30 de abril de 2024

Banheiro sem janela: veja dicas para quem tem

banheiro-sem-janela

Está pensando em construir ou possui um banheiro sem janela em sua casa? Veja dicas para que você tenha mais higiene e conforto nesse cômodo.

As construções mais novas de imóveis têm apostado cada vez mais em um espaço compacto, que ajuda na organização e otimização dos espaços. E nesse tipo de projeto, muitas vezes a opção é construir um banheiro sem janela.

Por outro lado, o banheiro é um dos principais cômodos de qualquer tipo de imóvel, seja para morar ou trabalhar, não é mesmo? De fato, banheiro sem janela assim tem algumas desvantagens, como o excesso de umidade e a falta de luz natural, características que podem até se transformar em grandes transtornos no futuro. 

E agora, será que tem solução? Sim, não se preocupe! Neste post, primeiro você vai saber quais são os principais pontos que causam problemas em um banheiro sem janela e também as melhores soluções para essa questão! São ideias testadas por profissionais da área, além de truques para você resolver cada uma das dificuldades que podem surgir. Quer saber quais são? Continue lendo as nossas dicas!

1- Iluminação no banheiro sem janela

Esse é um dos principais problemas de qualquer cômodo sem janela: a falta de luz natural. Mas, para resolver isso não é difícil! Sem a janela do banheiro para iluminar o local, você pode usar diferentes tipos de iluminação. Se você é dono da casa onde mora, vale a pena investir em uma fonte de luz que tenha estilo e que seja a sua cara. Uma das formas de fazer isso com criatividade é escolher diferentes maneiras para iluminar o ambiente. Por exemplo, além da iluminação no teto, dá pra colocar luzes em volta do espelho, nas paredes e nas prateleiras. Não tenha medo e seja criativo!

Você também pode usar arandelas, que são aquelas luminárias fixas, de prender na parede e que iluminam bastante o ambiente, além de deixar o local charmoso e elegante. 

Você pode colocar essas ideias em prática e confiar, já que a iluminação é um ponto estratégico para espaços fechados. E aqui vai outra dica: se o ambiente for pequeno, a cor da parede pode ser mantida em tons claros para refletir a luz; e usar também uma iluminação forte para trazer a sensação de que o espaço é maior. 

Banheiro sem janela: veja dicas para quem tem

Além disso, em banheiros sem janela, um dos tipos de luz mais usados é a iluminação vertical, que vai resolver o problema de luz, além de ser super bonita e funcional.

2- Alta umidade 

Outro grande inimigo para um banheiro sem janela é o excesso de umidade. O vapor constante tende a se instalar no ambiente e pode causar transtornos, como bolor, manchas de mofo e danos na pintura e no gesso. Aliás, o ideal é evitar o gesso em banheiros que são muito úmidos, pois eles podem gerar dores de cabeça.

À longo e médio prazos, a umidade tende a piorar e pode causar problemas na estrutura, no teto, na parte elétrica e no acabamento do local.

E não é só isso: os móveis do banheiro também podem estragar por conta da alta umidade. Em especial, as mobílias de madeira e de metal vão se desgastar, trazendo prejuízos. Uma alternativa, nesse caso, é optar por móveis e objetos que não estragam por ação do vapor de água, feitos de plástico, por exemplo.

E nem pense em guardar itens de maquiagem em banheiros sem janela: você vai perder tudo em pouco tempo. É melhor deixar em outro lugar, que seja seco.

De forma geral, o ideal é manter esse espaço com a porta aberta para melhorar a ventilação, mesmo que ele não tenha um chuveiro, ok? Faça isso sempre que possível! Mas, se o banheiro sem janela não for usado para tomar banho, o problema diminui bastante sem o vapor! 

3- Deixe o banheiro perfumado

Manter a porta de um banheiro sem janela sempre fechada não é uma boa ideia, como já dissemos. Além de manter o excesso de umidade, o banheiro vai ficar com um cheiro não muito agradável, já que o ar não circula, favorecendo o aumento de odor, de mofo e da umidade.

Para melhorar o cheiro do espaço, use aromatizadores de ambientes, que têm fragrâncias variadas e escolha uma que você goste e combine com o seu estilo. Outra dica é caprichar na limpeza do banheiro e fazer a higienização com frequência, com o uso de desinfetantes, que matam as bactérias que causam odor.

Banheiro sem janela: veja dicas para quem tem

Sem dúvidas, excesso de umidade, má iluminação e odor são os três problemas mais comuns do banheiro sem janela. Mas agora que você já sabe, o próximo passo é descobrir outros truques e medidas para melhorar ainda mais esse local e acabar de vez com as dificuldades.

4- Instale um exaustor

Um dos principais recursos usados para banheiros sem janela é comprar e instalar um exaustor. Sabe por quê? Se você ainda não conhece esse equipamento, ele possui um sistema de ventilação que puxa o ar do banheiro sem janela e joga para fora, por meio de um cano (ou tubo especial). O exaustor pode ser colocado no teto ou na parede, e é acionado pela rede elétrica do banheiro. Você pode instalar o aparelho junto da tomada de luz, assim toda vez que alguém ligar a lâmpada, o exaustor vai começar a funcionar. Prático, não é mesmo? 

Ah, e se você acabou de mudar para uma casa ou um apartamento com banheiro sem janela, veja a possibilidade de a imobiliária colocar um exaustor no local. Assim você já resolve os problemas e economiza esse gasto! 

Banheiro sem janela: veja dicas para quem tem

5- Use uma grade de ventilação

Existe também outro sistema para melhorar o ar de dentro do banheiro sem janela: a grade de ventilação. Ele é um equipamento mais barato e também mais econômico, porque não precisa de energia para funcionar. A grade usa um mecanismo de troca para fazer o ar circular pelo banheiro sem janela: o ar abafado (e mais quente) sai pelo lado de cima do aparelho, e o ar novo, de fora, entra pela outra parte do equipamento, na parte de baixo. 

Como o exaustor, a grade remove o cheiro ruim do local e ajuda a eliminar a umidade, já que o ar vai circular sempre.

6- Toalheiro térmico para banheiro sem janela

Apostar em um toalheiro térmico é uma ótima saída para resolver o problema do excesso de umidade do seu banheiro. Você sabe como esse aparelho funciona? Ele tem um formato de grade e você pode tanto controlar a sua temperatura, como o tempo que ele vai ficar ligado.

Mas qual é a vantagem de ter um toalheiro térmico no banheiro sem janela? Ele vai secar as toalhas muito mais rápido, evitando o aumento da umidade no ambiente. Além de resolver esse problema, você ainda valoriza a decoração, com um toque de modernidade.

Essas são algumas das principais medidas que você pode tomar para resolver os problemas mais comuns do seu banheiro sem janela. E agora que você sabe dos prejuízos que esse tipo de banheiro pode causar, já pode começar a montar um plano de ação para solucionar todos eles, concorda? 

Se o seu orçamento é pequeno, resolva em pequenas etapas, afinal de contas, instalar um exaustor muitas vezes precisa de tempo e de dinheiro, não é? Mas, você pode começar pelas medidas mais simples, isso já melhora uma boa parte dos problemas!

joão pedro autor
João Pedro Binatto

João Pedro Binatto é professor de língua portuguesa, redator e copywriter. É com essas experiências em redação e marketing que está há 2 anos no mercado imobiliário e, hoje, atua na área de eventos na Arbo. Tem como compromisso ajudar gestores e imobiliárias a realizarem suas rotinas ainda mais feliz e descomplicadas.

Postagens relacionadas

salas-decoradas

Salas decoradas: veja 5 ideias para se inspirar

Salas decoradas com o estilo certo refletem a personalidade dos moradores. Saiba como se planejar para deixar esse ambiente com a sua cara. A sala é, certamente, o ambiente de maior circulação da casa. É o primeiro espaço que vemos ao chegar, aquele que precisa ser confortável para passarmos boas horas com a família e […]

guia para morar bem

O guia do melhor lugar para se viver

Atenção: Esse guia foi feito para todo mundo que não quer perder horas de pesquisa nos mecanismos de busca. Todos os seres do planeta procuram um lugar para viver, onde eles possam estar confortáveis e seguros. Não é diferente da gente, certo? Pensando nisso, decidimos criar o guia do melhor lugar para se viver. O […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *