23 de novembro de 2024

Esteira digital: o que é e como implementar

Esteira digital

A era digital no setor imobiliário definitivamente chegou para ficar. As tecnologias para gestão imobiliária agilizam processos, diminuem a burocracia e facilitam a vida de todos.

Cada vez mais o cliente quer ter opções para resolver tudo o que precisa sem sair de casa. Uma pesquisa, feita pela consultoria Delloite em 2019, mostrou que 40% dos entrevistados já estão dispostos a comprar um imóvel pela internet.

O distanciamento social causado pela pandemia também aumentou a procura por imobiliárias que oferecem serviços online. Quem não se adaptar pode ficar para trás e perder clientes.

Neste cenário, digitalizar os processos na hora de locar um imóvel é um diferencial que garante satisfação e aumento dos lucros. Uma ótima opção para fazer isso é investir na esteira digital.

Ainda não sabe o que é isso? No post de hoje você vai descobrir como ela funciona, e quais as vantagens de implantar esse modelo na sua imobiliária.

O que é esteira digital?

Esteira digital

Imagine a produção de equipamentos eletrônicos de uma indústria. Cada produto passa por uma esteira, onde vai sendo montado de acordo com uma ordem de peças, até ser embalado e enviado para venda.

A esteira digital funciona de forma semelhante. A diferença é que todo o processo de “montagem” da locação de um imóvel é feito digitalmente. Desde o primeiro contato até a assinatura do contrato, tudo pode ser feito de forma online. Com isso, o cliente consegue acompanhar todos os passos da locação e ainda ganha tempo e conforto.

Outro ponto positivo deste modelo é o controle de qualidade das etapas. Como todo o processo é feito de maneira digital, é possível identificar onde ele pode ser melhorado. Assim, você garante a excelência do atendimento.

Como montar uma esteira digital?

Ficou interessado(a) em adotar esse modelo na sua imobiliária? A primeira coisa que você deve saber é que a esteira digital tem base em três aspectos fundamentais: pessoas, matriz e tecnologia.

Pessoas

Um erro que muitas imobiliárias cometem ao implantar processos digitais é achar que eles eliminam a necessidade de pessoas. Na verdade, o modelo da esteira digital exige funcionários com autonomia e proatividade para operá-lo.

Para que todas as etapas funcionem, é preciso que as pessoas envolvidas tenham liberdade para fazer a gestão dos processos e sugerir mudanças. Ouvir os envolvidos nessas etapas ajuda a melhorar o fluxo de trabalho e garante mais eficiência.

Matriz

O próximo passo para implantar a esteira digital é a criação da matriz, que mapeia todos os processos envolvidos na locação.

Na matriz ficam registradas as etapas que devem ser cumpridas até que o cliente assine o contrato, e como isso deve ser feito. Depois do mapeamento, você consegue verificar como a digitalização pode ser implantada em cada procedimento.

Jornada do cliente

A criação da matriz também ajuda a entender e melhorar a jornada do cliente. Desde o momento em que o cliente entra em contato com a imobiliária, até a locação do imóvel, ele passa por diversos atendimentos e etapas. Esse caminho percorrido por ele é chamado de jornada do cliente. Para garantir a excelência no atendimento, tudo deve ser pensado para garantir boas experiências.

 Tecnologia

O terceiro passo para a implantação da esteira digital é o planejamento da tecnologia necessária. Com base nas informações da matriz, comece a avaliar como iniciar o processo de digitalização, quais softwares ou programas vai precisar e quanto vai precisar gastar.

Vale lembrar que a criação da esteira digital pode ser feita de maneira gradual. Você pode começar criando um canal online de agendamento de visita, por exemplo, e depois incluir outros processos, até que toda a esteira digital de locação esteja completa. Softwares imobiliários como o CRM e ERP também podem ajudar na organização das informações e facilitar a sua implantação na empresa.

Vantagens da esteira digital

Como você já viu, a esteira digital garante satisfação e praticidade na jornada do cliente. Além disso, implantar esse modelo na imobiliária ajuda a resolver os problemas mais comuns em cada etapa da locação:

Agendamento de visita

Quando você procura um imóvel para alugar, normalmente procura bastante até encontrar o local perfeito. Imagine ter que ir até a imobiliária, esperar para falar com o corretor, agendar um horário de visita e só depois pegar a chave para conhecer o imóvel.

Esse processo trabalhoso fica muito mais simples com a esteira digital. Você pode implantar um processo de agendamento digital de visitas, e o cliente só precisa ir até a imobiliária para pegar as chaves do local. Com isso, o imóvel pode ser visto por mais pessoas, e aumenta as chances de ser alugado rapidamente.

Proposta e contraproposta

É comum o cliente gostar do imóvel, mas achar o preço um pouco salgado. Ele faz então uma proposta, que precisa ser passada ao dono do imóvel, que pode aceitar ou fazer uma contraproposta. O corretor precisa anotar a proposta, repassá-la para o proprietário, esperar sua resposta e informar ao futuro inquilino. Dependendo da negociação, isso pode demorar dias.

Com a implantação da esteira digital, o cliente pode fazer sua proposta diretamente em uma plataforma digital. Todas as informações sobre a negociação ficam disponíveis online, e são atualizadas rapidamente. Assim, o cliente agiliza o processo de locação e a busca por outros imóveis, caso sua proposta não seja aceita.

Envio de documentos

O envio de documentos para a locação fica muito mais prático com o uso da esteira digital. Ao invés de exigir que o cliente tire cópias de vários documentos e leve pessoalmente até a imobiliária, você pode oferecer a opção de entrega digitalizada. Assim, ele pode tirar fotos ou escanear os documentos necessários e enviar diretamente pelo site da imobiliária. Além de agilizar o processo de locação, você evita o acúmulo de papéis no arquivo.

Garantias locatícias

Normalmente as opções de garantia locatícia aceitas pela imobiliária são informadas ao cliente pessoalmente ou por telefone. Depois de escolher uma delas, ele recebe as informações sobre como contratá-la e a documentação necessária.

Esse processo fica muito mais ágil com a implantação da esteira digital. O cliente tem acesso online a todas as garantias aceitas pela imobiliária, e quais os documentos necessários. Com isso, você ganha agilidade no fechamento do negócio.

Além disso, fazer parcerias com empresas de garantia locatícia também facilita o processo de locação. Em poucos minutos, o cliente pode fazer o cadastro e aprovar a garantia do imóvel.

Assinatura do contrato

Esteira digital

Até mesmo a assinatura de um contrato pode ficar mais rápida com o uso da esteira digital. Você pode flexibilizar a necessidade de reconhecimento de firma das assinaturas nos contratos de locação, e adotar o uso da assinatura digital nas documentações.

É possível encontrar várias plataformas na internet que oferecem de maneira gratuita a opção de incluir uma assinatura digital em documentos. Com isso, a vida do cliente fica mais fácil, e a burocracia diminui.

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joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

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