16 de maio de 2022

Investir em imóveis para alugar é uma boa opção?

Investir-em-imóveis

Pensando em começar a investir em imóveis para alugar? Então, confira essas dicas! 

Há muitos anos que o mercado imobiliário é um dos mais procurados pelos brasileiros quando o assunto é investimento. Os investimentos em imóveis, no entanto, exigem, como todos os outros, estudo e análise antes de dar bons frutos. Isso porque são muitos os caminhos que o investimento pode escolher neste segmento. E um dos mais procurados é justamente investir em imóveis para alugar. Essa é uma modalidade de investimento seguida há alguns anos no Brasil e já mostrou trazer resultados se feito da maneira correta. Mas, será que, nos dias de hoje, essa é a melhor opção? 

É isso que o Blog da Arbo vai te responder neste texto. Mas, antes de irmos para esse assunto em específico, vamos conversar um pouco sobre as expectativas do mercado imobiliário para 2021. Já que, a situação momentânea do mercado é um dos fatores que mais influenciam o sucesso ou o fracasso do investidor. 

Quais são as expectativas do mercado imobiliário em 2021? 

Investir-em-imóveis-para-alugar

O sucesso dos investimentos no mercado imobiliário em um determinado período depende, é claro, do momento e do contexto vivenciado pelo setor. Em 2021, assim como no ano anterior, as expectativas são as melhores possíveis.

Em 2020, em decorrência da pandemia de covid-19, o mercado imobiliário viu suas vendas crescerem exponencialmente. De acordo com dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor finalizou o ano com alta de 9,8% nas vendas.

E as previsões continuam otimistas para 2021. Nesse cenário, a Cbic projeta um crescimento entre 5% e 10% do mercado imobiliário neste ano em comparação com a alta registrada em 2020. A expectativa é que, mesmo com um leve aumento, as taxas de juros dos financiamentos imobiliários se mantenham em patamares baixos. 

Qual é o primeiro passo? 

Depois de saber quais são as expectativas que os investidores de imóveis têm para 2021, vamos conhecer quais são os caminhos que você pode escolher para investir neste segmento.  

A primeira diferença é que, ao contrário de pessoas que compram uma casa ou um apartamento somente com o objetivo de morar nelas, os investidores adquirem imóveis com o propósito de gerar lucro. Portanto, o que temos aqui são outros meios de conquistar esses bens. 

Isso porque os lucros em si podem ser obtidos de inúmeras formas, como, por exemplo, a revenda posterior do bem, a cobrança de aluguel mensal, entre outras. 

Investir-em-imóveis-para-alugar

Não existe uma regra para investir em imóveis. Em todos os casos, é necessário que o interessado avalie o que irá atender suas necessidades e o que se encaixa melhor em seu perfil investidor. 

Vamos falar de uma forma geral desses diferentes tipos de investimentos para, posteriormente, discutirmos sobre o tema central deste texto, que é o aluguel de casas para aluguel. 

No geral, os investimentos podem ser realizados de duas formas: de maneira direta – compra um imóvel diretamente – e de maneira indireta, por meio da compra de fundos imobiliários. Abaixo você confere mais informações sobre esses dois processos: 

Investimento direto

Essa forma de investimento de imóveis é a mais tradicional. Nessa, simplesmente o investidor compra um imóvel e pode usá-lo como bem entender. 

Já que as possibilidades de rentabilização de investir em um imóvel de forma direta incluem a possibilidade de locar a casa até  de realizar a gestão ativa deste bem, realizando reformas e, posteriormente, vendendo o bem por um valor acima do que foi pago.

Investimento indireto

Este segundo modo de investir em imóvel está ligado aos fundos imobiliários, conhecidos pela sigla FII (Fundo de Investimento Imobiliário). Consiste, basicamente, em um grupo de pessoas que se reúnem por um objetivo comum: investir em ativos do setor. 

É a principal maneira que um investidor tem de investir os seus recursos no mercado nos dias de hoje. 

No geral, os fundos imobiliários funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores, que se reúnem para aplicar os seus ganhos em conjunto no mercado imobiliário. 

Existem diversas dinâmicas dentro dos fundos imobiliários. Por isso, é essencial que você conheça as principais e possa escolher qual a ideal para as suas finanças. A mais tradicional é a que o montante de dinheiro acumulado no fundo seja utilizado na construção ou na aquisição de imóveis, que, em seguida, serão locados ou arrendados. 

O que as administradoras ou empresas responsáveis por esse fundo fazem é dividir o patrimônio total desses fundos em cotas. Essas partes sim são vendidas para os investidores interessados em adquiri-las.

Você pode ler mais sobre o assunto neste texto do Blog da Arbo. Além de saber exatamente o que são fundos imobiliários, nele você vai conhecer as principais maneiras de lucrar por meio dessa estratégia. Clique aqui para ler agora. 

Investir em imóveis para alugar é uma boa opção?

Como já explicamos acima, investir em imóveis para alugar é uma das formas diretas mais tradicionais de investimento imobiliário no país. Isso porque, desde sempre, a população brasileira procurou pela locação de imóveis como uma alternativa. Então, esse sempre foi um mercado aquecido na economia. 

Nem todas as pessoas podem pensar em comprar um primeiro imóvel, portanto, a localização é a única alternativa para ter uma moradia. 

Com isso, os investidores que souberem investir em bons imóveis para locação se destacam e conseguem sim uma ótima renda com a cobrança de aluguel.

Uma das formas mais comuns de investir em imóveis é por meio da compra de uma casa, de um apartamento ou até mesmo de uma sala comercial com fins de locação. Essa é, inclusive, uma boa opção para quem não possui um grande montante inicial para investir.

Nesse caso, o investidor pode, por exemplo, fazer uso do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar um imóvel popular. 

Esse modelo de investimento é recomendado porque, além de proporcionar que o imóvel fique no seu nome, traz bons retornos financeiros que cobrem a parcela do financiamento, por exemplo. 

Uma dica para quem deseja apostar na compra de imóveis para a locação é estudar a região de investimento. Um dos fatores decisivos para ter sucesso nesta modalidade é apostar em imóveis de regiões que têm potencial para serem valorizadas com o passar dos anos. 

Lembre-se sempre: imóveis bem situados, geralmente localizados nos centros das cidades, com comércios, supermercados, praias e centros comerciais próximos tendem a ser mais procurados para locação e, consequentemente, mais valorizados.

Esse fator irá influenciar diretamente no tempo de retorno que você terá do seu investimento.

Além da localização, é essencial que o investidor saiba realizar um bom planejamento financeiro antes de começar. É essencial lembrar que um investimento é um risco. E, deve sempre ser considerado como tal. Só assim você poderá se prevenir contra eventuais imprevistos nesta caminhada de investir em imóveis para alugar. 

Nesse passo do planejamento, é importante verificar, como já explicamos acima, qual é a realidade do mercado imobiliário local e nacional, bem como os objetivos que se pretende atingir com o investimento.

É nesse momento que o investidor deve, também, verificar quanto tem disponível para o investimento. É hora de pensar em diversificação, por exemplo. Nos dias de hoje, já existem opções mistas de investimentos imobiliários que mesclam entre investimento direto e indireto e costumam agradar os investidores que possuem um capital inicial maior.

Outra questão que você não deve esquecer é que o processo de investir em imóveis é demorado. E deve ser assim mesmo. Sempre feito com calma e muitas análises. Por isso, leve o tempo que precisar para estudar a realidade do mercado imobiliário, bem como a região em que pretende investir.

Além disso, selecione sempre mais de uma opção para começar e faça  comparações entre os imóveis selecionados para verificar qual o mais vantajoso para você no momento inicial.

Gostou das nossas dicas sobre investir em imóveis para alugar?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens e desvantagens de investir em imóveis para alugar, pode considerar essa possibilidade de começar agora mesmo e se tornar um investidor imobiliário. 

Deixe para a gente a visão sobre o conteúdo apresentado neste texto. Não se esqueça de nos contar qual a sua opinião e expectativas sobre o cenário atual do mercado imobiliário e suas considerações sobre os investimentos em imóveis.

O Blog da Arbo possui inúmeros artigos que podem ser úteis para você, como as informações que você precisa saber para ser um corretor de imóveis e dicas para decorar sua casa ou apartamento – o que pode ser uma boa ideia para aumentar o valor de venda de seu imóvel. Não deixe de conferir!

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversos temas do cotidiano, como a emissão da segunda via de faturas e os melhores provedores de internet das principais cidades do Brasil.

E, para começar a investir em imóveis e para anunciar seu imóvel de forma totalmente gratuita, a indicação é visitar o Portal da Arbo. Lá você encontra diversos imóveis disponíveis para venda e, também, informações sobre como anunciar sua propriedade para venda ou para locação.

Postagens relacionadas

imobiliarias-em-sao-paulo

É universitário? Veja imobiliárias em São Paulo

Se você está saindo da casa dos pais e não sabe por onde começar esse novo ciclo, conheça as imobiliárias em São Paulo ideais para estudantes  A chegada de um novo ano é sinônimo de surpresa para muitos universitários. O motivo é que os primeiros meses são marcados pelo ingresso no ensino superior. Isso sem […]

locação de imóveis

Proprietários de imóveis: 5 erros mais comuns

Proprietários de imóveis: você quer alugar o seu imóvel mas está encontrando dificuldades? Se o problema não for a localização ou o estado de conservação do imóvel, pode ser que  você esteja cometendo algum deslize e dificultando a locação. Saiba quais são os principais erros que afastam potenciais inquilinos: #1- Não estar atento ao mercado […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *