22 de abril de 2024

Crédito imobiliário: como auxiliar os clientes da imobiliária

crédito imobiliário

A análise de crédito imobiliário é fundamental para avaliar a capacidade financeira do cliente e garantir a aprovação do financiamento.

Embora a aprovação do financiamento imobiliário não dependa do corretor de imóveis, todo profissional que deseja vender mais imóveis precisa estar bem informado quando o assunto é crédito. 

A análise de crédito imobiliário é um dos pontos essenciais desse processo e compreender como auxiliar os seus clientes nessa etapa pode fazer toda a diferença. 

Por isso, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas práticas para que você possa orientar seus clientes no processo de preparação para a análise de crédito imobiliário.

O que é avaliado na análise de crédito imobiliário?

Na hora de realizar a análise de crédito imobiliário do seu cliente, uma série de aspectos é cuidadosamente avaliada para determinar a viabilidade do financiamento. 

Esses pontos podem ser agrupados em quatro análises distintas, cada uma desempenhando um papel fundamental no processo de aprovação do crédito imobiliário, como veremos a seguir.

1. Análise de restrições

Nessa etapa, são verificadas possíveis pendências de pagamento do cliente com outras empresas ou instituições financeiras. 

Isso ajuda a avaliar o risco de inadimplência e a tomar decisões sobre a concessão do crédito.

2. Análise de perfil 

Durante a análise de crédito, o perfil do cliente é minuciosamente avaliado, levando em consideração seu histórico de pagamentos e score de crédito. 

Essa avaliação ajuda a compreender se seu cliente possui o hábito de cumprir com seus compromissos financeiros, o que desempenha um papel determinante na concessão do crédito imobiliário.

3. Análise do comprometimento da renda

As parcelas do financiamento precisam se encaixar no orçamento mensal do seu cliente. Por isso, as instituições financeiras também realizam uma análise de comprometimento da renda para avaliar se o cliente tem condições de arcar com o crédito imobiliário.

É fundamental ressaltar que, geralmente, as instituições financeiras consideram que as prestações não devem ultrapassar 30% da renda mensal do cliente, visando minimizar o risco de inadimplência.

4. Análise dos documentos

Antes de aprovar o crédito imobiliário do seu cliente, também é comum verificar os documentos apresentados, como RG, CPF e comprovante de renda.

Isso ajuda a garantir a autenticidade das informações apresentadas e prevenir possíveis fraudes.

Dicas práticas para auxiliar os clientes na análise de crédito imobiliário

Além de observar o score de crédito na análise, existem outros fatores que podem influenciar a decisão das instituições financeiras na concessão do crédito imobiliário

Veja algumas dicas para auxiliar os seus clientes na preparação da análise de crédito.

Pagamento das contas em dia

Demonstrar um histórico de pagamentos em dia é fundamental para construir uma boa reputação financeira. 

Quando os credores percebem que o cliente mantém um histórico de pagamentos em dia, demonstrando responsabilidade financeira, isso fortalece a confiança na capacidade do cliente de honrar o financiamento imobiliário.

Por exemplo, se o cliente sempre pagou suas contas de aluguel e demais prestações em dia, isso pode ser um forte indicador de sua capacidade de gerenciar um novo financiamento com sucesso. 

Documentação comprobatória da capacidade financeira

Os credores geralmente solicitam documentos que comprovem a capacidade financeira do cliente, como contracheques e extratos bancários.

Apresentar esses documentos de forma completa pode agilizar o processo de análise de crédito e aumentar a probabilidade de aprovação do financiamento imobiliário. 

Conheça as taxas de juros envolvidas em um financiamento imobiliário.

Evitar nome negativado

Estar inadimplente é algo que prejudica as chances de aprovação do crédito imobiliário, porque as instituições financeiras vão entender que o cliente tem dificuldade para cumprir suas obrigações financeiras. 

Caso ele tenha dívidas pendentes, é importante negociá-las o mais rápido possível ou desenvolver um plano para liquidá-las.

Renda adequada para o financiamento

As instituições financeiras avaliam a capacidade do cliente de arcar com as prestações do financiamento com base na sua renda mensal. 

Por isso, garantir que a renda mensal do cliente seja adequada para cobrir as despesas do crédito imobiliário é muito importante. 

Se o cliente já possui outras dívidas ou despesas significativas, pode ser necessário reavaliar o valor do financiamento, considerando opções mais acessíveis ou explorando formas de aumentar a renda.

Estabilidade profissional

Ter um emprego estável e registrado pode transmitir segurança aos bancos, porque demonstra que o cliente possui uma fonte consistente de renda.

Entretanto, se o cliente mudar de emprego com frequência, isso pode levantar preocupações sobre a estabilidade financeira dele e afetar a capacidade de contratar o financiamento imobiliário. 

Guie seus clientes na aprovação de crédito imobiliário

Auxiliar os clientes na preparação da análise de crédito é uma parte essencial do trabalho do corretor de imóveis. 

Compreender os principais aspectos da análise de crédito imobiliário e oferecer orientações personalizadas aos clientes são caminhos importantes para o sucesso do cliente na contratação do financiamento.

Além disso, é fundamental estar atualizado sobre as políticas e procedimentos de crédito e oferecer suporte contínuo aos clientes durante todo o processo de compra do imóvel.


Caso você queira receber outros conteúdos sobre o dia a dia da imobiliária, inscreva-se em nosso canal no Youtube

Para ficar atualizado sobre o mercado imobiliário, assine a Arbo 360º, a newsletter que te deixa por dentro das últimas notícias e insights do mercado.

Ellen Ramos Cardoso
Ellen Ramos Cardoso

Ellen é jornalista e traz consigo uma bagagem que combina experiências em agências de comunicação, assessoria e jornais. É responsável pelos conteúdos aqui do blog e da Arbo 360º, com o compromisso de ajudar gestores e imobiliárias a descomplicar suas rotinas e impulsionar os resultados.

Postagens relacionadas

negociar e vender no mercado imobiliário

Descubra como negociar e vender mais imóveis

A venda consultiva tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque a técnica ajuda os profissionais a negociar e vender mais, inclusive no mercado imobiliário. Aqui você vai conhecer a venda consultiva e como ela pode melhorar seus resultados como corretor Os resultados de uma imobiliária dependem de muitos fatores. A performance dos corretores, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *