28 de abril de 2024

Por que trabalhar com aluguel de imóveis?

Por que trabalhar com aluguel de imóveis?

Vista por muitos como uma atividade que gera renda extra, e por outros, como um investimento, a prática de atuar com aluguel de imóveis vem ganhando força no mercado. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no final de 2021 o mercado imobiliário apresentou uma melhora significativa, e o aluguel residencial teve uma alta de 0,52%, após registrar variação de 0,37%.

Mas, mesmo em um bom cenário, é necessário entender como administrar essa função de forma eficiente para não ter prejuízos no futuro. Trabalhar com locações pode não ser uma tarefa fácil se não for bem executada, afinal, é diferente de venda, onde a relação termina com a assinatura do contrato. 

Na locação, o trabalho começa com a assinatura do contrato, e é a partir dele que se começa a  ter uma visão a longo prazo de todas as questões que envolvem o aluguel de imóveis. É por isso que neste post você verá como funcionam as taxas de locação, e as vantagens e desvantagens dessa tarefa. Confira!

Entenda o porquê trabalhar com aluguel de imóveis

Por que trabalhar com aluguel de imóveis?

Trabalhar nesta função pode ser bem lucrativo. Para começar, quem atua com a locação de imóveis precisa entender que isso significa receber todo mês um valor de taxa de administração na conta, e não só uma vez, como acontece na venda. Ou seja, você ganha no volume provocado pela recorrência.

O pagamento recorrente é uma modalidade de cobrança automática e periódica para produtos e serviços que funcionam por meio de planos, assinaturas ou mensalidades, ou seja, vendas recorrentes. Isso significa que sempre haverá dinheiro circulando no caixa, e com isso você vai conseguir criar autonomia e concentrar a atenção para cuidar das vendas.

E para ter previsibilidade e recorrência com locações é importante que o corretor faça um acompanhamento dos valores a receber e a pagar, e com isso crie uma receita previsível. Essa receita é o controle de quanto e quando irá receber pelas locações.  

Sem ter a mínima noção deste requisito, não há como se planejar e investir, ou até mesmo escalar seu negócio, porque você vive em uma gangorra de sobe e desce, se você trabalha exclusivamente com vendas. 

Todo corretor quer melhorar a receita do seu negócio, é claro! Mas até que ponto isso é bom se ela não for previsível? Quando se trabalha somente com vendas, nem sempre há um caixa rodando, e cada vez mais, tem sido difícil fechar vendas. Já com as locações, elas podem te ajudar a alcançar um crescimento consistente ano após ano. 

Como funciona a taxa de administração de imóveis e qual o lucro?

Até aqui, você já sabe que o corretor que  trabalha com aluguel de imóveis recebe uma parte do valor pago mensalmente todos os meses. No geral, a taxa de administração de imóveis fica em torno de 10% do valor mensal do aluguel, e ela é uma importante ferramenta de segurança jurídica e financeira, que durante todo o processo, custeia  vistorias, visitas e a divulgação de imóveis, por exemplo. 

De uma forma geral, de acordo com o Conselho Regional de Corretores de São Paulo (CRECI-SP), a comissão média para um corretor de aluguel de imóveis é correspondente ao valor de um aluguel, geralmente o primeiro e, nos casos da locação por temporada com prazo de até 90 dias, ela equivale a 30% do valor recebido pelo locador.

Também há comissões para a administração e gerenciamento de imóveis, sendo: de 8% a 10% sobre o aluguel e encargos recebidos nunca inferior a R$50 ; e de 5% a 10% para clientes cuja carteira imobiliária seja, comprovadamente, superior a R$100 mil por mês. Para administração de condomínios o percentual normalmente fica entre 5 e 10% do valor arrecadado no mês.

As vantagens e desvantagens de trabalhar com aluguel de imóveis 

Em qualquer função do ramo imobiliário existem seus prós e contras, e com a locação de imóveis, não é diferente. Por isso, é importante entender os dois lados da moeda, e saber se realmente faz sentido para você atuar nesse setor, ou não. Confira!

Vantagens 

Ter a recorrência que mantém sua imobiliária de pé

Se o inquilino estiver sempre em dia com o pagamento das contas, isso permite que você tenha uma renda fixa e uma recorrência mensal para manter em dia os negócios. E por mais que a valorização do imóvel não seja alta, a rentabilidade pode ser bastante vantajosa.

Valorização

Outra vantagem predominante de quem investe no aluguel de imóveis é a possibilidade de valorização  desse bem e que ele se torne ainda mais rentável. Mas isso, é claro, não acontece de uma hora para outra.

A valorização de qualquer bem, principalmente um imóvel, acontece com o passar dos anos. Isso porque novos empreendimentos trazem desenvolvimento a regiões  , bem como o comércio vai crescendo e mais pessoas vão adquirindo outros imóveis por perto.

Construção ou manutenção de uma carteira de clientes

Se você fizer um trabalho de qualidade, é provável que seus clientes permaneçam por mais tempo contratando seus serviços – e isso é uma regra que vale para todos os ramos. Ter uma parceria com imobiliária também é uma das vantagens no momento de construir e manter uma carteira de clientes.

Desvantagens 

Gestão no relacionamento com proprietários e inquilinos 

Serão várias as atividades realizadas em meio a uma gestão de relacionamento com os proprietários e inquilinos. É necessário um tempo considerável para realizar todas as tarefas, além do acompanhamento e contato com o cliente, que levam tempo. A maioria dessas atividades podem parecer simples, mas exigem atenção para que você consiga concluí-las com sucesso e ainda garantir a satisfação de ambos.

Equipe administrativa para gerenciar os contratos 

Uma empresa desse segmento do mercado lida com um grande volume de transações financeiras, o que exige uso de uma equipe administrativa e de ferramentas adequadas para garantir a segurança dos processos, como um software de gestão, por exemplo. Essa tarefa pode ser um pouco mais complexa na prática, e pode ser o segredo para tornar o dia a dia de trabalho mais otimizado e sem grandes preocupações.

As 3 principais dicas para preparar o imóvel para locação 

Por que trabalhar com aluguel de imóveis?

Quem pretende ou já trabalha com aluguel de imóveis precisa prestar atenção a alguns pontos que podem ser decisivos na hora de atrair interessados para fechar negócios. Um imóvel bem apresentado se destaca entre os demais. Veja algumas dicas abaixo:

Aperfeiçoe a gamificação dos imóveis

Alguns pontos merecem atenção na hora de fazer um anúncio do ímovel. Ter um cuidado com o título, fazer uma descrição bem detalhada falando a quantidade de cômodos, a amplitude, o quanto o ímovel está conservado, pode ser um grande diferencial. Não esqueça também da qualidade das imagens antes de publicar seu anúncio. Todas essas ações fazem parte do processo de gamificação.  

Alinhe as expectativas do seu cliente com o imóvel

É importante que você faça uma análise do perfil do seu cliente para oferecer um  imóvel que atenda as expectativas. É fundamental conhecer o cliente, as suas expectativas, problemas e desejos. Além deste estudo da persona, é indispensável criar um relacionamento de confiança com seu público-alvo. 

Pesquise sobre a história do imóvel

Este detalhe é algo que ajuda a promover aconchego e reconhecimento na hora de oferecer ao seu cliente. É muito importante que se analise todos os imóveis de sua carteira, aprenda sobre eles detalhadamente para não entregar nada errado ou faltando para o seu cliente. Faça uso do storytelling para gerar identificação do seu cliente com o imóvel, seja ele de alto padrão ou não.

Gostou deste conteúdo sobre por que trabalhar com aluguel de imóveis? Aqui no Blog da Arbo você sempre tem acesso as melhores dicas do mercado imobiliário. 

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

anunciar no Google

Marketing para imobiliárias: como anunciar no Google

Saber anunciar no Google é fundamental para uma boa estratégia de marketing que envolva a internet. Confira o básico que você deve saber sobre o Google Ads! O marketing online é indispensável para qualquer empresa que queira ter sua marca reconhecida e atrair novos clientes. Em tempos de transformação digital, se faz necessário conhecer as […]

inadimplencia imobiliaria

Como a Superlógica ajuda a reduzir a inadimplência

Reduzir a inadimplência pode ser desafiador, mas com a Plataforma Superlógica isso fica mais fácil. Lidar com a inadimplência é uma realidade constante para quem trabalha com administração de locações e quem já tem experiência nessa área sabe que zerar esse índice é praticamente impossível, principalmente para quem possui carteiras maiores. Por isso, é super […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *