Vender imóveis de alto padrão é um desafio encarado por muitas imobiliárias. Mas a boa notícia é que o mercado de imóveis de luxo continua aquecido!
Um desafio encarado por muitas imobiliárias é vender imóveis de alto padrão, principalmente pelos valores e pela crise econômica causada com a pandemia. A boa notícia é que o mercado de imóveis de luxo continua aquecido, com uma taxa de crescimento de 20% ao ano. Segundo pesquisa da SECOVI-SP, em outubro de 2020 foram vendidas 2.532 unidades de alto padrão somente em São Paulo.
Com o baixo rendimento de aplicações financeiras tradicionais, como as de renda fixa, e riscos maiores em aplicações e renda variável, a aquisição de imóveis de alto padrão passou a ser uma ótima opção de investimento. Estas construções também são a melhor opção de moradia para quem deseja uma experiência diferenciada, que inclui muito conforto, exclusividade e segurança.
Conhecer a fundo as características deste segmento gera uma oportunidade muito lucrativa de venda. Mas atender um potencial comprador deste tipo de imóvel exige atenção, afinal, você vai estar lidando com um cliente com perfil diferenciado e exigente, e é preciso se preparar cuidadosamente para atendê-lo.
Confira abaixo algumas dicas essenciais que a Arbo selecionou para garantir o seu sucesso nas vendas:
1- Identifique os melhores locais na hora de vender imóveis de alto padrão
Você sabe identificar um imóvel de alto padrão? Geralmente eles possuem características especiais, como localização privilegiada em bairros nobres, que garantam exclusividade e conforto ao morador. Uma rede de comércio próxima bem estabelecida, que ofereça supermercados, bons restaurantes e conveniências é essencial, e garante que o dono do novo empreendimento tenha praticidade e conforto. Veja mais algumas características abaixo:
Projeto assinado por arquiteto
Outra característica que você precisa saber antes de vender imóveis de alto padrão é que o projeto sempre é assinado por um arquiteto. A proposta pode variar entre as mais tradicionais ou mais modernas, com espaços mais amplos e abertos. É importante saber qual o estilo arquitetônico seu cliente tem preferência, para buscar imóveis que atendam suas expectativas.
O uso de materiais de qualidade, como pisos, pintura e azulejos, e acabamento impecável também são características bastante valorizadas. Por isso, fique atento a estes detalhes ao procurar e selecionar imóveis para um potencial comprador.
Valorização
A capacidade de valorização também é uma característica dos imóveis de alto padrão. Mesmo que muitos clientes procurem uma casa ou apartamento para morar, a garantia de que ele terá valorização no futuro, caso queiram vender, é um diferencial na decisão de compra.
Outro detalhe importante é a infraestrutura completa de lazer. Com a grande preocupação em relação à segurança, imóveis que possuam uma área de lazer diversificada, dentro do próprio condomínio ou residência, com piscina, área gourmet, academia e Espaço Kids são um diferencial do imóvel de alto padrão.
2- Conheça seu cliente
A primeira pergunta que você deve se fazer é: para quem estou oferecendo esse imóvel? ? Antes de vender imóveis de alto padrão , você deve estudar seu público-alvo, para oferecer as melhores opções de compra. Fique atento às dicas abaixo!
São exigentes e buscam exclusividade
Os clientes de alto padrão geralmente são pessoas com carreiras profissionais bem-sucedidas e já possuem outros imóveis e investimentos financeiros. A faixa etária pode variar de clientes entre 40 e 50 anos a jovens executivos que começaram cedo na carreira e já possuem um bom patrimônio financeiro.
Independente da idade, eles são exigentes na decisão de compra. Mesmo que ele procure algo somente para investimento, irá buscar a exclusividade e qualidade que só o imóvel de alto padrão pode oferecer.
Atenda as necessidades
Procure saber quais as suas principais necessidades e como você pode atendê-las. Entenda melhor seus hábitos de consumo, descubra quais seus desejos e como este imóvel pode realizá-los. O que ele deseja? Exclusividade? Possibilidade de lazer, conforto e segurança? Um investimento com ótimo potencial de rendimento? Lembre-se que o imóvel deve ser uma solução dos problemas e desejos do futuro comprador.
3- Personalize (realmente!) o atendimento
É válido lembrar que você está lidando com um cliente que tem alto poder aquisitivo e muitas opções de compra. Além de uma boa seleção de imóveis que atendam suas necessidades, um atendimento diferenciado será decisivo para que ele feche negócio.
O primeiro passo é conhecer a fundo os detalhes sobre os imóveis que você vai apresentar ao cliente. Ter respostas rápidas a questionamentos é fundamental. Use canais de contato, como o WhatsApp, de maneira eficiente para tirar qualquer dúvida que ele tenha, mas não se esqueça de que este público normalmente é bastante ocupado, e não gosta de perder tempo. Seja prático e objetivo, e esteja disponível para atendê-lo.
Procurar encaixá-lo em horários diferenciados, ir até seu local de trabalho caso seja necessário ou buscá-lo para uma visita são boas apostas para que ele se sinta bem atendido. Este é um cliente que busca exclusividade, então demonstre que ele é especial.
4- Faça bons anúncios para vender imóveis de alto padrão
Anunciar um imóvel que atraia o comprador certo é essencial. Fazer uma excelente descrição do imóvel com detalhes que são importantes para o seu público-alvo e destacar os pontos fortes tanto o imóvel como de sua localização, é o que o diferencia dos outros.
Imagens que chamem atenção
Boas fotos também são importantes no momento de vender imóveis de alto padrão. Além da qualidade impecável das imagens , priorizar ângulos que destaquem os pontos fortes do lugar, como a iluminação, uma bela vista, cômodos amplos e área de lazer garantem que o potencial comprador se interesse em conhecer o espaço. Contrate um profissional especializado para a produção de fotos atrativas e que realmente valorizem e turbinem seu anúncio!
Com o uso das redes sociais em alta no relacionamento com clientes, investir em tecnologia e estratégias de marketing digital, como o tráfego pago, entre outras, aumenta a visibilidade de seu anúncio. Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads vão fazer com que o seu anúncio chegue até o comprador certo.
5- Garanta agilidade, segurança e discrição na negociação
Depois da venda, garanta que a satisfação do cliente continue na finalização da compra. Acompanhe todo o processo de documentação, facilitando no que for possível toda a burocracia exigida na negociação. Lembre-se que esse é um cliente que pode adquirir outros imóveis, e a confiança em você pode gerar novos negócios e até indicações para outros clientes.
Outro ponto fundamental na negociação de imóveis de alto padrão é a discrição e sigilo. Por mais que a tentação de comemorar uma venda seja grande, mantenha o sigilo sobre a negociação e os valores envolvidos com qualquer pessoa que não esteja envolvida na venda. A palavra-chave para bons negócios neste mercado é confiança.
6- Invista em aperfeiçoamento pessoal
Um ponto importante é construir um bom Network. Procure frequentar locais onde você possa estabelecer uma rede de contatos com esse público, como eventos, clubes e restaurantes. Mas não seja invasivo nem force um primeiro contato. A confiança do cliente virá de forma natural, por meio de conversas mais descontraídas que podem render negócios futuros.
O vestuário também deve ser pensado com atenção para atender este cliente. Vista-se com conforto, porém de maneira adequada para ir aos locais que ele frequenta . Fique atento também à comunicação. Use uma linguagem clara, sem gírias e que mostre segurança em sua argumentação. Não esqueça que organização e compromisso são qualidades imprescindíveis para vender imóveis de alto padrão . Seja pontual, e organize tudo para o contato com o cliente, desde as chaves do imóvel até uma ligação para lembrá-lo da visita se for necessário.
O que achou dessas dicas? Veja muitas outras informações importantes para o seu dia a dia em nosso Blog da Arbo!