18 de dezembro de 2024

Como a Arbo Imóveis quer reinventar o mercado imobiliário

fachada da arbo imóveis

Startup londrinense surgiu para fortalecer corretores, imobiliárias e incorporadoras com tecnologia e metodologia. Conheça a Arbo Imóveis!

A Arbo Imóveis surgiu como um marketplace destinado a facilitar transações imobiliárias e que disponibiliza vários produtos direcionados a esse segmento. O objetivo da empresa é afetar positivamente o mercado imobiliário com a tecnologia e promover ótimas experiências aos usuários.

Manoel Gonçalves Neto, CEO da Arbo Imóveis, notou uma mudança no cenário imobiliário e compreendeu que os métodos tradicionais para vendas e locações já não eram eficientes. Apostando na tecnologia como suporte para relações humanizadas, a startup de Londrina (PR), propõe revolucionar o mercado. 

Tecnologia e metodologia

O diferencial que a Arbo busca em seus serviços é a simplificação de processos. Dessa forma, corretores, imobiliárias e incorporadoras podem dedicar mais tempo para sua especialidade, que é parte comercial.

A tecnologia garante que os procedimentos burocráticos serão resolvidos com mais agilidade. A assinatura de contrato digital, por exemplo, traz segurança e praticidade na gestão de documentos e permite que o cliente os assine de qualquer lugar.

Mas a tecnologia não resolve tudo sozinha. Por isso, além de equipar seus parceiros com ferramentas que facilitam o dia a dia, a Arbo os deixa preparados para tirar o máximo proveito dessas soluções.

Essa é a proposta principal por trás do Arbo Performance, um programa de parcerias em que a equipe de especialistas da Arbo oferece treinamentos para gestores e corretores aprimorem sua metodologia de vendas.

Papo com o CEO

arbo-imóveis

Nesta entrevista, Manoel Gonçalves Neto, CEO da Arbo Imóveis, fala sobre os desafios do empreendedorismo e sua visão sobre o futuro do mercado imobiliário.

Por que decidiu empreender?

Eu empreendo porque acho que é algo muito alinhado à minha cultura de querer propor uma transformação. Não é muita escolha e não é o único caminho que eu tenho aliado ao meu perfil. É a minha característica. Então, empreender não foi uma opção, mas sim uma escolha de vida. 

Por que escolheu o mercado no qual está inserido? 

A escolha desse mercado foi há 14 anos. Iniciei nesse mercado fazendo transação de compra e de venda, porque eu achava que é um serviço que se presta, que tem um bom rendimento e que você está movimentando a vida de uma pessoa. 

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

O primeiro passo para tirar a ideia do papel foi vender pra alguém primeiro para ver se alguém comprava. Esse foi o primeiro passo que a gente deu. Vendeu a ideia para um cliente e depois saiu desenvolvendo.

Qual é o seu modelo de negócios?

O nosso modelo é o B2B2C. Ou seja, a gente investe em imobiliárias, em incorporadoras e em corretores autônomos com a nossa tecnologia e a nossa metodologia de trabalho. 

Seja para locação ou para a venda, você está mudando o contexto da vida daquela pessoa e isso me entusiasma. Uma coisa que me fascina é a arquitetura e todo esse contexto. Se você parar para pensar, quando uma pessoa tem um imóvel, esse imóvel vale mais do que o dinheiro que ela tem na conta do banco. Ou seja, é o maior patrimônio que essa pessoa tem. 

Então, a gente prestar serviço para o maior patrimônio da vida de uma pessoa é algo surreal de importante. E quando você está falando de locação, você está dizendo de algo que é um terço geralmente do custo de vida da pessoa. Você prestar serviço de escolher um imóvel junto com aquela pessoa é algo transformador de vidas. Então, por isso eu escolhi esse mercado. 

O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual é o seu diferencial?

Todo mundo que transaciona imóvel e não é via Arbo, é um concorrente. Se a imobiliária usou um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e plugou em portais, ela é uma concorrente nossa. Se uma pessoa vende um imóvel direto, ela também é uma concorrente nossa. Então, qualquer um que trâmite imóveis é um concorrente indireto da Arbo. No nosso modelo de escala, há franquias e startups como os principais concorrentes diretos.

Como enxerga sua startup em dois anos? Tem potencial de crescimento?

A gente enxerga a Arbo em dois anos fazendo uma rodada de série C, já com participação em todo território nacional. Isso porque a gente está crescendo 30% ao mês. A gente sabe que isso é muito para esse momento, mas mesmo assim nós acreditamos que conseguimos triplicar e depois dobrar nos anos subsequentes as rodadas de investimentos agora. 

O Ecossistema Arbo

O objetivo da Arbo é ter todo tipo de serviço que um negócio do setor imobiliário possa precisar:

  • Arbo CRM: CRM e aplicativo para facilitar o gerenciamento do funil de vendas;
  • Arbo Hub: plataforma única para gerenciar anúncios em vários portais;
  • Arbo Performance: treinamentos para capacitar equipes de corretores;
  • Arbo Agência: planejamento e execução de estratégias de marketing;
  • Arbo Rent: serviço completo para gestão de locações.

Em novembro de 2021, a Arbo anunciou sua fusão com a Superlógica, líder no mercado de tecnologia para condomínios. Juntas, as empresas já atendem mais 4 mil imobiliárias em todo o país.

A união será marcada pelo surgimento de serviços que somam as experiências das duas empresas e que devem ser anunciadas no início de 2022. Com um modelo inspirado na Beike, gigante do mercado imobiliário chinês, a Arbo fortalece sua posição como parceira de imobiliárias, corretores e incorporadoras.

O propósito da Arbo é fazer com que todos os serviços componham um ecossistema capaz de dar todo o suporte necessário para a adaptação de uma imobiliária tradicional às novas demandas no mercado. Você pode saber mais sobre os diversos serviços da Arbo para sua imóbiliária em arboimoveis.com.br.

Quer ficar por dentro das novidades? Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo e receba conteúdos exclusivos sobre gestão imobiliária toda semana. É só preencher o formulário abaixo.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Edição Arbo 360 Capa Superlógica Imobiliárias

Financiamento pelo SBPE tem queda de R$7 bilhões

☕ Pegue seu café, porque está na hora de ler sua atualização semanal sobre o mercado imobiliário. Nesta edição, destacamos que, no primeiro trimestre, o montante de financiamentos pelo SBPE, a principal fonte de crédito imobiliário, foi R$ 7 bilhões menor do que o liberado no mesmo período do ano passado. Além disso, abordamos que […]

marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento para imobiliárias: como fazer?

O marketing de relacionamento é o caminho para se destacar da chuva de propagandas padronizadas do mercado imobiliário. Veja como fazer na sua empresa! Com o uso crescente das redes sociais, os consumidores recebem uma avalanche de anúncios sobre os produtos pelos quais se interessam. Falando especificamente sobre o mercado imobiliário, como uma empresa pode […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *