22 de fevereiro de 2024

Como a Superlógica ajuda a reduzir a inadimplência

inadimplencia imobiliaria

Reduzir a inadimplência pode ser desafiador, mas com a Plataforma Superlógica isso fica mais fácil.

Lidar com a inadimplência é uma realidade constante para quem trabalha com administração de locações e quem já tem experiência nessa área sabe que zerar esse índice é praticamente impossível, principalmente para quem possui carteiras maiores.

Por isso, é super importante estar atento aos inquilinos que não efetuam o pagamento do aluguel para que você consiga buscar ações eficazes para reduzir a inadimplência. 

Afinal, atrasos nos pagamentos impactam o fluxo de caixa da imobiliária e compromete a relação com os proprietários de imóveis.

Felizmente, existem maneiras eficazes de reduzir a inadimplência e cobrar os inquilinos em débito sem muita dor de cabeça.

Neste conteúdo, vamos destacar como três funcionalidades da Plataforma Superlógica podem ser aliadas importantes para reduzir a inadimplência imobiliária.

Como reduzir a inadimplência imobiliária

Não há segredos para reduzir a inadimplência. Basta adotar as estratégias certas de cobrança de aluguel para criar uma abordagem eficiente e evitar que a inadimplência se torne uma bola de neve. 

Mesmo assim, quando o assunto é reduzir a inadimplência imobiliária, além das estratégias mais comuns, como notificações extrajudiciais, o pulo do gato está em ter uma ferramenta de gestão, como a Plataforma Superlógica, a seu favor.

9 políticas para reduzir a inadimplência na sua imobiliária

Veja, a seguir, os principais detalhes de cada uma dessas funcionalidades.

  1. CRM de cobrança

O CRM de cobranças nada mais é do que uma ferramenta de gerenciamento de contato com os clientes inadimplentes, permitindo que você tenha uma comunicação mais alinhada e melhor controle sobre a gestão de seus contatos inadimplentes.

Com ela, é possível registrar de forma organizada o histórico de interações com clientes inadimplentes e agendar os próximos passos de contato. Isso significa que qualquer membro da equipe, ao acessar o sistema, terá noção de tudo o que foi conversado com o cliente e quando acontecerão os próximos contatos.

Isso permite uma comunicação eficaz, transparente e organizada, além de eliminar desconfortos por realizar chamadas repetidas no mesmo dia ou abordar o mesmo assunto mais de uma vez.

O CRM de cobranças ainda é um importante aliado para reduzir a inadimplência, porque permite que você automatize e personalize o envio de boletos e mensagens de cobrança, eliminando a necessidade de cobrança individual. 

Por exemplo, você consegue criar uma mensagem para ser enviada ao locatário 5 dias antes do vencimento do boleto e, na data em que ele vence, reforçar sobre o pagamento.

Caso o pagamento não seja feito, você pode configurar envios de mensagens de cobranças no intervalo de tempo que achar pertinente.

Como a Superlógica ajuda a reduzir a inadimplência

  1. Acordo

Quando as medidas preventivas não são suficientes para que o locatário mantenha os pagamentos dos aluguéis em dia, a funcionalidade de Acordo se torna essencial, porque ela oferece a oportunidade de realizar negociações personalizadas com esses clientes.

A ferramenta de acordo permite que você divida o saldo devedor do aluguel de um determinado inquilino em parcelas, incluindo as multas e juros relacionados aos pagamentos em atraso. 

Além disso, possibilita a geração de novos boletos e oferece acompanhamento detalhado do progresso do pagamento.

Na prática, o processo é bastante intuitivo. 

Ao acessar o sistema, você visualiza todas as pendências do cliente, identificando claramente o que está em atraso.

Feito isso, o próximo passo é selecionar as cobranças específicas para as quais deseja propor o acordo. Você define os termos do acordo, como os itens a serem incluídos, o número de parcelas para quitação e as datas de vencimento.

E pronto! O acordo é formalizado de maneira ágil e descomplicada.

  1. Cobrança de aluguel no cartão de crédito

Para reduzir a inadimplência na sua imobiliária, a Plataforma Superlógica também tem uma funcionalidade que possibilita o pagamento de aluguel diretamente no cartão de crédito. 

Para os locatários, essa opção de pagamento oferece uma série de vantagens. 

Primeiro, é preciso destacar a comodidade que essa modalidade oferece, porque o locatário cadastra os dados do cartão uma única vez no aplicativo Owli, que é o app de comunicação entre os inquilinos e a sua imobiliária.

Feito isso, o valor do aluguel é debitado automaticamente na fatura do cartão de cada mês, sem comprometer o limite disponível. 

Dependendo do cartão de crédito, o pagamento do aluguel ainda possibilita a participação em programa de pontos que geram milhas, descontos e cashback.

Além disso, o pagamento por cartão de crédito evita esquecimentos e proporciona maior flexibilidade e controle sobre suas finanças.

Já para a sua imobiliária, o pagamento por cartão de crédito é uma alternativa segura e eficiente para reduzir a inadimplência.

Isso acontece porque, ao adotar essa modalidade, a imobiliária assegura o recebimento pontual do aluguel. Caso o locatário não pague a fatura, ele passa a ter uma dívida com o banco e não com a imobiliária.

E, caso você esteja em dúvida sobre os custos de adotar o cartão de crédito como opção de pagamento de aluguel na sua imobiliária, saiba que com a Plataforma Superlógica, você usufrui de uma tarifa fixa, semelhante à do boleto.

Leve a Superlógica para sua imobiliária

Não permita que a inadimplência perturbe suas noites de sono! 

Como você leu nesse conteúdo, com a Plataforma Superlógica você tem acesso a ferramentas práticas e eficazes para reduzir a inadimplência, mas os benefícios da nossa plataforma não param por aí.

Veja outras funcionalidades da Plataforma Superlógica que podem simplificar a rotina da sua equipe:

  • Gestão de pagamentos: Emita boletos sem necessidade de abertura de convênio e homologação bancária, automatize o repasse dos aluguéis aos proprietários, configure lembretes de pagamento.
  • Comunicação eficiente: Permita que proprietários e inquilinos acessem as principais informações do contrato de locação por app exclusivo.
  • Gestão de manutenção: Torne os processos de manutenções mais ágeis, transparentes e organizados, tanto para sua imobiliária como para seus clientes.
  • Vistorias: Realize vistorias em poucos cliques, a qualquer hora e em qualquer lugar, e assine laudos eletronicamente, com validade jurídica.
  • Assinatura eletrônica: Reduza o tempo do processo de assinatura de contratos e documentos de locação e evite a burocracia de cartórios.

Clique aqui e descubra como a Superlógica pode ser sua aliada na administração de imóveis, tornando sua rotina mais eficiente e tranquila.

Ellen Ramos Cardoso

Como a Superlógica ajuda a reduzir a inadimplência

Ellen é jornalista e traz consigo uma bagagem que combina experiências em agências de comunicação, assessoria e jornais. É responsável pelos conteúdos aqui do blog e da Arbo 360º, com o compromisso de ajudar gestores e imobiliárias a descomplicar suas rotinas e impulsionar os resultados.

Postagens relacionadas

dimob 2023

DIMOB 2023: tudo o que você precisa saber

Reunimos em um só lugar as principais informações sobre a Dimob 2023. Veja tudo que você precisa na hora de fazer a declaração.  O começo de ano é a época de prestar contas sobre tudo que sua empresa fez ao longo dos 12 meses anteriores. No setor imobiliário, uma das principais obrigações é a entrega […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *