27 de setembro de 2021

Ferramentas de gestão de pessoas: como a tecnologia pode ajudar?

ferramentas de gestão de pessoas

Os desafios do mercado exigem uma equipe motivada e preparada. Veja algumas ferramentas de gestão de pessoas indispensáveis.

Investir em tecnologia voltada ao cliente é importante na preparação de uma empresa para os desafios do novo mercado imobiliário, mas não basta. É essencial implementar ferramentas de gestão de pessoas capazes de colocar o negócio em condições de atrair bons profissionais e prepará-los para o que virá.

Neste post do Blog da Arbo, vamos iniciar abordando os processos essenciais para que a gestão de pessoas seja eficaz. Em seguida, você verá alguns tipos de ferramentas que sustentam esse trabalho. Confira!

Processos de gestão de pessoas

Para começar, se faz necessário compreender os processos básicos da gestão de pessoas. São fluxos de trabalho que precisam ser bem estruturados para atrair profissionais talentosos e promover sua evolução, algo que trará ganhos tanto para eles quanto para a empresa. Confira!

Recrutamento e seleção

Trazer novos profissionais identificados com a missão, a visão e os valores de uma empresa depende de processos de recrutamento e seleção bem estruturados. A tarefa, obviamente complexa, ganha um grau adicional de dificuldade em um país como o Brasil, onde nem sempre é fácil encontrar mão de obra qualificada.

Em 2020, uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Robert Half mostrou que, apesar do índice de desemprego acima de 13% na população geral, o percentual era de menos de 6% entre os profissionais com mais de 25 anos e ensino superior completo. Isso representa uma dificuldade, principalmente, em relação às vagas abertas pela transformação digital. 

Para começar, sua marca deve ser forte o suficiente para atrair o interesse de profissionais acima da média. O processo de seleção deve seguir o modelo de um funil para filtrar aqueles que trazem os conhecimentos e as habilidades necessárias, mas que também tenham atitudes condizentes com a cultura organizacional. As táticas utilizadas para isso incluem entrevistas presenciais, testes psicológicos e dinâmicas de grupo.

Onboarding e integração

A contratação deve ser seguida por um processo de onboarding, onde o profissional é apresentado à empresa e passa por atividades de integração à equipe e às tarefas que vai exercer. Este é o momento para que ele conheça o código de conduta da empresa e a história da marca.

Além disso, é claro, se faz necessário conhecer os diversos setores da organização e as funções que eles desempenham. Tudo isso facilita a chegada do novo integrante à equipe de trabalho.

Desenvolvimento e motivação

Estabelecer metas agressivas e ficar sempre cobrando resultados não basta para que um profissional entregue seu melhor desempenho, por mais capacitado que ele seja. O componente motivacional faz toda a diferença e não se limita a ter um salário atrativo. O reconhecimento de um trabalho bem feito vai muito além do fator financeiro.

Oferecer outros tipos de recompensas é essencial para manter a equipe engajada na busca pelos objetivos organizacionais. Tais recompensas precisam ser uma mescla entre elementos financeiros e não-financeiros, sempre com algum estímulo que seja, de fato, relevante para o profissional. 

A maneira como esse processo de motivação se desenrola tem sido muito afetada pelo conceito de gamificação. Trata-se da adaptação de mecanismos de incentivo e recompensa utilizados em jogos para as atividades empresariais. 

A gamificação pode ser aplicada tanto como fator motivacional quanto para manter os colaboradores sempre bem treinados e capacitados a exercer bem suas funções. O Arbocast, podcast produzido pela equipe da Arbo, tem um episódio específico sobre gamificação no setor imobiliário.

A motivação e o desenvolvimento de um profissional estão diretamente atrelados à sua vontade de permanecer por um longo período na empresa. Então, o papel das ferramentas de gestão de pessoas também é evitar a evasão e os altos índices de rotatividade, que afetam os custos do negócio de várias maneiras.

Treinar uma pessoa para exercer sua função com o melhor desempenho leva tempo. Se ela fica por um período muito curto na empresa e é substituída por outra, haverá um custo de tempo e de outros recursos para treinar esse substituto. Além disso, há uma perda de desempenho na equipe como um todo, ao menos momentaneamente.

Monitoramento de resultados

A manutenção da equipe também está relacionada ao acompanhamento de resultados. Sem indicadores bem definidos e processos adequados para medi-los, não há como fazer uma gestão de pessoas eficaz. Os indicadores-chave de performance são os seguintes:

  • turnover (saída de trabalhadores);
  • absenteísmo;
  • índice de satisfação dos colaboradores;
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • nível de satisfação do cliente.

Ferramentas de gestão de pessoas

Para os processos citados no tópico anterior, é essencial contar com ferramentas de gestão de pessoas. Em tempos de transformação digital, tais elementos vem agregando diversas características de plataformas digitais e aplicam conceitos de Business Intelligence. 

A tecnologia é fundamental para lidar com a grande quantidade de informações que circulam pela empresa, tanto de funcionários, quanto de clientes. As plataformas disponibilizam novas abordagens de comunicação, a possibilidade de trabalho remoto, o acompanhamento de resultados e um trabalho estratégico que integra a gestão de pessoas a outras áreas da organização.

Vamos conhecer algumas das ferramentas que evoluíram com a ajuda de soluções tecnológicas.

Mapeamento de perfil comportamental

Para evitar desperdício de recursos na contratação de um profissional que não se encaixa com o perfil esperado, as empresas podem lançar mão de ferramentas específicas. Elas servem para identificar o que motiva os candidatos, quais são seus valores e de que maneira suas habilidades podem agregar valor ao trabalho da equipe.

Armazenamento de informações na nuvem

Antes conhecido por ser um setor com muita papelada para guardar e com processos demorados e burocráticos, o RH agora usa e abusa do armazenamento em nuvem. Os documentos digitais agilizam os procedimentos da área e economizam muito tempo, além de reduzir o custo com impressões.

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Controle digital de processos

As ferramentas de gestão de pessoas foram para plataformas online. A empresa e os colaboradores têm acesso facilitado a todo tipo de informação relacionada à contratação, férias, holerites e desligamentos. Isso torna a gestão muito mais ágil e acaba com as velhas filas na porta do RH.

Gestão de tarefas

Para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, é necessário ter metas e um direcionamento adequado para atingi-las. A gestão das diversas tarefas do dia a dia podem ser feitas por meio de plataformas como o Trello e outros tantos aplicativos que facilitam nossa rotina de trabalho.

Gestão de talentos

As plataformas de gestão de talentos permitem que a empresa tome melhores decisões sobre o desenvolvimento individual dos profissionais. A ideia é mapear as características de cada um, saber os pontos em que eles podem melhorar e, principalmente, que tipos de habilidades podem ser aprimoradas e se encaixam com a estratégia do negócio.

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