28 de janeiro de 2022

Como a Arbo Imóveis quer reinventar o mercado imobiliário

fachada da arbo imóveis

Startup londrinense surgiu para fortalecer corretores, imobiliárias e incorporadoras com tecnologia e metodologia. Conheça a Arbo Imóveis!

A Arbo Imóveis surgiu como um marketplace destinado a facilitar transações imobiliárias e que disponibiliza vários produtos direcionados a esse segmento. O objetivo da empresa é afetar positivamente o mercado imobiliário com a tecnologia e promover ótimas experiências aos usuários.

Manoel Gonçalves Neto, CEO da Arbo Imóveis, notou uma mudança no cenário imobiliário e compreendeu que os métodos tradicionais para vendas e locações já não eram eficientes. Apostando na tecnologia como suporte para relações humanizadas, a startup de Londrina (PR), propõe revolucionar o mercado. 

Tecnologia e metodologia

O diferencial que a Arbo busca em seus serviços é a simplificação de processos. Dessa forma, corretores, imobiliárias e incorporadoras podem dedicar mais tempo para sua especialidade, que é parte comercial.

A tecnologia garante que os procedimentos burocráticos serão resolvidos com mais agilidade. A assinatura de contrato digital, por exemplo, traz segurança e praticidade na gestão de documentos e permite que o cliente os assine de qualquer lugar.

Mas a tecnologia não resolve tudo sozinha. Por isso, além de equipar seus parceiros com ferramentas que facilitam o dia a dia, a Arbo os deixa preparados para tirar o máximo proveito dessas soluções.

Essa é a proposta principal por trás do Arbo Performance, um programa de parcerias em que a equipe de especialistas da Arbo oferece treinamentos para gestores e corretores aprimorem sua metodologia de vendas.

Papo com o CEO

arbo-imóveis

Nesta entrevista, Manoel Gonçalves Neto, CEO da Arbo Imóveis, fala sobre os desafios do empreendedorismo e sua visão sobre o futuro do mercado imobiliário.

Por que decidiu empreender?

Eu empreendo porque acho que é algo muito alinhado à minha cultura de querer propor uma transformação. Não é muita escolha e não é o único caminho que eu tenho aliado ao meu perfil. É a minha característica. Então, empreender não foi uma opção, mas sim uma escolha de vida. 

Por que escolheu o mercado no qual está inserido? 

A escolha desse mercado foi há 14 anos. Iniciei nesse mercado fazendo transação de compra e de venda, porque eu achava que é um serviço que se presta, que tem um bom rendimento e que você está movimentando a vida de uma pessoa. 

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

O primeiro passo para tirar a ideia do papel foi vender pra alguém primeiro para ver se alguém comprava. Esse foi o primeiro passo que a gente deu. Vendeu a ideia para um cliente e depois saiu desenvolvendo.

Qual é o seu modelo de negócios?

O nosso modelo é o B2B2C. Ou seja, a gente investe em imobiliárias, em incorporadoras e em corretores autônomos com a nossa tecnologia e a nossa metodologia de trabalho. 

Seja para locação ou para a venda, você está mudando o contexto da vida daquela pessoa e isso me entusiasma. Uma coisa que me fascina é a arquitetura e todo esse contexto. Se você parar para pensar, quando uma pessoa tem um imóvel, esse imóvel vale mais do que o dinheiro que ela tem na conta do banco. Ou seja, é o maior patrimônio que essa pessoa tem. 

Então, a gente prestar serviço para o maior patrimônio da vida de uma pessoa é algo surreal de importante. E quando você está falando de locação, você está dizendo de algo que é um terço geralmente do custo de vida da pessoa. Você prestar serviço de escolher um imóvel junto com aquela pessoa é algo transformador de vidas. Então, por isso eu escolhi esse mercado. 

O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual é o seu diferencial?

Todo mundo que transaciona imóvel e não é via Arbo, é um concorrente. Se a imobiliária usou um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e plugou em portais, ela é uma concorrente nossa. Se uma pessoa vende um imóvel direto, ela também é uma concorrente nossa. Então, qualquer um que trâmite imóveis é um concorrente indireto da Arbo. No nosso modelo de escala, há franquias e startups como os principais concorrentes diretos.

Como enxerga sua startup em dois anos? Tem potencial de crescimento?

A gente enxerga a Arbo em dois anos fazendo uma rodada de série C, já com participação em todo território nacional. Isso porque a gente está crescendo 30% ao mês. A gente sabe que isso é muito para esse momento, mas mesmo assim nós acreditamos que conseguimos triplicar e depois dobrar nos anos subsequentes as rodadas de investimentos agora. 

O Ecossistema Arbo

O objetivo da Arbo é ter todo tipo de serviço que um negócio do setor imobiliário possa precisar:

  • Arbo CRM: CRM e aplicativo para facilitar o gerenciamento do funil de vendas;
  • Arbo Hub: plataforma única para gerenciar anúncios em vários portais;
  • Arbo Performance: treinamentos para capacitar equipes de corretores;
  • Arbo Agência: planejamento e execução de estratégias de marketing;
  • Arbo Rent: serviço completo para gestão de locações.

Em novembro de 2021, a Arbo anunciou sua fusão com a Superlógica, líder no mercado de tecnologia para condomínios. Juntas, as empresas já atendem mais 4 mil imobiliárias em todo o país.

A união será marcada pelo surgimento de serviços que somam as experiências das duas empresas e que devem ser anunciadas no início de 2022. Com um modelo inspirado na Beike, gigante do mercado imobiliário chinês, a Arbo fortalece sua posição como parceira de imobiliárias, corretores e incorporadoras.

O propósito da Arbo é fazer com que todos os serviços componham um ecossistema capaz de dar todo o suporte necessário para a adaptação de uma imobiliária tradicional às novas demandas no mercado. Você pode saber mais sobre os diversos serviços da Arbo para sua imóbiliária em arboimoveis.com.br.

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