grande destaque no mercado de locações. Ao contrário dos demais índices, ele foi criado para suprir especificamente as necessidades do setor imobiliário.

Enquanto o IGP_M, o IPCA e o INPC consideram aspectos que não tem muita relação com o imóvel em si, o IVAR é levantado a partir de dados obtidos de mais de 10.000 contratos de locação das principais capitais do Brasil. Nos próximos meses, o volume de dados deve crescer com a adição de novos municípios.

Já há a expectativa de que o IVAR substitua os índices anteriores na maior parte dos contratos de locação. Temos um artigo especial tirando todas as suas dúvidas sobre o IVAR.

Quer acompanhar as novidades do mercado imobiliário e dicas para melhorar a gestão da sua imobiliária? Cadastre-se na newsletter gratuita do blog da Arbo e receba nossos novos conteúdos toda semana no seu e-mail. Basta preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

#DicaMestre6: Venda mais com atendimento rápido

Quem atende rápido, tem mais chances de fechar. Esse é o conselho do gestor da nossa imobiliária parceira Guepardo, Marlon Brito. Confira nossa dica de hoje sobre a importância do atendimento rápido. No cenário atual do mercado imobiliário um cliente faz tour virtual, conhece imóveis e compara diversas opções em minutos, pelo celular.  Isso permite […]

Aluguel-de-casa

Aluguel de casa: como calcular o valor ideal?

Vai se mudar para uma nova casa e quer saber quanto é o ideal pagar pelo aluguel? Esse texto pode te ajudar com esse cálculo Em algum momento da vida, todos nós precisamos fazer a locação de uma casa ou apartamento. Seja por motivos de trabalho, familiares ou por vontade própria. Na hora do aluguel […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *